Contabilidade Básica

Description

Flashcards on Contabilidade Básica, created by Rique_Nistal on 09/07/2014.
Rique_Nistal
Flashcards by Rique_Nistal, updated more than 1 year ago
Rique_Nistal
Created by Rique_Nistal over 9 years ago
136
2

Resource summary

Question Answer
Na visão patrimonialista, que espécie de conhecimento da situação patrimonial é encontrada num dado momento? Estático.
Na visão patrimonialista, que espécie de conhecimento da situação patrimonial é encontrada em variações de fatos administrativos? Dinâmico.
Qual o conceito de Contabilidade? É uma ciência que visa: -estudar; -controlar; e -revelar o real estado do patrimônio das entidades.
Qual o objeto da Contabilidade? É o estudo do patrimônio das Entidades.
Quais são os princípios de Contabilidade obrigatórios com Condição de Legitimidade das NBC's? Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro Pelo Valor Original, Competência e Prudência.
Qual o princípio contábil que reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, afirma autonomia patrimonial, diferenciação de patrimônios, que não se confunda com o patrimônio dos sócios e que reconhece que o patrimônio não pertence aos sócios, mas sim numa unidade de natureza contábil? Entidade.
Qual o princípio contábil que pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e leva-se em conta esta circunstância? Continuidade.
Qual o princípio contábil que refere-se à apresentação de componentes para produzir informações íntegras e tempestivas? Oportunidade.
Qual o princípio contábil que considera que os componentes sejam registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional? Registro Pelo Valor Original.
A qual Base de Mensuração estamos nos referindo? "Ativos registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa pelo valor justo para adquirí-los na data da aquisição". Custo Histórico.
Ao se integrar ao patrimônio, qual Base de Mensuração pode ocasionar variações em ativos e passivos? Variação do Custo Histórico.
A Variação do Custo Histórico possui 5 fatores. Diga a qual deles pertence o texto abaixo: "ativos reconhecidos por valores em caixa ou equivalentes, os quais teriam de ser pagos se fossem adquiridos na data ou no período das Demonstrações Contábeis". Custo Corrente.
A Variação do Custo Histórico possui 5 fatores. Diga a qual deles pertence o texto abaixo: "ativos mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes, que poderiam ser vendidos de forma ordenada". Valor Realizável.
A Variação do Custo Histórico possui 5 fatores. Diga a qual deles pertence o texto abaixo: "ativos/passivos mantidos por valor presente, descontado do fluxo futuro da entrada/saída líquida de caixa". Valor Presente.
A Variação do Custo Histórico possui 5 fatores. Diga a qual deles pertence o texto abaixo: "ativo trocado/passivo liquidado,sem favorecimentos". Valor Justo.
A Variação do Custo Histórico possui 5 fatores. Diga a qual deles pertence o texto abaixo: "os efeitos de alteração monetária devem ser reconhecidos mediante ajustamento de expressão formal dos componentes patrimoniais". Atualização Monetária.
Sobre os princípios de contabilidade, diga de quem são resultantes a moeda, a necessária atualização da expressão formal em moeda nacional e que a atualização monetária não representa nova avaliação? São resultantes da adoção da Atualização Monetária.
Qual princípio contábil determina que transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independente de pagamento/recebimento, pressupondo simultaneidade na confrontação de receitas x despesas correlatas? Competência.
Qual o princípio contábil que determina adoção de menor valor para o ativo e maior para o passivo, sempre que apresente alternativas iguais e pressupõe condições de precaução quando ocorrer incerteza? Princípio da Prudência.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Entidade? Destinação Social e Obrigatoriedade na prestação de contas pelos agentes públicos.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Continuidade? Estrito cumprimento da Destinação Social do seu Patrimônio, enquanto durar sua finalidade.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Oportunidade? Integridade e fidedignidade de atos/fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública. Integridade e Fidedignidade dizem respeito às variações serem reconhecidas na sua totalidade,com ou sem formalidades legais, atendendo à essência sobre a forma.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio do Registro Pelo Valor Original? Valor Original não se confunde com custo histórico, em consensos de agente interno/externo, com base em valores de entrada > histórico, corrigido e corrente. Ou saída > liquidação, realização, fluxo de benefício e valor justo.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Atualização Monetária, apesar de ter sido revogada? Identificação e definição de valores para atualizar monetariamente.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Competência? Atos e Fatos devem ser contabilizados por competência, evidenciadas nas Demonstrações Contábeis a que competem.
De acordo com a Lei 1.111/07, qual é a perspectiva do setor público sobre o princípio da Prudência? Quando houver possibilidade de novos lançamentos, haverá troca de componentes/valores. Não deve considerar excessos ou manipulações de resultado. Pelo contrário, deve ter informações verídicas e impessoais.
Qual o objetivo da Contabilidade? Manter o Controle do patrimônio das Entidades.
Qual a finalidade da Contabilidade? Fornecer informações aos usuários da contabilidade.
As funções da contabilidade são meios de se atingir seu objetivo. Quais são essas funções? Registro, Classificação, Demonstração e Análise dos fenômenos que ocorrem no Patrimônio das Entidades.
O que são Fatos Contábeis? São acontecimentos que alteram o Patrimônio ou, ainda, o PL.
Dentre os Fatos Contábeis existentes, qual é o fato que provoca somente uma troca de valores nos componentes do ativo/passivo sem alterar a situação líquida da empresa? Fato Permutativo (Qualitativo ou compensativo).
Qual é o fato contábil que modifica a situação líquida da empresa? Modificativos (ou quantitativos).
