¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

O Setor Externo

Debora Marfetan Portugués

Mapa mental sobre o setor externo: vantagens comparativas, taxa de câmbio, balanço de pagamentos e organismos internacionais

Mapa mental: o setor externo

Contenido del mapa

O Setor Externo

  1. 12.1 Introdução

    • As relações econômicas internacionais têm posição fundamental para a maioria dos países, inclusive o Brasil. Costuma-se dividir as questões teóricas da Economia Internacional em dois grandes blocos: os aspectos microeconômicos, ou a teoria do comércio internacional.
  2. 12.2 Fundamentos do comércio internacional: a teoria das vantagens comparativas

    • Os economistas forneceram a explicação teórica básica para o comércio internacional com o chamado PRINCÍPIO DAS VANTAGENS COMPARATIVAS. Cada país deva se especializar na produção da mercadoria em que é mais eficiente. Essa será,a mercadoria a ser exportada.
    • A teoria das vantagens comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817. Os benefícios da especialização e do comércio podem ser observados ao se comparar a situação sem e com comércio internacional. A teoria desenvolvida por Ricardo fornece uma explicação para os movimentos de mercadorias no comércio internacional, a partir da oferta ou dos custos de produção existentes nesses países. Logo, os países exportarão e se especializarão na produção dos bens cujo custo for comparativamente menor em relação àqueles existentes, para os mesmos bens, nos demais países exportadores.
    • Uma limitação da teoria das vantagens comparativas é que é relativamente estática, não levando em consideração a evolução das estruturas da oferta e da demanda, bem como das relações de preços entre produtos negociados no mercado internacional, à medida que as economias se desenvolvem e seu nível de renda cresce.
  3. 12.3 Determinação da taxa de câmbio

    • 12.3.1 Conceito
      • A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode ser definida como o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional.
      • A determinação da taxa de câmbio pode ocorrer de dois modos: institucionalmente, pela decisão das autoridades econômicas com a fixação periódica das taxas, ou pelo funcionamento do mercado, no qual as taxas flutuam automaticamente em decorrência das pressões de oferta e demanda de divisas estrangeiras.
      • A DEMANDA DE DIVISAS é constituída pelos importadores, que precisam delas para utilizar no exterior, uma vez que a moeda nacional não é aceita fora do país, e também pela saída de capitais financeiros, pagamentos de juros, remessas de lucros, saída de turistas.
      • A OFERTA DE DIVISAS é realizada tanto pelos exportadores, que recebem moeda estrangeira em contrapartida a suas vendas, como pela entrada de capitais financeiros internacionais, turistas etc. Como a divisa não pode ser utilizada internamente, precisa ser convertida em moeda nacional.
    • 12.3.2 Taxa de câmbio e inflação
      • VALORIZAÇÃO CAMBIAL E INFLAÇÃO
        • Com uma valorização cambial, a moeda nacional fica mais forte relativamente às moedas estrangeiras. Em 1994, no Plano Real, a valorização cambial foi um instrumento bem-sucedido no sentido de controlar a inflação, que vinha apresentando dois dígitos mensais. A elevação dos índices de produtividade, devido à modernização do parque produtivo nacional proporcionado pelas importações de bens de capital.
      • DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL E INFLAÇÃO
        • A desvalorização cambial tem efeito contrário a valorização, os produtos importados ficam mais caros, em termos de reais. Diminuirão as importações de muitos produtos, mas os produtos essenciais, como petróleo, trigo, que o Brasil importa, terão seu preço aumentado, provocando aumento dos custos de produção, que serão repassados aos preços dos produtos finais, gerando inflação.
      • EFEITO DA ELEVAÇÃO DA INFLAÇÃO INTERNA SOBRE A TAXA DE CAMBIO
        • O aumento da inflação interna em relação à externa, da relação entre preços internos e preços externos, encarece os produtos nacionais relativamente aos estrangeiros, piorando o saldo comercial do país com o resto do mundo. o governo desvaloriza o câmbio nomina para recuperar as exportações e inibir as importações.
      • VALORIZAÇÃO REAL E VALORIZAÇÃO NOMINAL DO CAMBIO
        • A VALORIZAÇÃO REAL é igual à valorização nominal, menos a taxa de inflação do período. Só ocorrerá desvalorização real se a desvalorização nominal superar a taxa de inflação.
  4. 12.4 Políticas externas

