Apuntes
Código de Ética do CAU
Contenido del apunte (2)
Página 1
FVG - Câmara de Salvador
Referente ao Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, é correto afirmar que:
os itens classificados como recomendações devem ser seguidos de forma específica e restrita às suas circunstâncias, cuja transgressão é passível de punição disciplinar;
b)
os itens classificados como recomendações refletem boas práticas da profissão, não tendo nenhuma relação com sanções disciplinares;
c)
os itens classificados como regras são de observância obrigatória a todo arquiteto e urbanista, cuja transgressão resulta em cassação imediata do registro do profissional;
d)
é vedado ao arquiteto e urbanista o exercício simultâneo da docência e da atividade profissional na esfera pública;
e)
é dever do arquiteto e urbanista adotar soluções que garantam a qualidade da construção nos serviços de sua autoria e responsabilidade.
A) Os itens classificados como recomendações devem ser seguidos de forma específica e restrita às suas circunstâncias, cuja transgressão é passível de punição disciplinar;
B) os itens classificados como recomendações refletem boas práticas da profissão, não tendo nenhuma relação com sanções disciplinares;
Erradas, uma vez que na Resolução do CAU n° 52 / 2013 consta na estrutura do código que descumpridas as recomendações podem ser apenas atenuantes caso haja uma infraçao. Ou seja não é passível de punição mas tem relação.
"As recomendações, quando descumpridas, não pressupõem cominação de sanção, todavia, sua observância ou inobservância poderão fundamentar argumento atenuante ou agravante para a aplicação das sanções disciplinares."
C) Os itens classificados como regras são de observância obrigatória a todo arquiteto e urbanista, cuja transgressão resulta em cassação imediata do registro do profissional;
Errada, os ítens são de observancia obrigatória porém existem diversos tipo de punições dentre eles a cassação, por motivo grave. Conforme:
"As regras, que são derivadas dos princípios, devem ser seguidas de forma específica e restrita às circunstâncias objetivas e concretas. A transgressão às regras será considerada infração ético-disciplinar imputável."
d) É vedado ao arquiteto e urbanista o exercício simultâneo da docência e da atividade profissional na esfera pública;
Errada, é desejável que o arquiteto e urbanista exerça simultaneamente as duas funções para contribuir na formação das competencias e habilidades plenas do exercício.
4.2.3 O arquiteto e urbanista, ao exercer a docência profissional, deve contribuir para a formação acadêmica, tento em vista a aquisição de competências e habilidades plenas para o exercício da Arq e Urba.
Página 2
Información
- Descripción
- Estas notas contém questões comentadas a respeito do código de ética do cau
- Creado por
- Gabriel Oshida
- Visitas
- 90
- Etiquetas
- Valoración