Um fato Modificativo que envolve uma conta patrimonial e uma de receita - aumentando o PL - é um fato modificativo aumentativo ou diminutivo? Fato Modificativo Aumentativo.
Um fato Modificativo que envolve uma conta patrimonial e uma de despesa - diminuindo o PL - é um fato modificativo aumentativo ou diminutivo? Fato Modificativo Diminutivo.
Qual é o nome do fato contábil que envolve,ao mesmo tempo, um fato permutativo e outro modificativo? Fato Misto (ou composto).
Um fato que envolve, ao mesmo tempo, duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita, são fatos Mistos aumentativos ou Diminutivos? Fato Misto Aumentativo.
Um fato que envolve, ao mesmo tempo, duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa, são fatos Mistos aumentativos ou Diminutivos? Fato Misto Diminutivo.
Explique o que são Atos Administrativos? Não produz de imediato qualquer alteração no patrimônio e não deve ser registrado na contabilidade.
As Contas são classificáveis em três tipos, quais são? Agentes Consignatórios, Correspondentes e Proprietário.
As Contas de caráter Consignatórios representam que tipo de contas de uma empresa? Valores Materiais/Imateriais, são os bens da sociedade.
As Contas de caráter Correspondentes representam que tipo de contas de uma empresa? Direitos e Obrigações.
As Contas de caráter Proprietário representam que tipo de contas de uma empresa? Contas do PL e suas Variações, inclusive Receitas e Despesas.
A Teoria Patrimonialista considera o Patrimônio como o objeto a ser Administrado e separa as contas em duas situações. Quais são elas? Estática e Dinâmica.
A Teoria Patrimonialista considera o Patrimônio como o objeto a ser Administrado e separa as contas em duas situações. Qual delas representa o A=PE + PL? Situação Estática.
A Teoria Patrimonialista considera o Patrimônio como o objeto a ser Administrado e separa as contas em duas situações. Qual delas representa as Receitas e Despesas? Situação Dinâmica.
As contas patrimoniais são de situação estática de um patrimônio, já as contas de resultado são? Situação Dinâmica.
As contas de resultado são de situação dinâmica que alteram o PL, já as contas de resultado são? Situação Dinâmica.
"Situação de dívida de responsabilidade da conta, que representam bens, direitos, despesas e custos, com saldo Devedor". Este texto trata da classificação do Débito, Crédito ou Saldo? Débito.
"Situação de direito de haver da conta, que representam obrigações, PL e receitas, com saldo credor". Este texto trata da classificação do Débito, Crédito ou Saldo? Crédito.
"Diferença entre o valor de Débito e do Crédito, podendo ser Devedor, Credor ou Nulo". Este texto trata da classificação do Débito, Crédito ou Saldo? Saldo.
Quando o Valor do Débito for superior ao valor do Crédito, ele será Devedor, Credor ou Nulo? Devedor.
Quando o Valor do Crédito for superior ao valor do Débito, ele será Devedor, Credor ou Nulo? Credor.
Quando o Valor do Débito for igual ao valor do Crédito, ele será Devedor, Credor ou Nulo? Nulo.
Quais são os dois grupos em que as contas contábeis podem ser classificadas? Patrimoniais e de Resultado.
Que tipo de Contas representam os bens, direitos e obrigações, bem como o PL, dividindo-se em ativas e passivas, num dado momento, em Balanço Patrimonial? Contas Patrimoniais.
Que tipo de Contas representam Despesas e Receitas, aparecendo durante o exercício social, não fazendo parte do Balanço Patrimonial, mas podendo apurar o RE? Contas de Resultado.
Quais são as contas de Resultado que decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços? Despesas.
Quais são as contas de Resultado que decorrem da venda de bens e da prestação de serviços a terceiros? Receitas.
Quais são as contas de Resultado que decorrem do valor gasto com bens e serviços para produção de outros bens e serviços? Custos.
Diferencie Custo x Despesa. Custos tem capacidade de serem atribuídos ao produto final. Despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
Qual é o tipo de Conta que faz controle do sistema patrimonial, sem fazer parte do patrimônio? Contas de Compensação.
Qual é a fórmula de Equação Patrimonial? PL=A-P
Qual é a denominação de Passivo maior que o Ativo? Passivo a Descoberto.
Qual é o Regime Contábil em que o financeiro faz registro de documentos na data que foram pagos ou recebidos? Regime de Caixa.
Qual é o Regime Contábil em que ocorre registro de documento na data em que o evento aconteceu? Regime de Competência.
Dentre os Estornos e Retificações de Lançamentos, qual é a circunstancia em que ocorre duplicidade de lançamentos ou erro da conta debitada/creditada? Estorno.
Dentre os Estornos e Retificações de Lançamentos, qual é a circunstancia em que ocorre a correção de valor anteriormente registrado, aumentando-o ou reduzindo-o? Complementação.
Dentre os Estornos e Retificações de Lançamentos, qual é a circunstancia em que ocorre a regularização de conta debitada/creditada indevidamente, através da transposição para a conta adequada? Transferência.
O que deverá ser feito em casos de lançamentos fora de época? Deverão Justificar seus atrasos.
O que é o Plano de Contas? Conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia trabalhos contábeis, além de servir de parâmetro para elaboração das Demonstrações Contábeis, devendo ser personalizada, específica para cada entidade.
Qual é o principal objetivo do Plano de Contas? Estabelecer normas de conduta para o registro de operações da organização.
Quais são os 3 principais objetivos do Plano de Contas? Atender necessidades de informação da empresa, observar formato compatível com os PCs, BP e demais demonstrações, e adaptar-se aos agentes externos.
O que é Elenco de Contas? É a relação dos títulos das contas, chama-se também de Quadro de Contas.
Qual é o nome do quadro explicativo de uso adequado das contas constantes do Elenco de Contas? Manual das Contas.
O que o Manual das Contas apresenta em seu quadro explicativo? Função de cada Conta; Funcionamento de cada conta; e Natureza do Saldo de cada Conta.
O que uma conta deve apresentar, para efeitos de Plano de Contas? Título, Função, Funcionamento, Classificação, Grupamento, Códigos, etc.
No Manual de Contas, qual é o efeito que se caracteriza pela sua ação, para que serve ou qual o papel que desempenha na escrituração? Função das Contas.
No Manual de Contas, qual é o efeito que se caracteriza por estabelecer a relação da conta com as demais outras, evidenciando como se comporta diante de seu objeto, como se credita/debita, natureza de seu saldo e as contas que normalmente tem contato? Funcionamento das Contas.
Para que serve a Escrituração Contábil? Para Controle do Patrimônio.
Qual outras definições para a palavra CONTA? Componente Patrimonial e Elemento.
Quais são os livros contábeis obrigatórios? Livro Diário e Razão.
Cite a quem pertence essas características: "figura que representa o livro razão, sendo um resumo. No Ativo, os aumentos serão demonstrados do lado esquerdo e diminuição no lado direito. No Passivo, os aumentos e diminuições serão ao contrário". Razonete.
Qual o livro contábil em que ocorre escrituração na medida do acontecimento de cada fato, sendo registrados todos os fatos? Livro Diário.
Qual o livro contábil em que os fatos são registrados individualmente, com visão geral das contas? Livro Razão.
"É facultado às PJ que possuírem filiais, sucursais e agências, manter contabilidade não centralizada, devendo incorporar, ao final de cada mês, na escrituração da matriz, os resultados de cada uma delas". Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro.
O Livro Diário deverá ter escrituração resumida, não superior a 1 mês. Este livro é obrigatório? Sim.
"PJ com base no Lucro Real, deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizadas para resumir e totalizar, por conta ou subconta, lançamentos efetuados no Livro Diário". Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro.
O que pode acontecer quando não houver manutenção do Livro Razão? Ocorrerá arbitramento do Lucro da PJ.
Além do Livro Diário e Razão, quais são os Livros Contábeis que a PJ deverá manter? Registro do Inventário, Registro de Entradas (Compras), Apuração do Lucro Real (LALUR), Registro Permanente de Estoque e Movimentação de Combustíveis.
O que deverá conter no Livro Contábil do Inventário? Bens Tangíveis (bens e materiais).
Fale sobre a conservação de Livros e Comprovantes. É obrigatório conservar documentos contábeis, enquanto não são prescritas ações para a situação.
Em caso de Extravio de livros, fichas, documentos e papéis de interesse da escrituração, o que a entidade deverá fazer? Publicar em jornal local de grande circulação e comunicar em 48hs o registro do comércio, com cópia para a Secretaria da Receita Federal.
Comprovantes contábeis de exercícios futuros, serão conservados até quando? Até que se constitua créditos tributários relativos a esses exercícios.
Quem é o responsável pela Escrituração Contábil? É o profissional qualificado, mas em sua substituição será o contribuinte ou pessoa designada. Mas mesmo ocorrendo designação, a responsabilidade é do contribuinte.
Legalmente habilitado, o titular de empresa individual, sócio, acionista ou diretor da sociedade pode assinar demonstrações da empresa e assumir responsabilidade? Sim.
Como deverá ser feita a escrituração? Completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individualização e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano.
Se houver livro próprio, poderá a escrituração contábil ter códigos e abreviaturas? Sim.
Em determinação do Lucro Real, algumas escriturações poderão ser feitas no LALUR? Sim.
O Balanço ou Balancete deverá ser transcrito no Livro Diário? Sim.
Como se contabiliza os Juros Ativos? D - Caixa C - Dupls a Receber C - Juros Ativos
Como se contabiliza os Juros Passivos? D - Dupls a Pagar D - Juros Passivos C - Caixa
Como se contabiliza os Descontos Financeiros OBTIDOS? D - Fornecedores C - Caixa/Banco C - Receitas Financeiras
Como se contabiliza os Descontos Financeiros Concedidos? D - Caixa/Banco D - Despesas Financeiras C - Dupls a Receber
Como se contabiliza os Descontos Comerciais CONCEDIDOS pelo registro da Receita? D - Descontos Concedidos D - Clientes C - Receita de Vendas
Como se contabiliza os Descontos Comerciais CONCEDIDOS pelo Recebimento? D - Caixa/Banco C - Clientes
Como se contabiliza os Descontos Comerciais OBTIDOS pelo registro da Compra? D - Estoque C - Fornecedores C - Descontos Obtidos
Como se contabiliza os Descontos Comerciais OBTIDOS pelo pagamento? D - Fornecedores C - Caixa/Banco
Como se contabiliza eventos de COMPRA com ICMS? D - Mercadoria D - ICMS a Recuperar C - Caixa/Fornecedores
Como se contabiliza eventos de VENDA com ICMS? D - Caixa/Clientes D - ICMS s/ vendas C - Receita Bruta C - ICMS a Recolher
Como se contabiliza o IRPJ/CSLL no Lucro Real Trimestral pela provisão efetiva no final do trimestre? D - IRPJ/CSLL C - Provisão para IRPJ/CSLL
Como se contabiliza o IRPJ/CSLL no Lucro Real Anual mensalmente (estimativas) por provisão Temporária? D - IRPJ/CSLL C - Provisão para IRPJ/CSLL
Como se contabiliza o IRPJ/CSLL no Lucro Real Anual mensalmente (estimativas) pelo Recolhimento da Estimativa Mensal? D - IRPJ/CSLL estimativa C - Banco
Como se contabiliza o IRPJ/CSLL no Lucro Real Anual no final do ano calendário (31/12), em provisão efetiva? D - IRPJ/CSLL C - Provisão para IRPJ/CSLL
Como se contabiliza o IRPJ/CSLL no Lucro Real Anual pela compensação dos recolhimentos por estimativas mensais? D - Provisão para IRPJ/CSLL C - IRPJ/CSLL estimativa
Como se contabiliza o IPI? D - Estoque de Matéria-Prima D - IPI a Recuperar D - ICMS a Reuperar C - Fornecedores
Ao término de apuração do IPI, como se contabiliza a transferência dos saldos das contas? D - IPI a Recolher C - IPI a Recuperar
Como se contabiliza o ISS pela RETENÇÃO? D - Fornecedores C - ISS a Pagar
Como se contabiliza o pagamento de ISS RETIDO? D - ISS a Pagar C - Caixa/Bancos
Em Regime Não Cumulativo, como se contabiliza o PIS/COFINS? D - PIS a Recuperar D - Cofins a Recuperar C - Fornecedores
Como se contabiliza os ALUGUÉIS para Apropriação (Provisão)? D - Despesa com Aluguéis C - Aluguéis a Pagar
Como se contabiliza os ALUGUÉIS para Pagamento? D - Aluguéis a Pagar C - Caixa/Bancos
Em Variação Monetária e Cambial, como se contabiliza a Variação Ativa? D - Clientes do Exterior C - Variação Monetária Ativa
Em Variação Monetária e Cambial, como se contabiliza a Variação Passiva? D - Variação Monetária Passiva C - Fornecedor do Exterior
Como se contabiliza a Folha de Pagamento por Salários e Aviso Prévio Indenizado? D - Folha de Pagamento C - Salários e Ordenados a Pagar
Como se contabiliza FGTS em Folha de Pagamento? D - FGTS sobre Folha de Pagamento C - FGTS a Recolher
Como se contabiliza INSS da Folha de Pagamento? D - INSS - Folha de Pagamento C - INSS a Recolher
Como se contabiliza a Contribuição Sindical, INSS, 13º salário e IRRF descontado em Folha? D - Salários e Ordenados a Pagar C - Contribuição Social a Recolher C - IRRF a Recolher C - INSS a Recolher
Como se contabiliza o Vale Transporte deduzido de Empregados? D - Salários e Ordenados a Pagar C - Vale-Transporte
Como se Contabiliza o Plano de Alimentação do trabalhador deduzido de empregados? D - Salários e Ordenados a Pagar C - Programa de Alimentação de Empregados
Como se contabiliza o valor total de NF de Compra? D - Estoque de Mercadorias C - Fornecedores
Como se contabiliza o ICMS recuperável de uma Compra? D - ICMS a Reuperar C - Estoque de Mercadorias
Como se contabiliza o Frete de uma Compra? D - Estoque de Mercadorias C - Fornecedores
Como se contabiliza parcelas de PIS/COFINS não cumulativo? D - PIS a Recuperar D - COFINS a Recuperar C - Estoque de Mercadorias
Como se contabiliza a Receitas de Vendas? D - Clientes ou CAIXA/BANCO C - Vendas de Mercadorias
Como se contabiliza a baixa de estoques vendidos? D - CMV C - Estoque de Mercadorias
Nas vendas, como se contabiliza o IPI? D - Dupls. a Receber/Clientes/Banco C - Receita de Vendas C - IPI a Recolher
Nas vendas, como se contabiliza a Apuração do IPI? D - IPI a Recolher C - IPI a Recuperar
Nas vendas, como se contabiliza o ICMS? D - ICMS s/ vendas C - ICMS a Recolher
Nas vendas, como se contabiliza a apuração do ICMS? D - ICMS a Recolher C - ICMS a Recuperar
Nas vendas, como ocorre a contabilização do IPI e ICMS apurado? D - ICMS a Recuperar D - IPI a Recuperar C - Caixa/Bancos
Como se contabiliza PIS e COFINS sobre Vendas? D - PIS/COFINS sobre Vendas C - PIS/COFINS a Recolher
Como ocorre o pagamento de PIS/COFINS sobre Vendas? D - PIS/COFINS a Recolher C - Banco/Caixa
Como ocorre a contabilização da Depreciação? D - Despesa com Depreciação C - Depreciação Acumulada
Como se contabiliza a Baixa de Bens quando não há perda e nem ganho? D - Cliente C - Imobilizado
Quando o imobilizado foi vendido a maior, como ocorre a Contabilização? D - Clientes a Receber C - Imobilizado C - Ganho s/ venda
Quando o imobilizado foi vendido a menor, como ocorre a Contabilização? D - Clientes a Receber D - Perda s/ vendas C - Veículos
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Caixa? Boletim de Caixa.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Bancos? Extrato Bancário e Conciliações.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Aplicações Financeiras? Extrato de Aplicação Financeira e Planilha.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Duplicatas a Receber? Relatório de Contas a Receber.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Créditos a Receber? Contratos e Planilhas.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Impostos a Recuperar? Livro de Apuração ICMS e IPI, Dacon (PIS e Cofins), DIPJ (CSLL e IRPJ), DCTF, PERDCOMP e respectivas planilhas de acompanhamento da utilização do crédito.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Adiantamentos? Relatório do Financeiro ou do RH.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Estoque? Livro de Inventário de Estoque, Relatórios Mensais do Setor de Estoque.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Despesas a Apropriar? Planilhas de Apropriação.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Realizável a Longo Prazo? Contratos e Planilhas.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Permanente - Investimentos? Balanço da Empresa Coligada ou Controlada.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Permanente - Imobilizado? Sistema do Ativo Imobilizado, planilhas dos bens e controles de depreciação.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Permanente - Diferido? Planilha ou sistema de controle e amortização.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Fornecedores? Relatório do Setor do Contas a Pagar e Conciliações.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Empréstimos a Pagar? Contratos e planilhas de apropriação de encargos.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Tributos a Recolher? Composição de Saldos, recolhimento no mês subsequente, DCTF, DACON e DIPJ
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Salários a Pagar? Folha de Pagamento.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Provisão de Férias e 13º salário? Respectivos relatórios fornecidos pelo RH.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Outras Contas a Pagar? Relatório, Planilha, composição de saldo e/ou pagamento subsequente.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Exigível a Longo Prazo? Contratos e Planilhas de Apropriação de Encargos.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Patrimônio Líquido? Capital Social e consistências dos lançamentos nas contas.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Receitas? Livros Fiscais do ICMS, IPI ou ISS de saída de Mercadorias/Produtos.
Nas conciliações contábeis, com qual documento deve ser conferida a conta Despesas? Lançamentos com base em documentos hábeis, livros de entrada de Mercadorias, etc.
Para que servem as Conciliações Contábeis? Para provar que o profissional não agiu de forma enganosa.
Assuntos Previdenciários e Trabalhistas, competem a qual setor? Departamento Pessoal.
Assuntos de Apuração de Tributos, registros e escriturações, competem a qual setor? Departamento Fiscal.
Assuntos de Demonstrações Contábeis, escrituração de livros, controle de bens, declarações, competem a qual setor? Departamento Contábil.
Assuntos Contratuais, constituições, extinção de empresa, competem a qual setor? Societária e Paralegal.
Assuntos de entrada/saída de documentos, competem a qual setor? Expedição.
Assuntos de atendimento ao público, competem a qual setor? Recepção.
Assuntos de orientação tributária, fiscal, competem a qual setor? Assessoria.
Assuntos de preenchimentos, cálculos, informações, competem a qual setor? Consultoria.
O Balancete de Verificação é considerado obrigatório pela Lei 6.404/76? Não, mas ele é extremamente útil, servindo como base para a DRE e Balanço Patrimonial
Qual é o objetivo do Balancete de Verificação? Verificar se o total de Débitos é igual ao total de Créditos.
Para que serve o Balancete de Verificação? Serve para dar exatidão aos lançamentos do Razão.
Quais são as duas classificações no Balancete de Verificação? São o Movimento (com Débito e Crédito) e o Saldo (com Devedores e Credores).
Dentro do Balancete, existem as classificações de Movimento e Saldo. As duas são obrigatórias? Não, apenas o Saldo é obrigatório.
Dentro do balancete, a quem se destina o Débito e o Crédito? Movimento.
Dentro do Balancete, a quem se destina os Devedores e Credores? Saldos.
A empresa pode, além de demonstrar movimentos e saldos, destacar o período anterior para fins de comparação? Sim. A empresa pode demonstrar os SALDOS do período anterior.
As contas de saldo 0 (zero) são obrigadas a constar no saldo? Não. Neste caso é optativo.
Quando um Balancete de Verificação poderá estar incorreto? Quando a soma dos Débitos não for igual aos Créditos.
Quando houver diferenças no balancete, deve-se prosseguir com as outras demonstrações? Não, pois deve-se, primeiramente, solucionar o problema.
A inversão de contas poderão gerar os mesmos totais em um balancete. Mas, neste caso, o lançamento estaria incorreto? Sim, pois não esta inversão gera uma interpretação incoerente das contas.
Quais são os objetivos do Balanço Patrimonial? Apresentar a situação patrimonial e financeira de uma entidade, em determinada data, de forma estática; facilitar a análise da variação desse patrimônio em um determinado período, saber o quanto é financiado com recursos de terceiros, grau de endividamento e Liquidez da entidade.
Para que é destinado o Balanço Patrimonial? Evidenciar, qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade.
Como são classificadas as contas do Balanço Patrimonial? São classificadas segundo os elementos que as registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial pode ser publicado com indicação dos valores de exercício anterior? Por quê? Sim, para fins de comparação.
No Balanço Patrimonial, qual a definição de Ativo? São Bens, Direitos e Aplicações de Recursos, capazes de gerar benefícios econômicos futuros.
No Balanço Patrimonial, qual a definição de Passivo? São Origens de Recursos representados pelas obrigações para com terceiros, em que exigirão ativos para sua liquidação.
No Balanço Patrimonial, qual a definição de Patrimônio Líquido? São Recursos Próprios da Entidade.
Como deve ocorrer o agrupamento de contas no Balanço Patrimonial? Com elementos de mesma natureza, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas correntes".
Como ocorre os procedimentos para elaboração do Balanço Patrimonial? Ao término do exercício, elabora-se o Balancete, relacionando todas as contas do Razão. Mas os registros contábeis não acompanham a dinâmica, aumentando e diminuindo, sem que a contabilidade registre tais variações. Daí, ocorre a necessidade de se proceder a DRE e, consequentemente, o Balanço Patrimonial.
Quais são os ajustes e reclassificações patrimoniais do Balanço Patrimonial? São realizados vários ajustes, como estoques, empréstimos... Provisões para IRPJ/CSLL.
Como ocorrem os Lançamentos de Encerramento do Exercício? Debita/Credita as contas de Despesa/Receita, e debita/credita uma conta transitória chamada ARE. O Saldo do ARE vai para "Resultados a Destinar", que será distribuída a contas patrimoniais.
Qual o principal objetivo da DRE? Apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de 12 meses.
Na apuração da DRE, como serão computadas as contas, em obediência ao princípio da competência? Receitas e Rendimentos ganhos no período. (-) Custos, Despesas, Encargos ou Perdas
Na DRE, soma-se todas as Vendas e Prestações de Serviços e faz a dedução de Devoluções, Abatimentos e Impostos Incidentes sobre Vendas. Chega-se, então a qual resultado? Chega-se ao ROL (Receita Operacional Líquida).
Na DRE, quando deduzimos os custos de vendas, sendo o CPV, CMV e CSP, a partir do ROL, chega-se, então, a qual resultado? Ao ROB (Resultado Operacional Bruto).
Na DRE, a partir do ROB, quais são as Contas que deduzimos e adicionamos para chegar ao Resultado Operacional Antes do IR e do CSLL? Deve-se deduzir Despesas Operacionais (vendas e administrativas) e financeiras líquidas (financeiras e variações monetárias/cambiais passivas). Após, adiciona-se Outras Receitas e Despesas (Resultado de Equivalência Patrimonial,Venda de Bens/Direitos do ANC (-)Custo da Venda de Bens/Direitos do ANC.
Na DRE, quando se chega ao Resultado antes de IR/CSLL, qual é a dedução que se faz para chegar ao Resultado Líquido Antes das Participações? Provisão Para IR e CSLL.
Na DRE, quando se chega ao Lucro Líquido Antes das Participações, qual é a dedução que se faz para chegar ao Resultado Líquido do Exercício? Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados.
Qual é o Resultado Final da DRE? Resultado Líquido do Exercício.
Dentre os usuários internos, qual é aquele que tem acesso a dados históricos mais precisos e a informações internas, com facilidades a informações contábeis? Usuário interno.
Dentre os usuários internos, qual é aquele que irá trabalhar com demonstrações contábeis divulgadas pela entidade, sem facilidade de acesso a informações? Usuário externo.
A Análise das Demonstrações Contábeis é classificada em duas etapas distintas, quais são? Análise Financeira e Econômica.
Na Análise das Demonstrações Contábeis, qual interpretação a Análise Financeira realiza? Analisa o Grau de Liquidez e Capacidade de Solvência.
Na Análise das Demonstrações Contábeis, qual interpretação a Análise Econômica realiza? Variações do Patrimônio e Riqueza gerada por sua movimentação.
Qual a finalidade da Análise Horizontal? Apontar Variações de itens através de períodos, caracterizando tendências, ritmo e evolução.
Qual a principal finalidade da Análise Vertical? É a análise de estrutura, dividindo o valor dos elementos pelo valor total do ativo, passivo, DRE... Gerando o percentual que a conta representa sobre a demonstração.
Quais são os índices FINANCEIROS de Liquidez? Liquidez Imediata, Liquidez Corrente, Liquidez Seca e Liquidez Geral.
Quais são os índices FINANCEIROS de Estrutura/Endividamento? Índice de Participação do Capital de Terceiros (Endividamento ou Geral), Índice de Composição do Endividamento, Imobilização do Patrimônio Líquido e Imobilização dos Recursos Não Correntes.
Quais são os índices ECONÔMICOS de Rentabilidade/Retorno? Margem Bruta, Margem Operacional, Margem Líquida, Índice de Rentabilidade do Ativo e Índice de Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
Quais são os Índices ECONÔMICOS de Rotação/Giro? Índice de Giro do Ativo Total, Índice de Giro do Ativo Médio, Giro do Patrimônio Líquido e Giro do Ativo Permanente.
Quais são os Índices ECONÔMICOS de Prazo Médio? Prazo Médio de Renovação de Estoques, Prazo Médio de Recebimento de Clientes, Prazo Médio de Pagamentos a Fornecedores e Posicionamento Relativo.
O EVA é método em que se calcula se o capital investido está sendo devidamente remunerado. Qual é a fórmula deste cálculo? EVA = ROL - Custo de Capital
LAJIDA ou EBITDA são aquelas que incluem ou excluem montantes não previstos nas medições econômicas associadas às normas contábeis mais diretamente comparáveis. Qual é a sua fórmula? (+) Despesas Financeiras (+) IR e CSLL (+) Depreciação e Amortização =Ebtida/Lajida
Quais são as fórmulas dos Índices FINANCEIROS de Liquidez? LI = Disponível/PC LC = AC/PC LS = AC - estoques/PC LG = AC + RLP/PC + PNC
Quais são as fórmulas dos Índices FINANCEIROS de Estrutura/Endividamento? IPCTEG = Cap de 3ºs / Ativo Total X 100 ICE = PC/PC + ELP X 100 IPL = AP/PL X 100 IRNC = AP/PL+ELP X 100
Quais são as fórmulas dos Índices Econômicos de Rentabilidade/Retorno? MB = Lucro Bruto/Vendas Líquidas MO = Lucro Operacional / Vendas Líquidas X 100 ML = Lucro Líquido/Vendas Líquidas X 100 IRA = Lucro Líq. Anual /Ativo Total X 100 IRPL = LL anual / PL x 100
Quais são as fórmulas dos Índices Econômicos de Rotação/Giro? GAT = Vendas /Ativo Total GAM = Ativo 2010 + Ativo 2011 / 2 GPL = Vendas Líq. / PL GAP = Vendas Líq. /AP
Quais são as fórmulas de Índices ECONÔMICOS de Prazo Médio? PMRE = Estoques Médios /CPV X 360 PMRC = Dupls. a Rec / Receita de Vendas X 360 PMPF = Fornecedores / Compras X 360 Posicionamento Relativo = PMRE+PMRC/PMPF
Como se calcula o Estoque Médio? EI + EF
Qual o principal objetivo da DVA? Demonstrará a riqueza da empresa e como distribuí-la.
