Psicogênese da Escrita

Descripción

Mencionar os níveis de escrita, como também descrevê-las didaticamente.
Larissa Nicasio
Fichas por Larissa Nicasio, actualizado hace más de 1 año
Larissa Nicasio
Creado por Larissa Nicasio hace más de 3 años
40
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Nessa hipótese o alfabetizando esta em nível Pré- Silábico sem diferenciações interfigurais. A criança ainda não sabe que existe um sistema, um significado para cada símbolo ( letra ). O alfabetizando escreve o que é de sua intenção o que ela determina.
Ainda em nível Pré- Silábico o alfabetizando já identifica a simbologia que constituem as letras, mas apresenta uma escrita com letras convencionais sem diferenciações interfigirais. A criança usa as mesmas letras para representar diversas palavras. O alfabetizando apresenta uma consciência fonológica inicial, na maioria das vezes representa a escrita das palavras com as letras do seu próprio nome.
O alfabetizando ainda se encontra em nível Pré- Silábico, mas já apresenta uma escrita com diferenciações interfigurais,. Nela se pode perceber que a criança começa a variar as letras, mais não apresenta uma relação direta com a cadeia sonora da palavra, o alfabetizando esta em níveis fonológicos inicias não percebendo as silabas , mas sabe que tem que variar as letras.
Nessa hipótese o alfabetizando se encontra em nível Silábico sem valor sonoro. A criança começa a perceber a correspondência entre as letras sobre aquilo que ela esta falando, atribuindo uma letra para cada silaba mesmo não fazendo uso das letras correspondentes para cada palavra. O alfabetizando começa a apresentar uma consciência fonológica.
O alfabetizando ainda se encontra em nível Silábico, mas apresenta um valor sonoro. A criança representa a silaba por uma vogal ou consoante que expressa seu som correspondente. Nesse momento a criança além de saber que a quantidade de letras se relaciona com a quantidade de sílabas das palavras já sabe que têm de variar as letras ao escrever tanto uma palavra como um conjunto de palavras, e usam letras adequadas aos sons.
O alfabetizando se encontra em nível Silábico - Alfabético, já consegue compreender que a escrita é a representação da fala e estabelece uma relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons das silabas. A criança começa a agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora. Há momentos em que ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, e outros em que ele representa as unidades sonoras menores, os fonemas.
O alfabetizando se apresenta em nível Alfabético, compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto e descobriu que cada letra representa um som, da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas, apresentando uma ascendência da consciência fonológica. A criança inicialmente escreve com fortes marcas da oralidade.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

NÍVEIS DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA - EMÍLIA FERREIRO
SARAH *
Níveis da Psicogênese da escrita - Pedagogia
Silvana Sete
Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita.
Aline Henrique
Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita.
val lima
Prepara la Selectividad
Diego Santos
ESTILOS DE ARQUITECTURA
andres silva a
31012: LENGUAJE Y COMUNICACIÓN.
Lidia Irene Barzana R
CUADRO SINOPTICO DEL DESARROLLO SUSTENTABLE
Correa Comajoi
Sistema Nervioso
Carlos Enrique Armas Montoro
VOCABOLARIO ITALIANO L'HOTEL
claudiagarza
GAUDÍ...
JL Cadenas