Centro Oeste

Description

trabalho de geografia
Gabriel Cassiano GC
Flashcards by Gabriel Cassiano GC, updated more than 1 year ago
Gabriel Cassiano GC
Created by Gabriel Cassiano GC over 6 years ago
86
0

Resource summary

Question Answer
A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região.
Com uma área de 1 606 403,506 km²[5], o Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, superada apenas pela Região Norte, sendo um pouco maior que a área do estado do Amazonas ou da Região Nordeste. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos.
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso e a cidade mais antiga do oeste brasileiro, Vila Boa, atual estado de Goiás e Meya Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela.
Relevo e Clima da região Centro-Oeste. A região Centro-Oeste é um local quente. O clima é o tropical semiúmido, os verões são quentes e chuvosos e o inverno é frio e seco. Isso acontece entre os meses de outubro até março, ou seja, o verão; e de abril a setembro, o inverno.
Economia da região Centro-Oeste. A região Centro-Oeste tem sua economia baseada no setor da agricultura. ... No segmento da agricultura há o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz. Além disso, os grãos que eram plantados nas regiões sul e sudeste também vêm para o Centro-Oeste, que são o café, o trigo e a soja ...
Show full summary Hide full summary

Similar

CENTRO OESTE
Pedro Leite
centro oeste
rayane marina
Centro Oeste
João blogs
5 Regiões do Brasil
Gustavo Silveira6747
Geografia
mirelinha.coppol
OCR GATEWAY CHEMISTRY C1 TEST
Olivia Farrow
Chemical Symbols
Keera
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
2PR101 1.test - 10. část
Nikola Truong