Teoria da Administração Científica

Descripción

Mapa Mental em Teoria da Administração Científica , criado por Elian Petry em 11-04-2018.
Elian Petry
Mapa Mental por Elian Petry, actualizado hace más de 1 año
Elian Petry
Creado por Elian Petry hace alrededor de 6 años
32
0

Resumen del Recurso

Teoria da Administração Científica

Nota:

  • Na passagem pro século XX marcou o início de um grande avanço para a administração, numa época que a sociedade estava sofrendo pelas influências da revolução industrial. Uma época marcada por revoltas de operários com péssimas condições de trabalho e salários. Taylor surge com ideias revolucionárias para época.
  1. Taylor

    Nota:

    • Frederick Winslow Taylor nasceu em 1856 na Pensilvânia , filho de uma família abastada.  foi criador e participante de maior destaque do movimento. Entre 1874 e 1878, ele trabalhou ara uma empresa fabricante de bomba hidráulicos, ondo aprendeu o ofício de torneiro. Entre 1890 e 1893 foi gerente geral de uma empresa fabricante de papel. Em 1893 foi contratado para trabalhar exclusivamente na Bethlehem Steel, em  1901 deixou a empresa e retornou a Filadélfia dedicando a divulgar suas ideias. Em  1910 foi criado a Sociedade para Promoção da Administração Científica.O berço da Administração Científica foi a Sociedade América dos Engenheiros Mecânicos o qual Taylor participava.
    1. Problema das operações fabris

      Nota:

      • Alguns problemas analisado por Taylor na siderúrgica Midvale Steel como: A administração não tinha noção clara da divisão de sua responsabilidades com o trabalhador. Não havia incentivo para melhorar o desempenho do trabalhador, muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades. As decisões do administradores baseavam-se em palpites e intuições. Não havia integração entres os departamentos, alem disso os trabalhadores eram colocados em tarefas que não tinha aptidão.
      1. O problema dos salários

        Nota:

        • Taylor procurou fórmulas para melhorar o pagamento de salários, que é um dos principais problemas enfrentados naquela época que dura até hoje. Para isso Taylor desenvolveu o que chamamos de Plano de Taylor.
        1. Plano de Taylor

          Nota:

          • Taylor propõe um método para eliminar a diferença paga por peças, consiste em encontra o tempo médio para a produção de determinada peça, padronizando um tempo limite para produzir o produto.
          1. Terceira fase da A.C
            1. Shop management

              Nota:

              • Ideias deste estudos foram repetidas na A.C com palavras diferentes. Como desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, para substituir o velho método empírico. A administração incube-se de todo o trabalho para o qual esteja mais bem preparada que os trabalhadores, enquanto no passado quase toda a responsabilidade e o trabalho recaia sobre a mão-de-obra.
              1. Filosofia e os mecanismos da A.C

                Nota:

                • São algumas técnicas que Taylor utilizou para distinguir a filosofia e os mecanismos. Como: Estudo de tempos e movimentos, Padronização de ferramentas e instrumentos,  padronização do movimento, conveniência de uma área de planejamento, cartão de instruções, sistema de pagamento de acordo com o desempenho e calculo de custo. 
                1. Produção em massa e linha de montagem

                  Nota:

                  • É provável que o taylorismo,como são conhecidas as técnicas da administração científica, tivesse tido êxito qualquer que fosse o estágio de desenvolvimento da indústria na época e em qualquer contexto ideológico. Porém, o taylorismo formou parceria com a notável expansão da indústria e com outra inovação revolucionária do inicio do século: a linha de montagem. Com duas figuras importantíssimas Henry Ford e Alfred Sloan.
                  1. Princípios da Produção em Massa

                    Nota:

                    • Os princípios da produção em massa: Máquinas especializadas. Sistema Universal de fabricação e calibragem. Controle de Qualidade. Simplificação das peças e do processo produtivo. Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas para o trabalhador. O trabalho vem ate o trabalhador.
                    1. Henry Ford

