Medicina Legal - Morte, armas e lesões

Descripción

Concursos Públicos Medicina legal Fichas sobre Medicina Legal - Morte, armas e lesões, creado por Yohanna Carneiro el 24/05/2021.
Yohanna Carneiro
Fichas por Yohanna Carneiro, actualizado hace más de 1 año
Yohanna Carneiro
Creado por Yohanna Carneiro hace casi 3 años
132
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Qual é a morte decorrente de causas patológicas ou por grave malformação, incompatível com a vida extrauterina prolongada? Essa é a definição de morte natural.
Morte decorrente resultante da ação exógena e lesiva, ainda que tardiamente, sobre o corpo humana Morte Violente
Um homem de quarenta e cinco anos de idade morreu após se engasgar com um pedaço do sanduíche que comia em uma lanchonete. Ele estava na companhia do seu cunhado, que não conseguiu ajudá-lo a retomar o fôlego. Os empregados da lanchonete acionaram o socorro médico, mas não houve êxito na tentativa de evitar a morte do homem. O evento morte descrito será classificado, quanto à causa jurídica, como morte natural. (C ou E) A assertiva não trata de uma situação de morte natural, mas sim de morte violenta, na modalidade morte acidental.
Morte que ocorre de forma inesperada, que se produz ines-peradamente, precedida ou não de agonia, de modo que não é possível explicá-la ao tempo de evolução da causa da morte. Morte súbita
Morte considera lenta, sofrida, em tempo relativamente longo. Isso implica na formação mais lenta dos livores hipostáticos Morte Agônica
Quais os métodos de diferenciação da morte Agônica e a Morte súbita? Docimásia Hepática Química (Lacassagne e Martin) e Docimásia Suprarrenal (Leoucini e Cevidali)
O que faz a docimásia hepática química (lacassagne e Martin)? Analisa o nível de glicogênio e glicose no fígado. Caso esteja baixo, indica positivo para morte agônica; se regular a reserva de glicogênio, a morte foi rápida.
O que faz a docimásia suprarrenal (Leoucini e Cavidali) Avalia o nível de adrenalina nas glândulas suprarrenais. Terá havido morte agônica se os níveis estiverem baixos (depleção); se regulares (repleção), a morte terá sido rápida.
Na docimásia hepática química (Lacassagne e Martin), como perceber uma morte agônica? Se o nível de glicogênio e glicose no fígado estiver baixo, é indicativo de morte agônica.
Na docimásia hepática química (Lacassagne e Martin), como perceber uma morte rápida? Se o nível de glicogênio e glicose no fígado estiver regular, é indicativo de morte rápida.
Na docimásia suprarrenal (Leoucini e Cevidali), como perceber uma morte agônica? Se o nível de adrenalina nas glândulas suprarrenais estiver baixo (depleção), é indicativo de morte agônica.
Na docimásia suprarrenal (Leoucini e Cevidali), como perceber uma morte agônica? Se o nível de adrenalina nas glândulas suprarrenais estiver regular (repleção), a morte terá sido rápida.
Qual o conceito de sobrevivência para fins de medicina legal? sobrevivência é “o período de tempo que vai desde o evento danoso até a morte”, “os últimos momentos da vida; o estado que precede a morte” (p. 1678), período esse em que, caso advenha a morte, permitirá verificar se ocorreu morte agônica ou morte rápida
Pelo que se compreende-se como morte suspeita? Por morte suspeita, compreende-se a que ocorre em pessoas de aparente boa saúde e, inesperadamente, sem causa evidente, ou com sinais de violência definidos (por exemplo, simulação de suicídio) ou indefinidos, incute-se desconfiança sobre sua origem. Assim, é a morte em que sempre houver a possibilidade de não ter sido natural a sua causa (Hygino Her-cules citado por Ferreira, 2020).
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Medicina Legal, aula 07
Fabio Lima
Morte celular
Dado .
Medicina Legal
Agnus Delta
1iob-MEDICINA LEGAL INTRODUÇÃO
marbiocarvalho
a utima fase para min.
Thiago Santos
BIOLÓGO
jusantosoliveira
Provisório e Transcedente
l_jaciane
O Seminarista
Cleide Tonello
Traumatologia
Sayuri Nitta
SAÚDE DA MULHER
camiladiasm