¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Fichas

Epitélio 1

MEDICINA VIII UFOB Portugués 19 fichas

Fichas del conjunto (19)

  1. 1Epitélio Constituição:Células + MEC (fibrilas de colágeno e menb. basais produzidas por elas).
  2. 2Função:Revestem todas as superfícies internas e externas dos órgãos, secretam moléculas, absorvem íons e moléculas(rins e intestino), contração (mioepiteliais ajudam as glândulas a expelir)
  3. 3Características:Justapostas por junções intercelulares (principalmente desmossomos).
    Pouca MEC
    Avascular. Nutrição por tecidos adjacentes (Conjuntivo) por difusão
    Inervados (term. nervosas livres)
    Alta atividade mitótica (constante renovação celular)
    Células pouco diferenciadas
  4. 4Polaridade:Base voltada para o conjuntivo e ápice com especialização
  5. 5Lâmina basalLâmina densa (delicada rede de fibrilas)de colágeno IV, glicoproteínas (laminina e enactina) e proteoglicanos + Lâmina lúcida (camada eletrolucente)
    Só é visível no M. Eletrônico (20 a 100nm de espessura)
  6. 6Função:Aderir epitélio a tecido conj.(por fibrilas de colágeno VII), filtrar (forma barreira para macromoléculas entre a cel. e o tec. conj.), polarizar.
    *Em alvéolos e glomérulos renais são mais espessas(fusão das duas).
  7. 7Menbrana basal: Corado:Camada abaixo de epitélios inclui algumas proteínas do tec. conj.
    Pala téc. de ácido periódico Vista com M. de luz
  8. 8Junções intercelulares são:Especializações das células epiteliais localizadas nas membranas laterais
  9. 9Zônula de adesão:Placas de glicoproteínas -> Caderinas. Perdem a capacidade de colar na falta de Ca 2+
  10. 10Zônula de oclusão:Aderência e vedação. Oclaudinas e claudinas
  11. 11Junções de Adesão e oclusão ficam:Na parte apical e rodeiam as células formando zônulas
  12. 12Desmossomos:Placas de caderina (glicoproteínas) que formam desmoplaquinas (linhas de junção homofílica)
  13. 13Hemidesmossomo:Metade de um desmossomo que liga a célula à membrana basal. Formado por integrinas e podem agir como receptores de macromoléculas.
  14. 14Junções comunicantes:(Tipo GAP) Canais que dão aderência e comunicação. Passam íons e mol. de até 1500 Da. Coordena o impulso no coração
  15. 15Interdigitações:Dobras nas laterais das cels
  16. 16Borda estriada:Ou borda em escova - Glicocálice em conjunto com microvilos (dentro deles há filamentos de actina) visíveis no M. de luz como uma camada granulosa.
  17. 17Esteriocílios:prolongamento longo e imóvel que funcionam como microvilos ramificados. Aumentam a área e facilitam o mov. in/out. Comuns em cels de revestimento (epitelial, epidídimo e dulto deferente)
  18. 18Cílios:2 microtúbulos centrais e 9 pares grudados periféricos (de 5 a 10 um de comprimento e 0,2 de largura) envolvidos pela m. plasm. São inseridos em corp. basais abaixo da memb.
    Fonte de energia: ATP
  19. 19Flagelos:Semelhante aos cílios só que mais longos e limitados a 1/célula. Em nós só existe no espermatozoide

Información

Descripción
1
Visitas
12
Etiquetas
1
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?