¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

Teorias de base

Heloisa Gallo Portugués

Contenido del mapa

Teorias de base

  1. Teoria Organísmica

    • Kurt Goldstein (1878-1965)
      • Criou uma teoria holística do organismo, com base na teoria da Gestalt que influenciou profundamente o desenvolvimento da Gestalt-terapia. Seu livro mais importante é "O Organismo" (1934).
    • Princípio da homeostase - Organismo: necessidades específicas a serem atendidas para viver – autorregulação.
    • Sintoma – organismo integrado.
      • O organismo é um todo, composto por subsistemas organizados.
        • O organismo é influenciado pelo meio, porém, com tendência natural à evolução, crescimento e equilíbrio.
        • Uma só unidade, o que acontece em uma parte, afeta o todo
  2. Teoria Holística

    • • Tudo é um todo • Tudo muda • Tudo está relacionado a tudo
      • Tudo é um todo: • O todo é uma síntese ou unidade de partes tão juntas que ele afeta as atividades e interações daquelas partes, imprimindo nelas um caráter especial e as faz diferentes daquilo que elas tinham sido antes, em uma combinação destituída de tal unidade ou síntese.
      • Tudo muda: • É a lei da impermanência. Tudo muda ou nós mudamos sempre. E sempre mudamos tudo.
      • Tudo está relacionado a tudo: • Somos seres de relação. Nenhum gesto, nenhuma ação é, por si só, isolada. Tudo repercute no universo. • Tudo afeta tudo. • Isso traz a questão da responsabilidade, da liberdade, da ética da ação, que encerra, ao mesmo tempo, a complexa questão da escolha.
  3. Teoria de Campo

    • Kurt Lewin (1890-1947)
      • Ganhou destaque como psicólogo social pelo estudo referente à dinâmica grupal.
      • Principal conceito - Espaço vital.
    • O comportamento (C) se dá em função (f) da relação entre a pessoa (P) e o ambiente (A).
      • 1. Criação de necessidade gera um desequilíbrio e por sua vez uma tensão no espaço vital. 2. Em busca de satisfação, a pessoa pode se deparar com as barreiras que bloqueiam este acesso (Valência Negativa). 3. Objeto desejado naquele momento (Valência Positiva). 4. Quando a pessoa consegue passar pela barreira, há a satisfação e se estabelece o equilíbrio novamente.
    • CAMPO: espaço de vida da pessoa, onde todo comportamento é concebido e modificado.
      • O comportamento só pode ser compreendido e modificado conforme as relações entre pessoa e meio.
    • Não existe linearidade causal entre passado e presente.
    • O mundo que percebemos tem, além da dimensão física ou material, uma dimensão vital e outra humana, capaz de simbolização, que cria, compartilha e comunica sentidos e significados, construindo uma realidade sociocultural.

Información

Descripción
Mapa Mental sobre Teorias de base, creado por Heloisa Gallo el 04/06/2020.
Creado por
Heloisa Gallo
Visitas
0
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?