Biologia - Imunologia

Descripción

Enem Biologia Fichas sobre Biologia - Imunologia, creado por Leonardo Frohnhofer el 18/11/2017.
Leonardo Frohnhofer
Fichas por Leonardo Frohnhofer, actualizado hace más de 1 año
Leonardo Frohnhofer
Creado por Leonardo Frohnhofer hace más de 6 años
8
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Qual é o sistema de defesa do nosso corpo? Sistema Imunitário ou Imunológico
Como são chamados os glóbulos brancos do sangue? Leucócitos
Qual o tipo de leucócito que produz anticorpos no nosso corpo? Os linfócitos
O que os linfócitos produzem? Anticorpos
O que são os anticorpos? São proteínas de defesa produzidas pelos leucócitos
Qual a função das proteínas de defesa produzidas pelos linfócitos? Neutralizar os antígenos
Qual a função dos anticorpos? Neutralizar os antígenos
O que são antígenos? São partículas de substâncias ou micro-organismos estranhos ao organismo que levam o sistema imunitário a reagir tentando neutralizá-las
Que tipo de partículas podem ser consideradas antígenos? Geralmente proteínas presentes na estrutura de certas bactérias, vírus, venenos, etc.
Como são produzidos os anticorpos? Os linfócitos após identificarem a presença do antígeno iniciam a produção de proteínas específicas (anticorpos) capazes de neutralizar os antígenos
O que acontece após os primeiros linfócitos produzirem as primeiras proteínas específicas? Multiplicam-se e os novos linfócitos já são capazes de produzir o anticorpo específico
Se, após a neutralização do antígeno A, o indivíduo for exposto a um antígeno B, desconhecido, os anticorpos produzidos para combater aquele também serão capazes de combater esse? Por quê? Não, pois os anticorpos são produzidos para combater especificamente um único tipo de antígeno, assim sendo impossível o anticorpo que combate A também combater B.
O que é a resposta imunológica primária? Como ela se dá? É a reação do sistema imunológico exposto a um novo tipo de antígeno. Se dá de forma lenta pois os linfócitos necessitam identificar o tipo de antígeno e produzir novos anticorpos específicos para ele.
O que é a resposta imunológica secundária? Como ela se dá? É quando o organismo é exposto a um tipo de antígeno já conhecido. É uma resposta rápida pois os linfócitos já sabem qual o anticorpo necessário para combater aquele antígeno.
O que acontece após a imunização primária? Ficam no corpo células de memória, que são linfócitos que produzem os anticorpos específicos para o antígeno que já foi neutralizado.
Por que no caso de algumas doenças como gripes e resfriados o organismo não cria memória imunológica e ficamos doentes sucessivas vezes? Porque os vírus que causam essas doenças sofrem inúmeras mutações, então a cada vírus mutante que adquirimos é como se o corpo estivesse enfrentando um novo tipo de antígeno.
O que é imunização ativa? É quando o organismo do indivíduo produz os próprios anticorpos
O que é imunização passiva? É quando o indivíduo recebe os anticorpos prontos ao invés de produzi-los
Quais são as características da imunização ativa? 1. O indivíduo produz os próprios anticorpos; 2. É lenta, pois o organismo leva um tempo até produzir a quantidade de anticorpos necessária para neutralizar o antígeno; 3. O organismo desenvolve memória imunológica
Quais são as características da imunização passiva? 1. O indivíduo recebe os anticorpos prontos ao invés de produzi-los; 2. É rápida pois os anticorpos adquiridos agem imediatamente sobre o antígeno; 3. Não há criação de memória imunológica pois não foram os linfócitos do indivíduo que produziram os anticorpos.
Em alguns casos é necessário que o antígeno seja combatido de forma imediata. Em que casos, como e por que é necessária tal ação? Nos casos de envenenamento por exemplo é necessário uma neutralização rápida do antígeno, pois alguns deles podem levar o indivíduo a morte em um curto período de tempo. Essa neutralização geralmente é feita pela aplicação de soros que combatem o antígeno de forma específica.
Como se dá a imunização ativa natural? É quando o indivíduo é exposto a algum antígeno de forma natural (pega uma doença) e produz os antianticorpos para neutralizá-lo.
Como se dá a imunização ativa artificial? Com que outro termo ela também é chamada? Antígenos mortos, enfraquecidos ou apenas partes deles - sendo assim inofensivos - são injetados no indivíduo a fim de estimular seu sistema a produzir anticorpos específicos e criar células de memória. É a vacinação.
Como se dá a imunização passiva natural? A mãe passa para o indivíduo anticorpos através da barreira placentária e também através da amamentação.
Como se dá a imunização passiva artificial? São injetados no indivíduo anticorpos prontos específicos para combater o antígeno.
O que se busca com as vacinas? São injetados no indivíduo antígenos mortos, enfraquecidos ou partes deles para estimular uma imunização primária e criação de memória imunológica, para, no caso de o indivíduo vir a ser infectado de forma real, a resposta imunológica secundária neutralizar o antígeno rapidamente.
Como são produzidos os soros? Uma porção não-letal do antígeno (veneno) é injetado em um cavalo, o sistema imunitário do mesmo produz anticorpos contra esse antígeno, uma porção do sangue do animal é recolhida e dela é retirado e envasado o soro contendo os anticorpos específicos para aquele antígeno (veneno).
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos