Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica

Descripción

Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica
Felipe  Reinaldo
Fichas por Felipe Reinaldo, actualizado hace más de 1 año
Felipe  Reinaldo
Creado por Felipe Reinaldo hace alrededor de 5 años
28
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é Derivação parasintérica? Dentro do estudo de formação das palavras. Onde existem os institutos da: Derivação: PREFIXAL, SUFIXAL, PREFIXAL E SUFIXAL, PARASSINTÉTICA, REGRESSIVA, IMPRÓPRIA. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: ocorre com a adição simultânea de prefixo + sufixo. Atenção! Não podemos retirar só o sufixo ou só o prefixo. Ou empregamos ambos ou retiramos ambos. Exemplos: abençoar (a + bênção + ar) , emagrecer( e + magro+ ecer), desalmado (des + alma + ado) - Percebam que não existe "abenço", nem "bençoar", a mesma situação é verificada nos outros exemplos.
Em Relação a Derivação Regressiva: DERIVAÇÃO REGRESSIVA: ocorre quando palavra é formada por redução, e não por acréscimo. Exemplos: comprar -> compra, beijar -> beijo, pescar -> pesca, fugir -> fuga, dançar-> dança Fique de olho! Em regra, quando o substantivo expressar ação (compra, pesca, beijo, fuga, dança), ele será palavra derivada e o verbo será a palavra primitiva, como mostram os exemplos acima. Fique de olho! Quando o substantivo for concreto e representar objeto/coisa/substância, o verbo que derivará dele, vejamos: âncora -> ancorar (ancorar deriva de "âncora" por sufixação) arquivo -> arquivar (arquivar deriva de "arquivo" por sufixação) telefone -> telefonar (telefonar deriva de "telefone" por sufixação)
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: a palavra em si não sofre alteração, o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido, ou seja, para constatarmos este tipo de derivação precisamos analisar a palavra em cada contexto, vejamos: Ele não foi ao parque porque estava cansado. (conjunção) Ele não foi ao parque, mas não sei o porquê. (substantivo) Tenho treze sapatos de festa. (numeral) O treze é um número de sorte.(substantivo) Tenho medo de fantasma. (substantivo) Descobriram um funcionário fantasma naquele órgão. (adjetivo) Atenção! As bancas geralmente trabalham o tema derivação imprópria por meio de exemplos de substantivação (transformação de uma palavra de outra classe gramatical em substantivo).
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Guerra Fría
Eliu Elizondo
Ecuaciones de Segundo Grado
Diego Santos
Las Matemáticas
María Salinas
Ejemplos de Preguntas de Pensamiento Analítico
Raúl Fox
English: Phrasal Verbs
maya velasquez
Ramas y etapas de la Filosofía
maya velasquez
Mapa conceptual de la materia._1
gaby271975
Cristobal Colón - El Nuevo Mundo
Diego Santos
Mapa Conceptual
Laura Perez6723
MAPA CONCEPTUAL TEORIAS DE LA ADMINISTRACION Y PENSAMIENTO
natalia garcia tovar
Historia Psicología Precientífica
María Angélica Mesa Ramirez