¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

Modelos Atômicos

Otto Balduino Portugués

Contenido del mapa

Modelos Atômicos

  1. Dalton

    • Ideia do modelo
      • Indivisível e indestrutível.
      • Maciços e esféricos
      • O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los
      • Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos
      • Substâncias químicas diferentes são formadas pela combinação de átomos diferentes
    • Experimentos realizados
      • Teoria baseada em experimentos, porém nenhum desses experimentos conseguiu revelar o átomo claramente.
    • Erros e acertos
      • Acertos
        • Considerar a existência de átomos considerando a reação química simplesmente como um rearranjo desses.
      • Erros
        • Considerar o átomo indivísivel
    • Como ficou conhecido
      • Bola de bilhar
  2. Thomson

    • Experimentos Realizados
      • Baseado experimentos feitos com tubos de raios catódicos
    • Ideia do modelo
      • Esfera não maciça
      • Como o átomo apresenta elétrons, que possuem cargas negativas, logo, deve apresentar partículas positivas para que a carga final seja nula
      • Átomo é neutro
      • Os elétrons não estão fixos ou presos no átomo, podendo ser transferidos para outro átomo em determinadas condições
      • Como os elétrons que estão espalhados apresentam a mesma carga, existe entre eles uma repulsão mútua, o que faz com que estejam uniformemente distribuídos na esfera
    • Erros e acertos
      • Acertos
        • O modelo de Thomson acertou em considerar que os átomos são formados por partículas carregadas eletricamente e por conseguir calcular a razão da carga-massa de um elétron
      • Erros
        • ineficaz para explicar propriedades atômicas, como sua composição e organização.
    • Como ficou conhecido
      • Pudim de passas
  3. Rutherford

    • Erros e acertos
      • Erros
        • A física clássica da época não possuía uma base teórica para sustentar essa teoria. Um elétron (negativo) orbitando um núcleo positivo deveria ir perdendo energia e se aproximando cada vez mais do núcleo, até que o elétron se colapsasse com o núcleo.
      • Acertos
        • Considerar o átomo como formado por um núcleo muito denso e de carga elétrica positiva, em que os elétrons orbitam em torno do núcleo como planetas orbitam em torno do sol.
    • Ideia do modelo
      • Núcleo
        • Possui partículas positivas
        • Baixo volume
        • Maior massa
        • Maior densidade do átomo
      • Eletrosfera
        • Imensos espaços vazios entre si
        • Partículas de natureza negativa
    • Como ficou conhecido
      • Modelo planetário
    • Experimentos realizados
      • Experimentos com partículas alfas. Concluiu que o átomo não era maciço, e sim grande parte vazio, e somente com um pequeno e denso núcleo.
  4. Bohr

    • Erros e acertos
      • Erros
        • O erro do modelo é que só servia para átomos hidrogenoides; considerava o átomo apenas em duas dimensões; não era capaz de explicar como que um elétron difrata (propriedade de ondas, não de matéria)
      • Acertos
        • Corrigir o modelo de Rutherford e resolver o mistério do espectro de hidrogênio, introduzindo o conceito de salto quântico.
    • Como ficou conhecido
      • Modelo nuclear
    • Ideia do modelo
      • Organizado por níveis de energia
      • Órbitas estacionárias
      • Quantização da energia
    • Experimentos realizados
      • Bohr iniciou seus experimentos admitindo que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava nele. Isso se explica pelo fato de que os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Sendo assim, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia.

Información

Descripción
Mapa Mental sobre Modelos Atômicos, creado por Otto Balduino el 21/04/2020.
Creado por
Otto Balduino
Visitas
0
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?