REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930)

Descripción

Fichas sobre REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930), creado por Fabio Tadeu Guastaferro el 08/03/2017.
Fabio Tadeu Guastaferro
Fichas por Fabio Tadeu Guastaferro, actualizado hace más de 1 año
Fabio Tadeu Guastaferro
Creado por Fabio Tadeu Guastaferro hace alrededor de 7 años
14
3

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
1 OS PRIMEIROS ANOS DA REPUBLICA Foram marcados por grande instabilidade política, financeira e também ouve tentativas de golpe de Estado. O primeiro presidente da republica brasileira foi Deodoro da Fonseca (1889-1891)
2 ENCILHAMENTO (1890) Durante o mandato de D.Fonseca, Rui Barbosa propôs uma ideia para acabar com os problemas financeiros, o PAPEL-MOEDA, mas nem tudo foi como planejado, o país foi a falência... Essa tentativa fracassada ficou conhecida como Encilhamento
3 ESTADO DE SITIO DEFINIÇÃO Suspensão temporária dos direitos e das garantias individuais com a transferência de amplos poderes ao presidente, como ordenar prisões, fechar o congresso, instituir decretos - leis, entre outros
4 ESTADO DE SITIO REVOLTAS E RENUNCIA O Presidente D. Fonseca declarou Estado de Sitio na Capital RJ e Niterói causando insatisfação dos militares -Marinha e Exercito - que se rebelaram contra o Governo, causando sua renuncia.
5 REVOLTA DA ARMADA ( RJ - 1893 - 1894 ) E REVOLUÇÃO FEDERALISTA (Rio Grande do Sul - 1893 a 1895) Estas duas revoltas ocorreram porque o Vice Floriano Peixoto ao assumir a presidência ordenou a prisão e deportação dos militares rebeldes ao Estado de Sitio. Ambas as revoltas reprimidas com violência.
6 CONSTITUIÇÃO DE 1891 PRIMEIRA DA REPUBLICA E SEGUNDA DO BRASIL Alguns artigos relevantes: - Mandato de 4 anos - Voto universal masculino aberto a partir de 21 anos, alfabetizados. Ao contrario da constituição do Império, esta era "favorável ao povo"
7 FEDERALISMO Forma de governo relacionada a Federação. Sistema politico que consiste na união dos Estados sob um Governo central. Federal = Brasil - Estadual = RJ, MG, SP - Local ou municipal = cidades (BH)
8 REPUBLICA DO CAFÉ O Federalismo atendia aos interesses do cafeicultores paulistas e grandes fazendeiros de outros Estados. Este sistema permitia aos Estados dispor de recursos públicos sem intervenção do Governo Federal
9 A POLITICA DO CAFÉ COM LEITE SP como Estado mais rico do pais e MG com maior numero de deputados federais revezavam-se no poder federal. Essa "politica" durou até 1930
10 A POLITICA DOS GOVERNADORES Especie de "cala-boca" que retirava a força da oposição com benefícios de cargos políticos, pastas ministeriais e dinheiro para obras públicas.
11 CORONELISMO / CORONEIS Pessoas influentes geralmente proprietários de grandes latifúndios que faziam uso de seu poder local para beneficiar empregados e vizinhos com proteção e indicação para cargos. Em troca exigia votos e apoio a candidatos específicos.
12 VOTO DE CABRESTO Relações de dependência e troca de favores entre o coronel e os eleitores que garantiam a manutenção da elite no poder.
13 MANIPULAÇÃO DAS ELEIÇÕES Quanto mais votos obtidos, maior o prestigio do coronel. Quando o coronel tinha um "curral eleitoral" pequeno, este fazia uso de artifícios: como eleitor votar "duas ou mais vezes, mortos votavam, menores de 21 anos e analfabetos", indo contra a constituição.
14 COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE PODERES Quando a oposição conseguia eleger algum candidato a Comissão fazia uma apuração dos votos daquele candidato, muitas vezes invalidando sua eleição. Isso era chamado "degola"
15 A POPULAÇÃO RURAL Maior parte dos brasileiros (64%) Foi muito pouco beneficiada pelo Governo Perambulava pelo meio rural atras de trabalho. Parte significativa ingressou no cangaço e em movimentos messiânicos.
16 O CANGAÇO Grupo armado que vagava pelo sertão. Ao contrario do que costumavam espalhar, os cangaceiros não estavam interessados em combater a desigualdade nordestina, eles atuavam e nome de motivos e interesses próprios.
17 O CANGACEIRO Cidadão que virou bandido como forma de vingança, desonra ou injustiça cometida por fazendeiros ou policiais. Eles vagavam pelo sertão em busca pilhagem, muitas vezes oferecendo seus "serviços" a coronéis.
18 PADRE CICERO. Atraia multidões com supostos poderes milagrosos mas foi desprezado pela Igreja. Devido a sua fama transformou o povoado de Juazeiro do Norte em um conhecido município. Ganhou prestigio pelas suas boas relações com a elite, o coronelismo e o cangaço
19 O MESSIANISMO Movimentos comandados por monges, beatos e profetas atraindo a população mais precária com promessas de salvação através da vinda de um messias que combateria a fome e a opressão iniciando uma era de prosperidade para aquelas pobres pessoas.
20 CANUDOS ANTONIO CONCELHEIRO Antonio Concelheiro considerado homem santo criou uma especie de sociedade alternativa ao Governo, desagradando a elite e o coronelismo local.
21 CANUDOS BELO MONTE Fundada por Conselheiro a cidade chegou a ter 25 mil habitantes, que sobrevivia em uma especie de comunidade coletiva, onde a produção era de todos. Era também chamada de Canudos, por causa da vegetação.
22 CANUDOS A GUERRA Canudos obteve importantes vitorias sobre as expedições militares. Após suscetivas derrotas o exercito esmagou Canudos com um regimento de 10 mil homens dizimando sua população.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Preguntas previas a introducir la tecnología en el aula
Diego Santos
Brainstorming con Mapas Mentales
Diego Santos
Les Participes Passés.
ANTONIO JIMENEZ
Poniendo en Práctica el Aprendizaje Basado en Problemas
Diego Santos
ANIMALES INVERTEBRADOS
Patssy Juliana Cabrera Rachen
GEOGRAFÍA MUNDIAL I...
Ulises Yo
Circulación de cabeza y cuello
Antonio Vera
Metodos de separacion de mezclas
elkin parada
u3. actividad 2, caracteristicas de el neoliberalismoy globalizacion.
Hermilo gonzalez hernandez
Enfoques de Investigación
Karen Dubón