esqueleto apendicular/ membro superior

Description

conjunto de cartões sobre EA esqueleto apendicular e membros superior
karla  goes
Flashcards by karla goes, updated more than 1 year ago
karla  goes
Created by karla goes over 6 years ago
76
1

Resource summary

Question Answer
COMO PODE SER CONCEITUADO O ANTEBRAÇO parte do membro superior do homem que vai do cotovelo ao punho.
o que é braço ? a porção proximal do membro superior formada pelo úmero que articula o ombro com a escápula e no cotovelo e na ulna e o rádio que forma o antebraço.
descreva o ulna é um osso que forma o antebraço, sendo o maior deles.
faça uma descrição da mão. a mão é a parte final de cada corpo extremidade superior ( braço) . A mão divide-se geralmente em três regiões carpo, metacarpo (os ossos da alma da mão) e os dedos.
explique sobre a escapula Anatomia do ombro. A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
explique sobre o rádio. É o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises e uma diáfise.
explique sobre a ulna. É o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífises e uma diáfise.
descreva a clavícula A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades, duas faces e duas bordas.
o que é fibroblasto? célula que constitui a base do tecido conjuntivo e que, por diferenciação celular, origina vários elementos, como fibras, colágenos, tendões, aponeuroses etc.
explique o que é fibrócitos. O fibrócito é um fibroblasto que tem menor atividade sintetizante de proteínas, mas que não parou de produzí-las totalmente. Eventualmente, se houver um estímulo adequado, como, por exemplo, nos processos de cicatrização, em que a síntese de colágeno é intensa, o fibrócito volta a transformar-se em fibroblasto.
defina um macrófago. O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo. No tecido conjuntivo se transformam em macrófagos.
qual a função dos plamócitos? Os plasmócitos são células esféricas ou ovóides, cujo citoplasma é habitualmente basófilo em virtude da grande quantidade de ergastoplasma. São células que sintetizam e secretam ativamente grandes quantidades de proteínas - as imunoglobulinas de várias classes, também chamadas genericamente de anticorpos.
descreva linfócitos. Linfócitos são um dos diversos tipos de células de defesa do organismo e pertencem a um grupo de células chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos. Essas células são produzidas na medula óssea e defendem o organismo contra doenças, infecções ou alergias.
funções do tecido adiposo. A função primordial do tecido adiposo é o armazenamento de gordura e servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
função do tecido Conjutivo propriamente Dito . Os tecidos conjuntivos propriamente ditos tem a função de dar sustentação ao nosso corpo, servir como meio para trocas, proteção e armazenamento de gorduras. Isso se deve a um conjunto de moléculas que unem as células aos órgãos dando suporte ao corpo.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Digestive System
cian.buckley
Health and Social Care
NicoleCMB
Sociology Key Words
kazoakley
Revision Timetable
katy.lay
GCSE AQA Biology 1 Adaptations, Competition & Environmental Change
Lilac Potato
GCSE Maths: Geometry & Measures
Andrea Leyden
Physics 2
Peter Hoskins
Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
Henry Kitchen
AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
John O'Driscoll
Frankenstein - Mary Shelley
Johnny Hammer
SFDC App Builder 1 (26-50)
Connie Woolard