3- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP): Funções Essenciais à Justiça

Description

TRE TO Constitucional (Aula 09 - Funções Essenciais à Justiça) Flashcards on 3- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP): Funções Essenciais à Justiça, created by NEUVAN SIQUEIRA on 06/09/2017.
NEUVAN SIQUEIRA
Flashcards by NEUVAN SIQUEIRA, updated more than 1 year ago
NEUVAN SIQUEIRA
Created by NEUVAN SIQUEIRA over 6 years ago
11
1

Resource summary

Question Answer
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi criado pelo o que? pela EC nº 45/2004.
o que é o O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)?. Trata-se de órgão de controle externo do Ministério Público, com atuação em todo o território nacional.
o CNMP integra o Ministério Público? Ao contrário do CNJ (que integra o Poder Judiciário), o CNMP não integra o Ministério Público.
o CNMP tem competência para o que? para efetuar o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
O CNMP é composto de quantos membros? 14 (quatorze) membros, os quais são nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. O mandato dos membros do CNMP é de 2 (dois) anos, sendo admitida uma recondução.
O texto constitucional estabelece idades mínima e máxima para a nomeação dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP? NÃO!
quais são os membros do CNMP? 1 - O Procurador-Geral da República, que o preside; 2 - 4 (quatro) membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada uma de suas carreiras; 3 - 3 (três) membros do Ministério Público dos Estados; 4 - 2 (dois) juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça; 5 - 2 (dois) advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; 6 - Dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
Perceba que, na composição do CNMP, há representantes dE quais instituições? do MPU, dos MPE`s, do Poder Judiciário, da Advocacia e da sociedade. Todos eles serão nomeados pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal.
quem é o Presidente do CNMP? O Procurador-Geral da República
Os membros do CNMP oriundos do Ministério Público (4 do MPU e 3 dos MPE`s) são indicados por quem? pelo respectivo Ministério Público, na forma da lei.
O CNMP deverá escolher, em votação secreta quem? um Corregedor nacional.
O Corregedor nacional deverá ser escolhido entre quem? entre os membros do Ministério Público que integram o Conselho, vedada sua recondução.
quais são As competências do Corregedor nacional? 1 - receber reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministério Público e dos seus serviços auxiliares; 2 - exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e correição geral; 3 - requisitar e designar membros do Ministério Público, delegandolhes atribuições, e requisitar servidores de órgãos do Ministério Público.
Para complementar a atuação do Corregedor nacional, a CF/88 prevê o que? prevê que leis da União e dos Estados criarão ouvidorias do Ministério Público. O objetivo é receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público.
O Presidente do Conselho Federal da OAB oficiará junto ao CNMP? SIM, Logo, ele não poderá ser membro do Conselho.
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conforme já comentamos, é responsável pelo o que? por efetuar o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
as competências do Conselho Nacional do Ministério Público estão enumeradas onde? no art. 130-A, § 2º, CF/88:
quais são as competências do Conselho Nacional do Ministério Público estão enumeradas no art. 130-A, § 2º, CF/88? 1 - Zelar pela autonomia funcional e administrativa do MP, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências. 2 - Zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do MPU e dos MPE's, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência dos TC's. 3 - Receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do MPU ou dos MPE's, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa.
quais é o restante das competências do Conselho Nacional do Ministério Público estão enumeradas no art. 130-A, § 2º, CF/88? 4 Rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de membros do Menos de um ano. 5 - Elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.
qual é um exemplo de atos administrativos praticados por membro ou órgão do Ministério Público e que estão sujeitos ao controle do CNMP ? são a assinatura de um contrato administrativo, a realização de uma licitação ou mesmo a concessão de férias a servidores. administrativo19.
Segundo o STF, o CNMP também tem competência para o que? para apreciar ato de vitaliciamento de membro do Ministério Público, que é uma espécie de ato administrativo.
O MPU e os MPE`s possuem competência disciplinar e correcional? SIM. Mas o CNMP tem competência para avocar (“chamar para si”) processos disciplinares e aplicar sanções administrativas aos membros do Ministério Público.
o CNMP pode rever processos disciplinares julgados há “mais de um ano”? NÃO, se passar muito tempo do julgamento (mais de um ano!), o CNMP não poderá, em nome da segurança jurídica, rever um processo disciplinar. O CNMP somente poderá rever processos disciplinares julgados há menos de um ano.
os membros do Conselho Nacional do Ministério Público deverão ser processados e julgados, nos crimes de responsabilidade, por quem? pelo Senado Federal. Além disso, compete ao STF julgar as ações contra o CNMP (art. 102, I, “r”).
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 2 - Exercícios
Anaximandro Martins Leão
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #6
Eduardo .
Dir. Constitucional - Classificação das Constituições
Lucas Ávila
Direitos da Nacionalidade
Alisson Cesar Fernandes
Direito Constitucional - Pedro Lenza - Capítulo 1
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional
Flavio Negromonte
DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #5
Eduardo .
Conceitos e Princípios da Constituição
Leonardo Tolentino
Jurisdição
Edson Aparecido
Competências dos entes Constituição
Laio Oliveira Brum