DIVERSIDADE NO BRASIL

Descripción

Mapa 2
Anny Isabelle Correia Assis
Mapa Mental por Anny Isabelle Correia Assis, actualizado hace más de 1 año
Anny Isabelle Correia Assis
Creado por Anny Isabelle Correia Assis hace más de 2 años
24
0

Resumen del Recurso

DIVERSIDADE NO BRASIL
  1. A sociedade brasileira apresenta uma enorme diversidade cultural. Essa variedade pode ser considerada típica, pois o Brasil se formou a partir de um vasto território com diferentes tipos de processo migratório. Tanto as matrizes étnicas como o processo de regionalização são fatores importantes para entendermos nossa cultura. A formação da cultura brasileira envolve a mistura entre indígenas, europeus e africanos. Ocupar o território e transformá-lo em uma nação não foi um processo simples. A principal razão do sucesso na ocupação de tão vasto território foi a mestiçagem, o cruzamento genético e cultural ocorrido no contato entre as etnias.
    1. Com base em Darcy Ribeiro, antropólogo (1922-1997), pode-se dizer que a cultura brasileira é híbrida. Disso resulta a rejeição de quaisquer discursos de pureza ou supremacia de uma matriz étnica sobre as outras. Alguns governantes, como Getúlio Vargas, até se apoiaram na imagem do brasileiro mestiço como símbolo do nacionalismo. Outro autor que estudou a formação da identidade brasileira foi o sociólogo Renato Ortiz (1947-). Ele mostrou como a cultura foi objeto de disputa política e a tensão na elaboração de símbolos da identidade nacional. Um dos principais aspectos que ele destaca é o apagamento do negro no imaginário nacional
      1. A educadora Petronilha Beatriz Silva (1942-) mostrou que, na formação do Brasil, a educação foi negada às pessoas negras e, assim, elas não puderam ser protagonistas na construção da identidade brasileira. As expressões culturais de origem negra foram inferiorizadas e sofreram marginalização: a estética dos corpos e cabelos, as práticas religiosas, a capoeira, o samba de roda, etc.
        1. Outro fator que colaborou para nossa pluralidade cultural foi a diversidade ambiental e populacional. O historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) enfatizou uma característica que a diversidade produziu na cultura brasileira. Para o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), a presença de biomas tão distintos associados à mestiçagem criou cinco brasis diferenciados, associados aos elementos naturais e humanos. Só é possível falar de uma identidade brasileira se considerarmos as diferentes culturas, etnias e ambientes que configuraram a formação do povo.
          1. O Brasil Crioulo compreende a Zona da Mata Nordestina e o litoral brasileiro. É uma parte do território onde ocorreu a mistura entre colonizadores e africanos escravizados, principalmente para a produção canavieira em Pernambuco e para a produção de tabaco, algodão e produtos voltados à exportação. A mulata, um dos símbolos do Brasil Crioulo.
            1. O Brasil Sertanejo é o território configurado ao ser atravessa- do pelos tropeiros e pelas caravanas de charque. Representa uma mudança no eixo do povoamento, até então concentrado no litoral. Nessa cultura do interior, formou-se a identidade das pessoas que atravessavam os sertões em busca de oportunidades, os chamados sertanejos: vaqueiros, cangaceiros, tropeiros, retirantes, etc. Os trabalhadores nordestinos transportados no estilo pau de arara fazem parte de um processo migratório característico do Nordeste. São pessoas recrutadas pelo agronegócio para trabalhar na colheita ou em outras atividades agrícolas em condições precárias.
              1. O Brasil Caboclo, segundo Darcy Ribeiro, é aquele formado pela ocupação da região amazônica através dos rios. Pessoas não indígenas foram se misturando com as populações indígenas. O grande interesse na região se devia às chamadas drogas do sertão, um variado conjunto de especiarias vindas de diferentes áreas extrativas. Os caboclos eram, em sua maioria, mestiços descendentes de homens brancos com mulheres indígenas. Eles formaram grupos que se apoderaram da estrutura local para con- duzir negócios com autonomia em relação à Coroa portuguesa.
                1. O Brasil Caipira, para Darcy Ribeiro, é aquele que seguiu os vales de rios e montanhas da Serra do Mar e da Mantiqueira. Essa região começou a se configurar no avanço das comunidades indígenas em direção ao interior do Sudeste. Isso aconteceu como resultado dos conflitos contra os invasores no litoral e da ação dos bandeirantes. Esse movimento de ocupação gerou uma população interiorana cuja representação mais comum é o “caipira”. De acordo com Eduardo Frieiro, a comida mineira retrata as condições geográficas da região onde é produzida e representa a identidade de um povo. A comida mineira se instituiu como um importante símbolo da cultura imaterial de um povo. A cultura caipira foi objeto de intenso debate no início do século XX na obra do escritor Monteiro Lobato. Ele analisou as regiões decadentes do Vale do Paraíba na obra Urupês, de 1918, na qual expôs e criticou a figura do “Jeca Tatu”, um tipo humano que, segundo Lobato, encarnava o brasileiro preguiçoso. Esse estereótipo p
                  1. O Brasil Sulista começou a se formar pelo encontro entre na- tivos e imigrantes açorianos portugueses no litoral da região Sul. Nas áreas das campanhas gaúchas, surgiu uma descendência de outros nativos, entre uruguaios e argentinos, colonizados por espanhóis. O Brasil Sulista foi muito influenciado pelas tropas de charque que se integravam às feiras do Nordeste, que serviu de apoio para o povoamento e a colonização. Essa convivência com os tropeiros sertanejos é notável na cultura sulista. A cultura do consumo da erva-mate envolve o uso de utensílios específicos e o consumo em situações sociais, um símbolo da identidade sulista. A história do chimarrão demonstra como as culturas locais e nativas se misturam às influências estrangeiras na construção regional. Assim como nos outros brasis, o Sul foi marcado pela mes- tiçagem, pelo hibridismo e pelas influências étnicas e culturais oriundas de outros contextos.
                    Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                    Similar

                    Sociologia - Origem
                    Malu Miralha
                    Aplicações do Mapa Mental
                    Alessandra S.
                    Como criar um Mapa Mental
                    GoConqr suporte .
                    Mapa Mental de GoConqr
                    GoConqr suporte .
                    Como criar um Mapa Mental
                    Alex Farias
                    EMILE DURKHEIM
                    Débora C. Nascimento
                    Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
                    e-pn-2007@hotmail.co
                    Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
                    e-pn-2007@hotmail.co
                    Simulado ENEM - Ciências humanas
                    Nathalia - GoConqr
                    A sociedade diante do Estado
                    jacson luft
                    Simulado Sociologia
                    rodrigoguarapuav