Fichas
Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil
Fichas del conjunto (20)
- 1EDUCAÇÃO INFANTILPrimeira etapa da Educação Básica
- 2PAPEL DO ESTADOGarantir uma educação pública, gratuita e de qualidade.
- 3EDUCAÇÃO INFANTIL: DIREITO DE QUEM?De todas as crianças, desde seu nascimento sem requisito de seleção
- 4CRIANÇASujeito histórico que tem direitos diante a sociedade a qual pertence.
- 5MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO INFANTILObrigatória a partir dos quatro anos de idade, completados até o dia 31 de março.
- 6VAGASVagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas as residências das crianças.
- 7JORNADA DIÁRIAEducação Infantil em tempo parcial, jornada de 4 horas diárias, em tempo integral jornada superior ou igual a 7 horas diárias.
- 8PRINCÍPIOS ÉTICOSRefere-se à autonomia, à responsabilidade, à solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
- 9PRINCÍPIOS POLÍTICOS?Referentes aos direitos à cidadania, ao exercício da criticidade e ao respeito à ordem democrática.
- 10PRINCÍPIOS ESTÉTICOSRefere-se à sensibilidade, à criatividade, à ludicidade e à liberdade de expressão artística e cultural.
- 11CONCEPÇÃO DE PROPOSTA PEDAGÓGICAGarantir que as instituições de Educação Infantil cumpram suas funções sociopolítica e pedagógica.
- 12OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICAGarantir a criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
- 13OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICAGarantir o direito a proteção,a saúde, a liberdade, a confiança, ao respeito, a dignidade, a brincadeira, a convivência e a interação com outras crianças.
- 14PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS A PROPOSTA PEDAGÓGICA PRECISA?Prever condições de trabalho coletivo e uma organização de materiais, espaços e tempos.
- 15A PROPOSTA PEDAGÓGICA DENTRO DO CONTEXTO DIVERSIDADE PREVÊ QUE:Precisa-se combater o racismo e à discriminação.
- 16PROPOSTA PEDAGÓGICA E CRIANÇAS INDÍGENASOs povos indígenas precisam ter autonomia na escolha do modo da educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade.
- 17A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM RELAÇÃO AOS POVOS INDÍGENAS QUE OPTAM PELA EDUCAÇÃO INFANTIL GARANTE QUE:É necessária uma relação com seus conhecimentos, sua cultura, reafirmando a identidade étnica e a língua materna, adequando o calendário de acordo com a demanda de cada povo indígena.
- 18PROPOSTA PEDAGÓGICA E AS INFÂNCIAS DO CAMPO:Garante que é necessário o reconhecimento e a valorização dos modos de vida no campo, adequando o calendário respeitando a atividade econômica dessas populações.
- 19EIXOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTILInterações, Brincadeira e Linguagem
- 20AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILO professor tem o direito de observar as brincadeiras e interações da criança, podendo ainda registrá-las, mas sem objeção de seleção, promoção ou classificação.
Información
- Descripción
- Lessandra Silveira, Silvania Dick e Talula Trindade
- Creado por
- Talula
- Visitas
- 43
- Valoración