Revisão Filosofia e Ética

Description

Revisão de Filosofia de Prof. Everton Renaud e Prof. Gustavo Gava
Everton Renaud
Flashcards by Everton Renaud, updated more than 1 year ago
Everton Renaud
Created by Everton Renaud over 9 years ago
899
24

Resource summary

Question Answer
REVISÃO DE FILOSOFIA Prof. Everton Renaud Prof. Gustavo Gava
PARADOXO DE ZENÃO O MOVIMENTO É UMA ILUSÃO! O espaço é uma grandeza e pode ser dividido infinitas vezes. Por isso, entre um ponto e outro existem distâncias infinitas. Nunca chegaríamos a lugar algum.
FILOSOFIA E POLÍTICA Em Sócrates existia a figura do filósofo-cidadão. Com sua morte, surge com Platão a ideia de Rei-Filósofo, que deveria coordenar a pólis. Para ele os filósofos deveriam se distanciar dos outros homens para encontrar a Verdade única.
FILOSOFIA E POLÍTICA Aristóteles, no Liceu, ensinava a vida contemplativa (filosófica), acreditando que a atividade intelectual e a atividade política eram diferentes. Para ele, quando mais sábio alguém se torna, mais ele deve ficar só. A vida política só dá felicidade secundária, pois depende das outras pessoas.
FILOSOFIA E POLÍTICA Hoje em dia, mesmo não pensando como Platão ou Aristóteles, ainda assim vemos o governante como um administrador e consideramos que a vida política e a vida das pessoas são distintas. Sendo papel do "administrador" garantir que sejamos liberados das preocupações políticas.
PÓLIS e OIKÍA A oikía era o lugar privado onde o poder era do despotes que dominava pelo uso da força. Somente ele poderia participar da vida pública, que se dava na pólis.
SENSO MORAL Podemos entender que o senso moral é o que nos possibilita agir com as coisas que acontecem em nosso dia a dia. Está no campo dos sentimentos que temos quando interagimos com o mundo. Externa e internamente. Quando expressamos raiva, alegria, entre outras. São essas emoções que acabamos tendo dependendo da situação a qual nos deparamos.
CONSCIÊNCIA MORAL Já a consciência moral vem antes das emoções do senso moral, pois nos possibilita a reflexão perante a situação experienciada no mundo. Antes mesmo de agirmos a partir de uma reação emocional. A consciência moral nos traz o discernimento frente a determinadas situações.
Conhecimento em Aristóteles - OUSÍA OUSÍA é a substância. A "coisa em si". Aquilo que vai além do que pode ser conhecimento sensivelmente. Não é forma pura de pensar, e sim uma maneira de conhecer.
SENSO COMUM É um saber que vem da experiência.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO É um saber sistematizado, chamado de teórico, que explica os fenômenos de forma profunda e detalhada.
BIOÉTICA A bioética, que teve início com a ética médica, é a forma de fazer com que a sociedade progrida científica e tecnologicamente sem ferir a vida humana. É regida pelos princípios: autonomia, beneficência, não maleficência, justiça.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias