(3).10-205.Da Prescrição e da Decadência

Descripción

(10-Da Prescrição e Decadência) 03-Direito Civil Fichas sobre (3).10-205.Da Prescrição e da Decadência, creado por Marcos Bernardo el 04/10/2017.
Marcos Bernardo
Fichas por Marcos Bernardo, actualizado hace más de 1 año
Marcos Bernardo
Creado por Marcos Bernardo hace más de 6 años
4
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
TÍTULO IV Da Prescrição e da Decadência A renúncia da prescrição só valerá, _____, depois que _____________ . Sem prejuízo de terceiro / a prescrição se consumar.
Em que situação os prazos de prescrição podem ser alterados pelas partes? Em nenhuma hipótese.
A prescrição iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu ______ Sucessor
Cite as 3 relações interpessoais nas quais não ocorre a Prescrição. 1) Entre cônjuges, na constância da sociedade conjugal; 2) entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; 3) entre tutelados/curat. e tutores/curad., durante tutela/curatela.
Cite as 3 condições pessoais nas quais não ocorre a Prescrição. a) Absolutamente Incapazes; b) ausentes do país em serviço público da U,E,M. c) servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra.
Cite as quatro situações fáticas em que não ocorre a prescrição. 1-Pendendo condição suspensiva; 2-não estando vencido o prazo; 3-pendendo ação de evicção. 4-pendendo sentença definitiva em ação criminal de cuja apuração do fato dependa a ação cível.
Qual a consequência da SUSPENSÃO da prescrição quanto a um dos credores solidários? Só aproveita aos demais se a obrigação for INDIVISÍVEL.
Quantas vezes pode ocorrer a INTERRUPÇÃO da Prescrição? Somente uma vez.
Cite as 6 hipóteses de Interrupção da Prescrição. I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condições do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.
A INTERRUPÇÃO da Prescrição por um credor aproveita aos outros? Não, SALVO se forem solidários.
A interrupção produzida contra o principal devedor _____ o fiador. Prejudica
Qual o prazo prescricional quando a lei não prevê prazo menor? 10 anos
Cite as 5 hipóteses em que a prescrição ocorre em 1 ano. 1-Hospedagem; 2-Contratos de seguro; 3-Auxiliares Justiça; 4-Pretensão contra peritos avaliação bens S/A; 5-Credores não pagos pelos sócios e liquidantes de sociedade encerrada.
Cite a ÚNICA hipótese em que a prescrição ocorre em 2 anos e a ÚNICA em 4 anos 2 ANOS: Prestações alimentares; 4 ANOS: Pretensão relativa à tutela, contada da data da aprovação das contas.
Cite as 9 hipóteses em que a prescrição ocorre em 3 anos. 1) aluguéis urbanos ou rústicos; 2) prestações rendas temporárias ou vitalícias; 3) Juros devidos períodos inferiores um ano; 4) Enriquecimento sem causa; 5) Reparação Civil; 6) Restituição lucros recebidos má-fé; 7) contra pessoas violaram lei ou estatuto; 8) Pagto título de crédito, salvo lei especial; 9) Seguro responsab.civil OBRIGATÓRIO.
Cite as 3 hipóteses em que a prescrição ocorre em 5 anos. a) Dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular; b) Honorários profissionais liberais, curadores e professores; c) Vencedor cobrar vencido despesas judiciais.
Salvo disposição legal em contrário, ____ à decadência as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrição. NÃO se aplicam
É possível às partes convencionarem sobre decadência? SIM, podendo ser alegada em QUALQUER GRAU de jurisdição. Todavia, as partes NÃO podem renunciar á decadência fixada em lei.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

6 Técnicas de Enseñanza que No Conocías
maya velasquez
CÁLCULO MENTAL
JL Cadenas
Readings para Preparar el First Certificate (I)
maya velasquez
First Certificate - Use of English Parte 3
Diego Santos
Temario de la Selectividad para Extranjeros (UNED)
maya velasquez
Autores y obras de las generación del 98
maya velasquez
Plantilla del Plan de Estudio de 5 Minutos
Diego Santos
ELEMENTOS DE LA EPISTEMOLOGÍA DE ENFERMERÍA
naye19052012
Choose the most suitable future form in each sentence
Margarita Beatriz Vicente Aparicio
Computación en la nube
Roberto Emmanuel Moreno Miranda
Sistema hombre, maquina, entorno
yolanda medina