    • A POLITICA CAMBIAL diz respeito a alterações na taxa de câmbio, enquanto a POLITICA COMERCIAL constitui-se de mecanismos que interferem no fluxo de mercadorias e serviços.
    • 12.4.1 Política cambial
      • REGIME DE TAXAS FIXAS DE CAMBIO
        • O Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio que o mercado deve operar. O regime de câmbio fixo foi adotado por países com elevadas taxas de inflação. A principal desvantagem do regime de câmbio fixo é o fato de que, os país que adotaram esse regime são obrigados, pelas regras internacionais, a disponibilizar suas reservas cambiais.
      • REGIME DE TAXAS FLUTUANTES OU FLEXÍVEIS DE CAMBIO
        • A taxa de câmbio é determinada pelo mercado de divisas, pela oferta e demanda de moeda estrangeira. A grande vantagem do regime de câmbio flutuante é a defesa das reservas cambiais.
    • 12.4.2 Política comercial
      • ALTERAÇÕES DAS TAREFAS SOBRE IMPORTAÇÕES: : se a política adotada visar proteger a produção interna que normalmente é feito com a elevação do imposto de importação e de outros tributos e taxas sobre os produtos importados.
      • REGULAMENTAÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR: As políticas comerciais estão sujeitas às normas estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio , órgão que substituiu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. A função desse órgão é tentar coibir políticas protecionistas.
  5. 12.5 Fatores determinantes do comportamento das exportações e importações

    • 12.5.1 Exportações
      • PREÇOS EXTERNOS EM DÓLARES: se os preços dos produtos brasileiros se elevarem no exterior, as exportações nacionais deverão se elevar.
      • PREÇOS INTERNOS EM REAIS: uma elevação dos preços internos de produtos exportáveis pode desestimular as exportações e incentivar a venda no mercado interno.
      • TAXA DE CAMBIO: um aumento da taxa de câmbio deve estimular as exportações, porque os exportadores brasileiros receberão mais reais pelos mesmos dólares anteriores, ou porque os compradores externos, com os mesmos dólares anteriores, poderão comprar mais produtos do Brasil.
      • RENDA MUNDIAL: um aumento da renda mundial certamente estimulará o comércio internacional e, em consequência, as exportações brasileiras.
      • SUBSÍDIOS E INCENTIVOS ÀS EXPORTAÇÕES: subsídios e incentivos às exportações, sejam de ordem fiscal, ou de ordem financeira, sempre representam um fator de estimulo às exportações.
    • 12.5.2 Importações
      • PREÇOS EXTERNOS EM DÓLARES: se os preços dos produtos importados se elevarem no exterior em dólares, haverá uma retração das importações brasileiras.
      • PREÇOS INTERNOS EM REAIS: um aumento dos preços dos produtos produzidos internamente incentivará a compra dos similares no mercado externo, elevando as importações.
      • TAXA DE CAMBIO: uma elevação da taxa de câmbio acarretará maior despesa aos importadores, pois pagarão mais reais pelos mesmos produtos antes importados, os quais, embora mantenham seus preços em dólares, exigirão mais moeda nacional por dólar.
      • RENDA E PRODUTO NACIONAL: enquanto as exportações são mais afetadas pelo que ocorre com a renda mundial, as importações estão mais relacionadas à renda nacional. Um aumento da produção e da renda nacional significa que o país está crescendo e que demandará mais produtos importados, seja na forma de matérias-primas, bens de capital, sejam bens de consumo;
      • TARIFAS E BARREIRAS ÀS IMPORTAÇÕES: a imposição de barreiras quantitativas ou qualitativas ocasiona uma inibição nas compras de produtos importados.
  6. 12.6 A estrutura do balanço de pagamentos

    • O balanço de pagamentos é o registro estatistico-contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes de um país com os residentes dos demais países. A contabilidade dessas transações segue as normas gerais de contabilidade geral, utilizando-se o método das partidas dobradas.
  7. 12.7 O balanço de pagamentos no Brasil

    • A economia brasileira apresentava historicamente uma balança comercial superavitária, mas um balanço de serviços e rendas deficitário, principalmente devido ao pagamento de juros da dívida externa, mas também devido à remessa de lucros e pagamentos de fretes, seguros e royalties.
  8. 12.8 Organismos internacionais

    • Na Conferência de Brepon Woods, em 1944, surgiram propostas de remodelagem do Sistema Monetário Internacional e, destacaram-se as do economista inglês John Maynard Keynes. Dessa conferência nasceu um novo Sistema Monetário Internacional, que foi extremamente importante para o reflorescimento do comércio mundial e sobre o qual se baseou o crescimento econômico do pós-guerra.o obje3vo de criar um Sistema Monetário Internacional foi o de viabilizar as transações entre países, estabelecendo regras e convenções que regulassem as relações monetárias e financeiras e não gerassem entraves ao desenvolvimento mundial.
    • 12.8.2 Banco Mundial
      • O Banco Mundial, foi criado com o intuito de auxiliar a reconstrução dos países devastados pela guerra e, posteriormente, para promover o crescimento dos países em via de desenvolvimento.
    • 12.8.3 Organização Mundial do Comércio (OMC)
      • Alguns anos depois da Conferência de Brepon Woods foi criado o GATT, cujo objetivo básico foi a busca da redução das restrições ao comércio internacional e a liberalização do comércio multilateral. Com o GATT, procurou-se estruturar um conjunto de regras e instituições que regulassem o comércio internacional e encaminhassem a resolução de conflitos entre os países

Información

Descripción
Mapa Mental sobre O Setor Externo, creado por Debora Marfetan el 27/11/2020.
Creado por
Debora Marfetan
Visitas
0
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?