¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Diapositivas

Entre a Judicialização e o Ativismo

Bruno Vieira Inglés 5,0Valoración media 5,0 de 5 (2 valoraciones) 3 diapositivas

Diapositivas del conjunto (3)

  1. Entre Ativismo e Judicialização

    • + A JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL ENTRE A JUDICIALIZAÇÃO E O ATIVISMO
    • - Ativismo judicial está associado a um ato de vontade do órgão judicante;
    • - A judicialização de questões políticas ou sociais não depende desse ato volitivo do poder judiciário, mas, sim, decorre da expansão da sociedade (que se torna cada vez mais complexa) e da própria crise da democracia
  2. Judicialização

    • Definição
    • 1) a expansão da jurisdição dos tribunais ou dos juízes a expensas dos políticos e/ou dos gestores, isto é, a transferência de direitos de tomada de decisão da legislatura, do gabinete ou da administração pública para os tribunais
    • +Razões
    • - No âmbito político: Dirigismo constitucional e a inflação legislativa
    • - No âmbito social: Desprestígio dos agentes públicos tradicionais e consequente aumento da litigiosidade baseado na crença de que o Judiciário é a última trincheira na defesa dos direitos fundamentais.
    • - Juiz (melhor seria dizer: o judiciário – acrescentamos) passa a ser uma referência da ação política
    • - A judicialização passa a oferecer um novo vocabulário a antigos conflitos: imparcialidade, processo, transparência, contraditório, neutralidade, argumentação.
    • - O Direito vira referência para à ação política.
  3. Ativismo

    • Conceito
    • - O problema da “vontade do interprete” no momento da concreção do direito.
    • - "O ativismo começa quando, entre várias soluções possíveis, a escolha do juiz é dependente do desejo de acelerar a mudança social ou, pelo contrário, de a travar"
    • - Um juiz pratica ativismo quando decide a partir de argumentos de política, de moral, enfim, quando o direito é substituído pelas convicções pessoais de cada magistrado (ou de um conjunto de magistrados);

Información

Descripción
Diapositivas sobre Entre a Judicialização e o Ativismo, creado por Bruno Vieira el 07/06/2017.
Creado por
Bruno Vieira
Visitas
80
Valoración
Valoración media 5,0 de 5 (2 valoraciones)

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?