Comércio e vantagem comparativa

Description

Baseado no livro de Microeconomia de Hubbard e O'Brien
Luísa GT
Flashcards by Luísa GT, updated more than 1 year ago
Luísa GT
Created by Luísa GT almost 10 years ago
77
3

Resource summary

Question Answer
O que é vantagem absoluta? É a capacidade de um indivíduo, empresa ou país de produzir maior quantidade de um bem ou serviço do que os seus concorrentes, utilizando a mesma quantidade de recursos.
Vantagens do Comércio Internacional -> Torna uma diversidade de produtos disponível aos consumidores; -> Possibilita a especialização dos países na produção de bens em que eles possuam vantagem comparativa.
O que é vantagem comparativa? Quando ao produzir um bem, você possui menor custo de oportunidade que seu concorrente.
Sistema de mercado: Mercado Perfeitamente Competitivo -> Os bens oferecidos para a venda são todos iguais (os produtos não são diferenciados); -> Os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum deles é capaz de, individualmente, influenciar o preço de mercado.
Lei da Demanda (Ceteris Paribus) Ceteris paribus: "tudo o mais constante" Quando o preço de um produto cai, a quantidade demandada do produto aumenta; quando o preço de um produto aumenta, a quantidade do produto diminui.
Bem normal: Um bem é normal quando a demanda aumenta após um aumento na renda e diminui após uma diminuição na renda. Exemplos: automóveis, celulares, jantar "fora" Bem inferior: Um bem é normal quando a demanda diminui após um aumento na renda e aumenta após uma diminuição na renda. Exemplos: passagens de ônibus, jantar no "bandejão".
Show full summary Hide full summary

Similar

Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
MICROECONOMIA*
Ruthy Vieira
Microeconomia - introdução
Luísa GT
Questões para prova de Microeconomia 3
Patrik Brill
Questões para prova de Microeconomia 5
Patrik Brill
Microeconomia -
glenerdourado
Microeconomia
Euler RA
Trade-offs
Luísa GT
Teoria da Firma.2
Euler RA
Conceitos básicos da Teoria da Produção
Pedro M.