Conceitos básicos da Teoria da Produção

Description

Conceitos básicos da Teoria da Produção
Pedro M.
Slide Set by Pedro M. , updated more than 1 year ago
Pedro M.
Created by Pedro M. over 7 years ago
198
1

Resource summary

Slide 1

    É o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. É importante ressaltar que o conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados métodos de produção, que podem ser intensivos em mão-de-obra (utilizam mais mão-de-obra em relação a outros insumos), intensivos em capital ou intensivos em terra etc.Se, a partir da combinação de fatores, for possível produzir um único produto (ou output), teremos um processo de produção simples; se for possível produzir mais de um produto, teremos um processo de produção múltiplo, ou produção múltipla.A escolha do método ou processo de produção depende de sua eficiência. O conceito de eficiência pode ser enfocado do ponto de vista técnico ou tecnológico, ou do ponto de vista econômico.Um método é tecnicamente eficiente (eficiência técnica ou tecnológica) quando, comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto. A eficiência econômica está associada ao método de produção mais barato (isto é, os custos de produção são menores) relativamente a outros métodos.
    Produção

Slide 2

    O empresário, ao decidir o quê, como e quanto produzir, com base nas respostas do mercado consumidor, variará a quantidade utilizada dos tutores, para com isso variar a quantidade produzida do produto. A função produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num determinado período de tempo.A função produção assim definida admite sempre que o empresário esteja utilizando a maneira mais eficiente de combinar os fatores e, conseqüentemente, obter a maior quantidade produzida do produto. Ou seja, supomos que a questão da melhor tecnologia de produção já esteja resolvida pela área de Engenharia.É possível representar a função produção, analiticamente, da seguinte maneira:q = f(x1,x2,x3, ..., xn)
    onde: q é a quantidade produzida do bem ou serviço, num determinado período de tempo; x1, x2, x3, ..., xn, identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores de produção; f indica que q depende, ou seja, é uma função da quantidade de insumos utilizados.Para efeitos didáticos, costuma-se considerá-la com uma função de apenas duas variáveis: q = f (N,K)onde:N = a quantidade utilizada de mão-de-obra;K = a quantidade utilizada de capital.Supõe-se que todas as variáveis (q, N K) são expressas num fluxo no tempo, isto e, consideradas ao longo de um dado período de tempo (produção mensal, produção anual etc.). Supõe-se também que o nível tecnológico está dado.
    Função Produção

Slide 3

    Fatores de produção variáveis são aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção varia. Por exemplo: quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e maior quantidade de matérias-primas. Fatores de produção fixos são aqueles cujas quantidades não variam quando o produto varia. Por exemplo: as instalações da empresa e a tecnologia, que são fatores que só são alterados a longo prazo.A análise microeconômica considera dois tipos de relações entre a quantidade produzida e a quantidade utilizada dos fatores:Na função de produção, quando alguns fatores são considerados fixos e outros variáveis, identifica-se o que a teoria denomina uma situação de curto prazo. Ou seja, curto prazo é o período de tempo onde pelo menos um fator de produção se mantém fixo. Nesse sentido, o curto prazo para uma siderúrgica será maior que o curto prazo para uma padaria, já que as instalações de uma siderúrgica demandam mais tempo para ser alteradas do que as instalações de uma padaria.Quando todos os fatores da função de produção são considerados variáveis, identifica-se uma situação de longo prazo.A seguir desenvolvemos a Teoria da Produção de acordo com as duas situações acima: curto e longo prazo.
    Fatores Fixos e Fatores Variáveis

Slide 4

    Tomemos uma função de produção simplificada, ou seja, com apenas dois fatores (um fixo e outro variável):q = f(N, K)onde:q = quantidade;N = mão-de-obra (fator variável);K = capital (fator fixo).Nesse caso, a quantidade produzida, para que possa variar, dependerá da variação da quantidade utilizada do fator variável, a mão-de-obra. Podemos então expressar a função produção simplesmente como:q = f(N)Conceitos de Produto Total, Produtividade Média e Produtividade MarginalProduto total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.Produtividade média do fator: É o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. Temos então:a) Produtividade média da mão-de-obra:           Pmen =  quantidade do produto/número de trabalhadores 
    Análise de curto prazo
    b) Produtividade média do capital:                   Pmek = quantidade do produto/número de máquinasProdutividade marginal do fator: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator. Ou seja, é a variação do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.a) Produtividade marginal da mão-de-obra:                   Pmgn = variação do produto/acréscimo de 1 unidade de mão-de-obrab) Produtividade marginal do capital:                       Pmgk = variação do produto/acréscimo de 1 unidade do fator capitalEspecificamente no caso da agricultura, podemos definir também a produtividade do fator terra (área cultivada). Temos então:c) Produtividade média da terra:                quantidade produzidaPmet =                    área cultivadad) Produtividade marginal da terra:           Pmgt, =  variação do produto/acréscimo de 1 unidade de área cultivada