Como a contabilidade utiliza a DVA? Utiliza para identificar e divulgar quanto a atividade da empresa gera de recursos adicionais para a economia local, como e para quem os distribui.
Se uma empresa gerar emprego e economia local, pode ficar isenta de impostos? Isto depende do interesse do governo.
Como se calcula o Valor Adicionado Bruto? São as Vendas (-) Recursos de 3ºs.
NA DVA, como se chega ao Resultado do Valor Adicionado Bruto? Receitas (-) Insumos Adquiridos
Na DVA, como se chegado Resultado do Valor Adicionado Líquido? Valor Adicionado Bruto (-) Retenções > deprec, amort, exaustão
Na DVA, como se chega ao Resultado do Valor Adicionado Total a Distribuir? Valor Adicionado Líquido Produzido (-) Valor Adicionado Recebido em Transf. > Resultado de Eq. Patrimonial, Receitas Financeiras
Na DVA, o Valor Adicionado Total a Distribuir se transformará em DVA. O que isto significa? Significa que esse dinheiro será distribuído a Pessoal e Encargos, Impostos taxas e Contribuições, Juros e Aluguéis, Juros s/ Capital Próprio e Dividendos, e Lucros Retidos/Prejuzo do Exercício.
Qual é a fórmula da DVA? RECEITAS (-) Insumos Adquiridos de Terceiros =Valor Adicionado Bruto (-) Retenções =Valor Adicionado Líquido Produzido (-)Valor Adicionado Recebido em Tranf. =Valor Adicionado Total a Distribuir =DVA DVA X % DE VALORES A DISTRIBUIR
Qual o objetivo do Fluxo de Caixa? Projetar para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
É difícil preparar o Fluxo de Caixa? Se a empresa tem controles financeiros bem organizados, é fácil. Mas, se a empresa não tiver controles de forma organizada, é provável que nos 3 primeiros meses o FC não seja confiável.
Quais são as informações/estimativas necessárias para preparação do FC? Previsão de vendas e prazos de recebimento; Compras e Prazos de pagamento aos Fornecedores; Valores a Receber dos Clientes; Compromissos a pagar aos fornecedores; e Disponibilidade Financeira.
Antes de elaborar o FC, qual o conceito que a Previsão de Vendas e os Respectivos Prazos de Recebimentos utilizam para seus cálculos? Basta calcular o valor que sua empresa espera vender nos meses seguintes. Caso contrário, considere as vendas realizadas no mesmo período do ano anterior como ponto de partida.
Antes de elaborar o FC, qual o conceito que a Previsão de Compras e os Respectivos Prazos de Pagamento aos Fornecedores utilizam para seus cálculos? De modo geral, as Compras tem relação direta com a quantidade a ser produzida ou total de vendas. Ex: Consumo de Matérias-Primas, Custo das Mercadorias Vendidas, etc.
Antes de elaborar o FC, qual o conceito que a Valores a Receber de Clientes. utilizam para seus cálculos? Os controles de contas a receber armazenam informações dos valores a receber de clientes que serão levados para a planilha do FC.
Antes de elaborar o FC, qual o conceito que o Levantamento dos Compromissos a Pagar utilizam para seus cálculos? São os compromissos que a empresa tem com fornecedores, impostos, financiamentos e as despesas operacionais que ocorrem todos os meses, como folha de pagamento, encargos mensais sobre a Folha, aluguel, energia, telefone...
Antes de elaborar o FC, qual o conceito que o Levantamento das Disponibilidades Financeiras Existentes utilizam para seus cálculos? Na data da Preparação do FC, deve-se levantar as disponibilidades financeiras da empresa, ou seja, representado pelo saldo inicial de caixa.
Como é elaborado o Fluxo de Caixa? Depois de calculadas todas as previsões, junto com as disponibilidades, a próxima tarefa será inserir todos esses dados no FC.
Qual o conceito da DMPL? É uma demonstração financeira, que evidencia a movimentação de todas as contas do PL.
A DMPL é obrigatória? Apesar de não ser oficialmente obrigatória, ela vem sendo exigida pela CVM para CIAS abertas. Sua publicação passa a fazer parte do conj. completo das Demonstrações Contábeis.
Qual a relação da DMPL com a DLPA? A DMPL vendo sendo elaborada pela maioria das empresas, substituindo a DLPA.
Quais as informações que devem ser apresentadas na DMPL? -O Resultado Abrangente do Período; -Cada componente do PL com efeitos das alterações nas Políticas Contábeis e erros de acordo com o CPC; -Cada componente do PL com saldo no início e no final do período, demonstrando mutações decorrentes.
Dentro da DMPL, qual o conceito de Demonstração do Resultado Abrangente? É a mutação que ocorre no PL durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Na DMPL, quais são, no mínimo, as seguintes rúbricas que devem contas na Demonstração do Resultado Abrangente? Resultado Líq. do período, cada item dos outros Resultados, parcela dos outros resultados abrangentes, e Resultado abrangente do período.
