EMILE DURKHEIM

Description

Slide Set on EMILE DURKHEIM, created by Débora C. Nascimento on 25/08/2015.
Débora C. Nascimento
Slide Set by Débora C. Nascimento, updated more than 1 year ago
Débora C. Nascimento
Created by Débora C. Nascimento over 8 years ago
1344
36

Resource summary

Slide 1

    Emile Durkheim (1798-1857) estudou a filosofia positivista, pregada por Augusto Comte, e a partir do entendimento adquirido, também pensou acerca da sociedade como sendo a única realidade estável, defendendo que ela estaria acima do indivíduo.Assim, o indivíduo não poderia se sobrepor a ela.Viveu em um momento de avanço do capitalismo industrial, imperialismo e Primeira Guerra Mundial.Viveu em uma era de revoluções e se colocou contra elas. Aceitava a ideia de mudança social de maneira evolutiva, não revolucioná´ria.
    Conhecendo Emile Durkheim
    Caption: : Émile Durkheim.

Slide 2

    Sua Teoria
    Durkheim via a sociedade como um corpo, um organismo vivo (funcionalismo). A sociedade deveria ter a mesma ordem de um corpo biológico, com funções bem definidas.A partir da sua busca por ordem que elaborou sua teoria.Definiu o método sociológico, explicando que o cientista não deveria envolver-se emocionalmente com seu objeto de estudos.O objeto de estudos da sociologia são os FATOS SOCIAIS.Segundo ele, o problema da França seria de ordem moral, onde o indivíduo deveria aprender a se submeter à sociedade.

Slide 4

    Instituições Sociais
    A sociedade, sendo um corpo, seria dividida em órgãos. Na sociedade, os órgãos seriam as INSTITUIÇÕES (organização com conjunto de regras e normas de uma sociedade).NORMALIDADE - quando as instituições cumprem sua função, relacionamento harmonioso entre estas instituições, cada uma cumprindo o que lhe é devido. Daí vem o funcionalismo ou função social.ANORMALIDADE - seria o oposto do conceito de anormalidade, ou seja, quando uma instituição não cumpre suas funções.OBS: o todo deve sujeitar as partes, ou seja, a moral da coletividade deve se impor aos desejos particulares.
    Caption: : Instituições sociais.

Slide 5

    Normal: saudável, harmonia de funcionamento.Patológica: sociedade doente, as instituições não cumprem seu papel social, as leis são equivocadas ou insuficientes.Anômica: completa desorganização e desintegração, falta de leis e instituições capazes de coesão social.
    3 tipos de sociedade

Slide 6

    Consciência Coletiva
    O QUE É:O conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade.Seria a força coletiva sobre o indivíduo, que o faz viver dentro das normas desta sociedade.
    CARACTERÍSTICAS:- Difundida por toda a sociedade.- Distingue determinada sociedade, em aspectos que lhe são peculiares.- É autônoma em relação às consciências individuais.- Encontra-se em todos os tipos profissionais, no campo ou na cidade e em todos os membros de uma sociedade.- Contém a moralidade de uma sociedade.- A ideia de marginalidade e de crime nasce do ato de contrariar essa consciência comum à sociedade.

Slide 7

Show full summary Hide full summary

Similar

A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
movimentos sociais
Marcos Vinicius