União, Estados, DF e Municípios

Descripción

(05. Da Organização do Estado) Constitucional - OAB 2ª fase Fichas sobre União, Estados, DF e Municípios, creado por Amicus Curiae el 08/08/2016.
Amicus Curiae
Fichas por Amicus Curiae, actualizado hace más de 1 año
Amicus Curiae
Creado por Amicus Curiae hace casi 8 años
4
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Onde nasceu a primeira forma de estado federativa do Mundo? No EUA, no sec. XVIII.
O Brasil adotou a forma de estado federado em qual constituição? Na CF de 1891.
Os entes políticos, União, Estados, DF e Municípios são soberanos? NÃO. A república Federativa do Brasil é soberana.
O Brasil adotou qual tipo de federalismo? Adotou um federalismo tricotômico, com três manifestações de poder (local, regional, nacional), em vez de duas, como no federalismo clássico, dual (nacional e regional) norte-americano;
No Brasil, há uma centralização política? NÃO. Há uma descentralização política, significando que a divisão do Poder Público no espaço territorial, será realizada através de repartição constitucional de competências.
Na competência privativa da União, algumas matérias poderão ser delegadas por meio de qual lei? E tal matéria diz respeito a ponto específico ou geral? Lei complementar Federal. Diz respeito a ponto específico. Ex. A união poderá autorizar os Estados a legislar sobre incentivos do trabalho à Mulher, ponto específico do direito do Trabalho.
A lei pode autorizar a apenas um Estado legislar sobre matéria específica? NÃO. Tem que ser autorizado a todos.
Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa parcial, para atender a suas peculiaridades? FALSO. A competência legislativa será plena.
A superveniência de lei federal sobre normas gerais revoga a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário? FALSO. A superveniência de lei federal sobre normas gerais SUSPENDE e não revoga a eficácia da lei estadual.
É possível o exercício do direito de secessão (de retirada) dos Estados Membros? NÃO, pois de acordo com o art. 1º da CRFB/88, o vínculo que une os entes da federação é indissolúvel.
Qual é o órgão do Poder legislativo brasileiro que defende a federação (Estados e DF)? É o Senado Federal, Art. 46, CF.
Qual o órgão judicial para resolver eventuais litígios entre os entes da federação? O STF, na forma do art. 102, I, “f”, CF. Ex. Conflito entre MPU e MPE; entre Estados; Estados e União.
O STF entendeu que o Princípio da Imunidade Tributária Recíproca é o quê? É Cláusula Pétrea, Art. 150, VI, a, CF.
O DF pode ser dividido em Municípios? NÃO.
A lei orgânica do DF foi equiparada ao quê pelo STF? A uma constituição estadual.
Qual o órgão legislativo do DF? A Câmara Legislativa 'Distrital, que ora emite leis distritais de caráter estadual, ora municipal.
Os territórios possuem autonomia? NÃO. Eles são descentralizações político-administrativas da União.
O Município de Território possui autonomia? SIM. Embora os territórios não possuam, os municípios possuem. Art. 33, §1º, CF.
Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante o quê? (São dois) 1. Aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito; 2. E aprovação do Congresso Nacional, por lei complementar.
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão atendido quais requisitos? (são três) 1. Por meio de divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei; 2. Dependendo de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos; 3. Por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal.
Como ainda não foi criado a Lei Complementar do Art. 18, §4º, CF, todos os municípios criados a partir de 1.1.2007 estão em situação irregular? SIM, tendo em vista que o art., 96 do ADCT regularizou apenas as criações anteriores a essa data.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Enseñar con Fichas de Memoria
Diego Santos
Tabla periodica de elementos
maria_sfc_19
Ecuaciones diferenciales lineales de segundo orden
Juan Beltran
Esquema del reformismo ilustrado en España
maya velasquez
Clasificación de estrategias didácticas
Karolaim Gutiérr
Repaso Romano
Lina Arevalo
Independencia de México
Alejanda Aias
MAPA SINOPTICO
pozeliza
Prehistoria
Ismael Hernández
Lexicología Jurídica
Alfonso Tester