                      Nota:

                      • Henry Ford nasceu em uma fazenda perto de Detroit em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de 1947. Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa e se tornou uma das pessoas mais ricas de sua época. Em 1908 trabalhava artesanalmente com tempo médio do ciclo de  montagem da Ford chagando a 514 minutos. A primeira mudança que Ford tomou foi entregar as peças em cada posto, em seguida o montador exerceria apenas uma atividade assim ganharia experiencia e rapidez na atividade. Em 1910 estabeleceu a primeira planta dedicada exclusivamente a montagem final de peças fabricadas em plantas diferentes. Em 1912 o conceito de linha de montagem sem mecanização foi aplicada na produção de motores. As consequências foram espantosas o ciclo foi reduzido para 1.19 minutos por causa da imobilidade do trabalhador.
                      1. Alfred Sloan

                        Nota:

                        • Alfred Sloan nascido em 1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa descentralizada e multidivisional. Alfred Sloan decidiu que deveria resolver dois problemas para superar Ford: Em primeiro lugar, era preciso profissionalizar a administração. Em segundo lugar, era preciso modificar o produto básico de Ford, para que pudesse servir a '' qualquer bolso e proposito''. Para resolver estes problemas, Sloan criou divisões descentralizadas e transformou-as em centros de lucro. Algumas características da General Motors que merece destaque: Um produto para cada tipo de cliente. Divisões autônomas para cada produto. Administração central define objetivos e cobra resultados. 
                    2. Segunda fase A.C

                      Nota:

                      • A ênfase da A.C na segunda fase se desloca da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de produção .
              2. Integrantes Sencudarios do Movimento

                Nota:

                • Além de Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg são alguns do integrante do grupo.
                1. Frank e Lillian

                  Nota:

                  • Contribuiu com o estudo de movimentos e fadiga e psicologia aplicada
                  1. Gantt

                    Nota:

                    • Gráfico de Gantt que é um método de acompanhar fluxos de produção. E treinamento profissionalizantes. Pregava a cooperação entra patrões e empregados, em lugar do autoritarismo daqueles e da militância 
                    1. MunSterberg

                      Nota:

                      • Desenvolve a Psicologia Industria, que consiste em ajudar a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho, definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção. E prodzir as influências desejadas, na mente humana, do interesse da administração.
                    2. Críticas à A.C

                      Nota:

                      • A imprensa, trabalhadores e políticos criticaram a teoria, justificando que aumento da eficiência diminuiria o emprego e A.C era apenas uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
                      1. Contexto Histórico

                        Nota:

                        • A passagem para o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. Esse avanço foi impulsionado pelo avanço da Revolução Industrial na América. Uma época de grandes revoltas nas fabricas, operários lutando por melhores condições e salários, patrões procurando meios para melhorar seu rendimento na produção. 
                        Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                        Similar

                        Países de Latinoamérica y sus Capitales
                        maya velasquez
                        Latín - Vocabulario Básico
                        maya velasquez
                        LA FUNCIÓN DE RELACIÓN I
                        M.Encina SF
                        Mapa Mental Estructura gramatical presente simple inglés
                        JOWANI BELLO MELO
                        ELEMENTOS Y CONCEPTOS FUNDAMENTALES trabajo final
                        supervisortropi
                        EL UNIVERSO Y EL SISTEMA SOLAR
                        ROSA MARIA ARRIAGA
                        Renaissance art
                        Salliver Colegio
                        PRINCIPIO DE OPORTUNIDAD DEL MINISTERIO PÚBLICO ART. 256
                        ConsentidadeDios
                        NEUMONÍA ADQUIRIDA EN LA COMUNIDAD (NAC)
                        Mary Coronel
                        Mapa conceptual. sobre las sociología , sus diferencias y similitudes con otras ciencias.
                        Cristian Capera
                        Paso 2 - Planificación
                        lucenith rosado