Slide 5

    Um dos conceitos mais conhecidos entre os economistas, dentro da Teoria da Produção, é o da Lei ou Princípio dos Rendimentos Decrescentes, que pode ser assim enunciado: elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, continuará a crescer, mas a taxas decrescentes (ou seja, com acréscimos cada vez menores); continuando o incremento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um máximo, para depois decrescer. Exemplo: considerando-se dois fatores: terra (fixo) e mão-de-obra (variável), podemos verificar que, se várias combinações de terra e mão-de-obra forem utilizadas para produzir arroz e se a quantidade de terra for mantida constante, os aumentos da produção dependerão do aumento da mão-de-obra utilizada na lavoura. Nesse caso, a produção de arroz aumentará até certo ponto e depois decrescerá, isto é, a maior quantidade de homens para trabalhar, associada à área constante de terra, permitirá que a produção cresça até um máximo e depois passe a decrescer. Como a proporção entre os fatores fixo e variável vai se alterando, quando aumenta a produção, essa Lei também é chamada de Lei das Proporções Variáveis.A Lei dos Rendimentos Decrescentes é tipicamente um fenômeno de curto prazo, com pelo menos um insumo fixo. A nível de uma firma individual, não é fácil imaginar que um empresário racional permita que a situação chegue ao ponto de o produto marginal ser negativo. Antes que isso ocorra, ele por certo procurará investir em novas instalações, ou comprar mais máquinas.A nível agregado, existe um exemplo clássico na literatura econômica, denominado desemprego disfarçado, que pode ser verificado em agriculturas de subsistência, em países subdesenvolvidos. São agriculturas não voltadas ao mercado (por exemplo, a roça), com famílias muito numerosas, de sorte que a retirada de parte dessa população do campo não provocaria queda do produto agrícola (ou seja, a produtividade marginal na mão-de-obra é nula). A transferência desse tipo de mão-de-obra para as regiões urbanas, embora em atividades de pouca qualificação, pode ser um dos primeiros requisitos para que um país inicie um processo de industrialização e de crescimento econômico.
    Lei dos Rendimentos Decrescentes

Slide 6

    Análise de longo prazo A hipótese de que todos os fatores são variáveis caracteriza a análise de longo prazo. A função de produção simplificada, considerando a participação de apenas dois fatores de produção, é representada da seguinte forma: q = f(N,K) A suposição de que todos os fatores de produção variam, inclusive o tamanho da empresa, dá origem aos conceitos de economias ou deseconomias de escala. Economias do Escala ou Rendimentos de Escala Os rendimentos de escala ou economias de escala representam a resposta da quantidade produzida a uma variação da quantidade utilizada de todos os fatores de produção, ou seja, quando a empresa aumenta seu tamanho. Os rendimentos de escala podem ser:Rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala): Ocorrem quando a variação na quantidade do produto total é mais do que proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção. Por exemplo, aumentando-se a utilização dos fatores em 10%, o produto cresce 20%. Equivale a dizer que a produtividade dos fatores aumentou. Pode-se apontar como causas geradoras dos rendimentos crescentes de escala:
    a) maior especialização no trabalho, quando a empresa cresce; b) a existência de indivisibilidades entre os fatores de produção (por exemplo, numa siderúrgica, como não existe "meio forno"; quando se adquire mais um forno, deve ocorrer um grande aumento na produção). Rendimentos constantes de escala: Ocorrem quando a variação do produto total é proporcional à variação da quantidade utilizada dos fatores de produção: aumentando-se a utilização dos fatores em 10%, o produto também aumenta em 10%. Rendimentos decrescentes de escala (ou deseconomias de escala): Ocorrem quando a variação do produto é menos do que proporcional à variação na utilização dos fatores: por exemplo, aumenta-se a utilização dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Houve, nesse caso, uma queda na produtividade dos fatores.A causa geradora dos rendimentos decrescentes de escala reside no fato de que o poder de decisão e a capacidade gerencial e administrativa são "indivisíveis e incapazes de aumentar"; ou seja, pode ocorrer uma descentralização nas decisões que faça com que o aumento de produção obtido não compense o investimento feito na ampliação da empresa.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Questões para prova de Microeconomia 3
Patrik Brill
Finanças Públicas
Aline Cunha
Introdução à Economia
Aline Cunha
Microeconomia
Clemente Neto
Microeconomia - introdução
Luísa GT
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503