Glossário de Português

Description

Glossário de Português vocabulário de Português
Alessandra S.
Flashcards by Alessandra S., updated more than 1 year ago
Alessandra S.
Created by Alessandra S. about 10 years ago
13198
68

Resource summary

Question Answer
Átono sem tonicidade, pronunciado mais fracamente. Num vocábulo, excetuada a sílaba tônica - pronunciada mais fortemente -, as demais são átonas
Cacoetes Linguísticos palavras ou expressões em que o falante costuma se apoiar, geralmente no início ou no final das frases. Exemplo: não é?
Conotativo significado que pode ter uma palavra, dependendo de quem a usa, a quem se dirige ou em que circunstância é dita. Depende da interpretação.
Desinência morfema que indica flexões gramaticais (gênero, número, tempo, modo, pessoa).
Dissertação trabalho escrito apresentado à instituição de ensino superior e defendido publicamente, por candidato ao grau de mestre.
Editorial texto de um jornal ou revista, geralmente não assinado, que expressa a opinião da equipe editorial sobre um tema.
Ensaio texto criativo sobre qualquer tema, em que o autor apresenta uma visão pessoal e adota uma linha crítica.
Formas Nominais do Verbo formas que participam das características do substantivo, adjetivo ou advérbio. São o infinitivo, o particípio e o gerúndio.
Função Sintática papel sintático que um termo desempenha numa oração. No exemplo: caminhei lentamente, o termo "lentamente" desempenha a função sintática de adjunto adverbial de modo.
Gerundismo emprego do gerúndio em desacordo com a norma gramatical. Exemplos: Estaremos transferindo sua ligação. / Tenho dois ingressos, sendo que um é masculino. As formas corretas são: Vamos transferir (ou Transferiremos) sua ligação. / Tenho dois ingressos, dos quais um é masculino.
Hipérbole figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero da expressão. Exemplo: Li uma montanha de livros este ano.
Homófonas palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplo: censo (conjunto de dados estatísticos) e senso (juízo).
Homógrafas palavras que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes. Exemplo: banco (instituição financeira) e banco (assento).
Imperativo modo verbal que traduz ordem, mando, pedido. Exemplo: Controle-se!
Indicativo modo verbal que indica que a ação é exercida de forma real, definida. Exemplo: Sonhei com você ontem.
Infinitivo forma nominal do verbo que nomeia uma ação ou estado, tal como aparece no dicionário. Exemplos: voar, correr, sentir.
Interjeição palavra, som vocal ou grito que expressa, de modo enérgico e vivo, alguma emoção ou reação emotiva. Exemplos: Ai!, Epa!, Xi!
Locução Adjetiva duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo.
Locução Adverbial duas ou mais palavras que equivalem a um advérbio.
Locução Conjuntiva duas ou mais palavras que equivalem a uma conjunção.
Locução Pronominal duas ou mais palavras que equivalem a um pronome. Exemplos: cada qual, todo aquele que.
Locução Verbal expressão composta de duas ou mais formas verbais, equivalente a um verbo. Exemplo: Estou comendo muito.
Particípio forma que expressa ideia de conclusão do processo verbal. Exemplos: A mesa está posta. / Os prazos foram cumpridos. É considerada forma nominal porque "participa" da natureza do nome, no caso, do adjetivo, mas também da significação do verbo.
Prosódia parte da Fonética que estuda a pronúncia das palavras e das frases. No português, ocupa-se da intensidade (acento tônico) e da entoação.
Subjuntivo modo verbal que indica algo incerto, desejável ou provável. Exemplo: Tomara que você consiga passar na prova!
Tônico com tonicidade, pronunciado com mais força. A sílaba tônica é aquela sobre a qual recai o acento tônico. Exemplos: pa - ne - la, fú - til.
Verbo Auxiliar aquele que, esvaziado de sentido próprio, junta-se a outro verbo (o principal) para formar locuções verbais.
Verbo de Ligação sua principal função é ligar um predicativo ao sujeito. Exemplo: Joana parece doente.
Verbo Nocional ou Significativo é aquele que traz informações por si mesmo. Opõe-se aos verbos de ligação. Exemplo: Jorge saiu.
Show full summary Hide full summary

Similar

Substantivo Comuns
laicarvalhoninfa
Conteúdo de Português - 6° ano
biallima6
Tipos textuais
brunolorenzatto
Substantivos
Peter Ensi
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Feudalismo
Malu Miralha