Por 33- Modernismo: 2ª Fase

Descripción

Vestibular Língua Portuguesa Diapositivas sobre Por 33- Modernismo: 2ª Fase, creado por maria livia mariani el 06/08/2017.
maria livia mariani
Diapositivas por maria livia mariani, actualizado hace más de 1 año
maria livia mariani
Creado por maria livia mariani hace más de 6 años
8
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Modernismo - Segunda fase (1930-1945)
    A década de 30 foi marcada por uma crise mundial de âmbito econômico, que se instaurou com o crack da bolsa de Nova Iorque em 1929. Além das questões sociais advindas de tal crise, o mundo assistia também ao surgimento das ideologias nazista e fascista, que culminariam com a Segunda Guerra Mundial em 1939. A preocupação não era mais a construção de uma identidade nacional, mas a reflexão sobre o ser humano cada vez mais desumanizado por uma sociedade desigual e mecanicista.  Arte de conscientização e mobilização social, o que gerou uma produção engajada. Contestação das estruturas sociais hierárquicas, segregadoras e excludentes do mundo capitalista.  A Segunda Fase do Modernismo foi denominada neorrealista, pois os autores, de forma análoga aos escritores do século XIX, voltaram os seus olhos para a realidade, descrevendo-a em seus aspectos geográficos e sociais. Os autores da Segunda Fase também se apropriaram da liberdade estética. Forte carga de denúncia política. Coube à força dos escritores nordestinos legitimarem uma literatura de caráter regionalista capaz de demonstrar e denunciar o processo desumano no qual vários brasileiros sobreviviam devido à seca, à injusta distribuição de renda e à exploração da sociedade capitalista. O soneto, tão satirizado na Primeira Fase, volta a ser escrito e cultuado, bem como temáticas mais subjetivas, emotivas, religiosas e espiritualistas voltaram a aparecer.  Romance social de 1930.

Diapositiva 2

    Modernismo -Segunda fase (1930-1945)
    *Erico Verissimo; *José Américo de Almeida: A Bagaceira. *Raquel de Queiroz: O Quinze. *Jorge Amado: O País de Carnaval, Cacau, Suor, Jubiabá, Mar Morto, Capitães da Areia. *José Lins do Rego: Menino de Engenho. *Graciliano Ramos: Caetés, São Bernardo, Angústia, Vidas Secas. *Cyro dos Anjos: O Amanuense Belmiro. *Cornélio Pena: Fronteira, Dois Romances de Nico Horta. *Lúcio Cardoso: Crônica da Casa Assassinada, Maleita, Salgueiro.
    *Murilo Mendes; *Henriqueta Lisboa: O Menino Poeta, Flor da Morte. *Cecília Meireles: Viagem, Vaga Música. *Jorge de Lima; *Carlos Drummond de Andrade: Alguma Poesia, Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, A Rosa do Povo, Antologia Poética, Os Ombros Suportam O Mundo, A Noite Dissolve Os Homens, Elegia 1938, Mundo Grande, Mãos Dadas. *Mario Quintana: A Rua dos Cataventos, Caderno H.

Diapositiva 3

Diapositiva 4

Diapositiva 6

Diapositiva 7

Diapositiva 9

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.