Fichas
09° ANO - PROBABILIDADE
Fichas del conjunto (6)
- 1O que é probabilidade?Probabilidade é a chance de um evento acontecer. Calculamos dividindo o número de eventos favoráveis pelo número total de eventos possíveis. Exemplo: Ao lançar um dado, a probabilidade de sair um 4 é 1/6.
- 2Probabilidade de um Evento SimplesQual é a probabilidade de tirar uma carta de espadas de um baralho de 52 cartas?
Verso: Há 13 cartas de espadas em um baralho de 52 cartas. A probabilidade é 13/52, que simplifica para 1/4. - 3Se você lançar um dado, qual é a probabilidade de sair um número par ou um número menor que 3?Números pares em um dado: 2, 4, 6. Números menores que 3: 1, 2. Eventos mutuamente exclusivos, então, P(par ou menor que 3) = P(par) + P(menor que 3) - P(par e menor que 3) = 3/6 + 2/6 - 1/6 = 4/6 ou 2/3.
- 4Qual é a probabilidade de tirar um 3 em um dado e, em seguida, tirar uma carta vermelha de um baralho?Probabilidade de tirar um 3 no dado = 1/6. Probabilidade de tirar uma carta vermelha = 26/52 = 1/2. Como os eventos são independentes, a probabilidade conjunta é (1/6) × (1/2) = 1/12.
- 5Qual é a média dos números 4, 7, 9, 10 e 12?Média = (4 + 7 + 9 + 10 + 12) / 5 = 42 / 5 = 8.4.
- 6Uma urna contém 20 bolinhas de gude que se diferenciam apenas pela cor: 4 pretas, 6 verdes e 10 cinzas. Retirando-se 2 bolas aleatoriamente uma por vez. Determine: a) a probabilidade da primeira bolinha sorteada ser cinza e a segunda ser preta, considerando a reposição da bolinha após a primeira retirada.Com reposição: A probabilidade da primeira bolinha ser cinza e a segunda ser preta é 1/10
Información
- Descripción
- Essas explicações agora incluem o enunciado da situação-problema, o que ajuda a contextualizar a questão antes de iniciar a resolução passo a passo. Isso deve facilitar ainda mais o entendimento dos alunos.
- Creado por
- Ericson Pablo Souza Thaines
- Visitas
- 23
- Etiquetas
- Valoración