Test
SIMULADO IBGE 2016 - GEOGRAFIA - CARTOGRAFIA
Preguntas del test (13)
1 Um mapa tem muitos elementos que dependem de uma correta interpretação para o o uso correto das informações, ou seja , os símbolos necessários para a correta leitura do mesmo.No entanto, não é possível representar tudo, pois o excesso de pormenores tornaria a leitura do mapa impossível. As convenções cartográficas tem o intuito de determinar padrões internacionais na criação de mapas, para que desta forma, qualquer pessoa do mundo possa ler um mapa de qualquer lugar do mundo corretamente. Baseando-se na informação acima, marque a alternativa que contem os elementos fundamentais de um mapa:
- ATitulo, Orientação, Legenda, escala, projeção cartográfica.
- BTitulos, Dados Geograficos, Legenda, escala, Projeção Cartografica
- CTitulo, Escala, Orientação, legenda, simbolos
- DTitulo, Autor, Orientação, Legenda, Escala
- EAutor, Titulo, Projeção Cartográfica, Legenda, escala.
2Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar. É convencionado uma escala padrão para este tipo de carta, assim, marque abaixo o que NÃO representa um padrão convencional para este tipo de Carta.
- A1:25.000
- B1:100.000
- C1:50.000
- D1:500.000
- E1:250.000
3Um avião decola do aeroporto de Porto Velho - RO com destino a Salvador - BA. Com base nas coordenadas geográficas, este avião está seguindo as coordenadas:
- ANorte,Nordeste
- BCentro-Oeste,Nordeste
- CSudoeste,Nordeste
- DNoroeste,Nordeste
- ESul,Nordeste
4Cartas topográficas servem para determinar dimensões e posições de uma porção limitada da superfície terrestre. Desta maneira, são confeccionadas em escalas grandes e médias. Além de informações planimétricas (x, y) dispostas em um plano cartesiano, as cartas topográficas contém informações altimétricas (z), ou seja, é possível observar o desnível dos terrenos mapeados.
Este processo é possível de ser feito através das Curvas de Nível. Estas são linhas imaginarias que une pontos de uma mesma altitude (cota altimétrica) na maioria das vezes em metros.Todos os intervalos de curvas de nível seguem um mesmo intervalo, que é chamado de equidistância. Este intervalo é determinado pelo topografo que realizou as medições do terreno estudado. considerando a imagem, e tendo como Equidistância o valor de 275Mts a partir da borda e considerando o Ponto Culminante a metade da Equidistância, marque a alternativa que representa o ponto mais alto, representado por uma pirâmide negra (Δ), desta imagem.
- A2337,5mts
- B2337,2mts
- C2100,5mts
- D1100mts
- E1000,5mts
5Responda à questão com base no desenho, que representa uma área de relevo em curvas de nível, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os mapas topográficos utilizam curvas de nível, também chamadas de isoípsas, para representar diferentes altitudes.
( ) As curvas de nível da vertente do lado A do traço indicam um relevo mais íngreme do que as curvas de nível do lado B do traço.
( ) O relevo representado por essas curvas de nível é uma depressão com 250m de profundidade.
( ) A área representada nesse desenho pode ser considerada um divisor de águas.
( ) A direção do traço de A para B, neste desenho, é nordeste-sudoeste.
O correto preenchimento dos parentese, de cima para baixo, é:
- AV –V –F –F –F
- BV –V –F –V –F
- CV –F –V –F –F
- DF –V –F –V –V
- EF –F –V –V –V
6Tendo a imagem como fonte de analise cartográfica, a bandeira da ONU é um exemplo de projeção cartográfica:

- ACilindrica
- BConica
- CAzimutal
- DEsferográfica
- ECilíndrica Oblíqua
7Justificando que um mapa é um meio de informação, marque V (VERDADEIRO) e F (FALSO) as seguintes assertivas:
( ) Em uma luta armada, a interpretação de um mapa pode indicar o caminho a seguir ou o melhor lugar para se esconder no caso de uma batalha perdida.
( ) O mapa permite melhor o espaço, um terreno ou uma região, orientando na organização de roteiros turísticos.
( ) O mapa é importante para estruturar diferentes formas de planejamento, exceto o de guerras.
( ) O mapas dependem do contexto politico, ideológico ou religioso para sua correta interpretação- AV,V,F,V
- BF,V,F,F
- CV,F,F,V
- DF,V,V,V
- EF,F,V,F
8"Se caracterizam por projetar as regiões próximas a linha do equador com as menores distorções.Pois a parte da esfera terrestre que toca o cilindro, é a região das baixas latitudes. A medida que se afasta dessa região, as deformações aumentam.Nessa projeção, preserva-se as formas, mas as áreas são distorcidas. A projeção mais conhecida é a de Mercartor."
O texto acima, está descrevendo uma projeção:- ACilindrica Azimutal
- BCilíndrica Equivalente
- CCilíndrica Obliqua
- DCilíndrica Gnomônica
- ECilíndrica Conforme
9Os mapas, por muitos anos, estiveram a serviço do poder. Não é por acaso que o traçado do mapa-mundi do nosso planeta esfera traz no centroa Europa, retratando a realidade dominadora da época dos primeiros traçados. isso significa que os mapas:
( ) Mostram apenas realidades locais.
( ) contêm uma visão de mundo em um contexto político-ideológico
( ) Interpretam o pensamento do leitor a respeito do mundo
( ) São neutros e sem nenhuma ideologia
( ) São apenas informações técnicas- AV,V,F,F,F
- BV,F,V,V,F
- CF,V,V,F,F
- DF,F,F,V,F
- EV,F,V,F,V
10Para um cartografo representar um maior numero de detalhes de uma area, qual das escalas abaixo deverá escolher?
- A1:1000
- B1:10000
- C1:25000
- D1:50000
- E1:100000
11Num mapa de escala não referida, a menor distancia entre duas cidades é representada por 5cm. Sabendos-e que a distancia real entre ambas é de 250Km, em linha reta. Com base nestas informações é correto afirmar que o mapa foi desenhado na escala de:
- A1:50
- B1:500 0000
- C1:5 000 000
- D1:2 500 000
- E1:50 000
12Analisando a imagem das isoípsas, é possível determinar, em relação ao Rio, que este terreno é:

- AUm declive mais acentuado do lado oeste e um declive menos acentuado do lado leste.
- BUm aclive mais acentuado do lado leste e um declive mais acentuado do lado oeste
- Cum declive menos acentuado do lado oeste e um declive mais acentuado do lado leste.
- DUm aclive menos acentuado do lado oeste, e um aclive mais acentuado do lado leste
- EUma elevação acentuada de ambos os lados do Rio, que por sua vez é subterrâneo.
13Considere as seguintes informações:
Moscou: 45º Leste
Rio de Janeiro: 45º Oeste
Desconsiderando os horários de verão locais, as coordenadas geográficas permitem determinar que uma competição esportiva realizada em Moscou as 17 horas, seja assistida ao vivo no Rio de Janeiro à(s):- A23 Horas
- B10 Horas
- C13 Horas
- D14 Horas
- E11 Horas
Información
- Descripción
- Simulado de Geografia - Cartografia IBGE 2016
- Autor
- Alex Farias
- Idioma
- Português
- Visitas
- 2.096
- Etiquetas
- Valoración
- 5,0 de 5 · 1 valoración Valora este test