Diagrama de flujo
Sin título
Contenido del diagrama
Filhote de Golden Retriver, queixa de vômito e inapetência.
Na anamnese a tutora relata que o animal é bastante brincalhão e tem hábito de destruir e pegar objetos da casa
No exame físico, observa-se sialorréia e dor a apalpação abdominal. Apatia e desidratação. Não sendo observados ferimentos em cavidade oral nem presença de corpo estraho linear.
A suspeita principal é de corpo estranho, devido a descrição da tutora. Foram solicitados exames complementares: USG de abdomem total, Raio x, hemograma e bioquímicos (FA, ALT, Uréia e Creatinina)
A terapêutica de eleição para controlar o vômito foi Ondacetrona 0,5 mg/kg e fluidoterapia subcutânea ringer com lactato para correção da desidratação.
A tutora autorizou apenas os exames de sangue e a USG, onde foi constatada a presença de uma meia no estômago do animal. Os exames de sangue não tinham alteração, possibilitando o encaminhamento para cirurgia.
Foram apresentados dois planos cirúrgicos para a tutora: gastrotomia e gastroscopia.
Por motivos de logistica, optou-se pela gastrotomia e o animal fo direcionado para o centro cirurgico.
Com o animal devidamente anestesiado e posicionado em decúbito dorsal, panos de campo fenestrados devidamente localizados no ventre do animal
Fez-se uma incisão na linha média ventral abdominal desde o processo xifóide até o púbis. A incisão inicial foi feita com o bisturi e a abertura das paredes abdominais com tesoura.
Inspecionou-se todos os órgão da cavidade abdominal antes de incisionar o estômago.
Realizou-se as suturas de âncoragem para auxiliar a manipulação e evitar que o conteúdo gástrico derramasse na cavidade abdominal.
A incisão foi feita com auxilio de um bisturi elétrico na porção hipovascular do aspecto ventral estômago, entre as curvaturas maior e menor.
Ao acessar o conteúdo gástrico, foi localizada e retirada cuidadosamente a meia que o animal ingeriu.
Para realizar a sutura, foi usado fio absorvível de poligliconato. Primeiro a camada mucosa e submucosa com sutura invaginante (cushing) e posteriormente as camadas muscular e serosa com sutura invaginate (cushing).
Suturou-se a musculatura abdominal em padrão interrompido, o subcutâneo e pele em padrão contínuo. Foram utilizados fio de nílon não absorvível.
O animal ficou internado no pós cirúrgico para serem realizadas as medicações (antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos) intravenosas. Também para reduzir possíveis complicações da movimentação de um filhote hiperativo.
Foi instituída nas primeiras 24 horas dieta líquida, evoluindo posteriormente para pastosa e recebeu alta se alimentando de ração seca. A recuperação foi muito boa, a tutora relata que já voltou a destruir brinquedos e que tem estado mais atenta para que não aconteça novamente.
Información
- Descripción
- Diagrama sobre Sin título, creado por Larissa Rahim el 28/04/2021.
- Creado por
- Larissa Rahim
- Visitas
- 0
- Valoración