Quais são os itens que, além de divulgados na Demonstração do Resultado Abrangente, deverão constar na DRE? -Os resultados líquidos atribuíveis; -resultados abrangentes totais do período atribuíveis.
Quais são as contas que aparecem, normalmente, na DMPL, vertical e horizontal? Vertical: Saldo em X0, Aumento de Cap, Ajustes de Exerc. Anterior, Distribuição de Lucros, Resultado Líq. do Período, Saldo em X0, Distribuição de Lucros, Resultado Líq. do Período, Saldo em X1. Horizontal: Capital Social, Lucros/Prejs Acmls, Ajuste de Avaliação Patrim, Reserva de Lucros e TOTAL.
Qual é a relação da Lei 6404/76 com a Lei 11638/07? A nova lei tem como objetivo atualizar as regras contábeis brasileiras e harmonizá-las com as normas internacionais de contabilidade (IFRS), caraterizando-se como processo de Convergência.
Qual é o novo conceito de Sociedade de Grande Porte? É que seu ativo seja maior que $240 milhões ou receita bruta anual superior a $300 milhões.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação à DFC? Elaboração e Publicação dos FC - DFC.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação à DVA? A DVA era opcional e, agora, passa a ser obrigatória.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação à Escrituração Contábil? A Escrituração deverá ser de acordo com os PCs. Eventuais alterações oriundas da legislação tributária ou especiais deverão ser mantidas em livros auxiliares.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação ao Ativo Permanente? Passa a ser dividido em Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação ao PL? Passa a ser dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Reavaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação aos Prêmios recebidos na emissão de debêntures, como as doações e subvenções para investimentos? Devem integrar o Resultado do Exercício.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação aos Ativos? Ativos avaliados pelo custo ou mercado, dos dois o menor, sempre deduzidos de provisões para perdas. Para Ativos de Longo Prazo, deverão ser efetuados ajustes a valor presente.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação aos aumentos/diminuições de valores de saldo do Ativo/Passivo? Aumentos ou diminuições de valores nos saldos de conta do Ativo/Passivo decorrentes de avaliações a preço de mercados serão registrados na conta de Ajustes de Avaliação Patrimonial, no PL.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação aos Passivos? Passivos avaliados de acordo com o princípio do Conservadorismo, acrescidos de todos os encargos, juros, multas, correções e variações cambiais. Para Passivo de L.P. serão ajustados ao seu valor presente e também para PC quando houver efeito relevante.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação às Sociedades Controladas e do mesmo Grupo? As sociedades controladas e sociedades que fazem parte do mesmo grupo que estejam sob influência e controle comum devem ser avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial.
Qual foi a mudança que a Lei 11.638/07 fez com relação às operações de incorporação, fusão e cisão? Devem ser registradas a valor de mercado. Foi incluído a transformação na Lei 11.638/07. Antigamente, essa opção era normatizada pelo DNRC - Departamento Nacional Registro do Comércio.
Qual é a confrontação que a Lei 4320/64 faz com NBC T 16? Destaca quais são os Balanços e Demonstrações exigidas ao Setor Público.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como serão publicadas as Demonstrações Contábeis? Ao final de cada exercício financeiro, devem ser publicadas as Demonstrações Contábeis com identificação da entidade pública, com assinatura da autoridade responsável e do contabilista da entidade devidamente registrado no CRC, sendo colocadas à disposição da Sociedade.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, quais são os Balanços e Demonstrações exigidas ao setor público? Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado Econômico, acompanhadas de possíveis Notas Explicativas.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como é estruturado o Balanço Patrimonial? Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, com objetivo de evidenciar qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade. A classificação considera a segregação do Circulante e Não-Circulante, com base em conversibilidade, exigibilidade e interesse social.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como é estruturado o Balanço Orçamentário? Tem, por finalidade, evidenciar o orçamento inicial, suas alterações, incorporação de superávit e suas reestimativas, confrontando, individualmente, as contas de receita/despesa. Estruturado de forma a evidenciar o planejamento com integração à execução orçamentária.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como é estruturado o Balanço Financeiro? Movimentação de Disponibilidades da entidade no período a que se refere, evidenciando: receita orçamentária arrecadada, despesa orçamentária liquidada, os recebimentos e pagamentos extra-orçamentários, o saldo inicial e final das disponibilidades.
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como é estruturada a Demonstração das Variações Patrimoniais? Apurar o resultado patrimonial e evidenciar variações qualitativas/quantitativas resultantes e independentes de execução orçamentária, dividida em: Ativas: aumento Passivas: redução
De acordo com a Lei 4320/64 e NBC T 16, como é estruturada a Demonstração do Fluxo de Caixa? Apresenta movimentação histórica da entidade, programa, projeto, fundo ou outra unidade de acumulação relevante, para projetar cenários futuros de caixa e elaborar análises sobre eventuais mudanças para manter o regular financiamento dos serviços públicos.
Quais são os Princípios Orçamentários? LUPE O PNEU
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Legalidade? São instrumentos legais autorizados pelo poder público. Ou seja, não pode haver despesa pública sem autorização prévia.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Universalidade? O Orçamento deve conter todas as receitas e despesas da administração.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Periodicidade? É a Anualidade, ou seja, orçamento com vigência limitada a 1 ano.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Exclusividade? O LOA não poderá conter dispositivo estranho à fixação das despesas e previsão das receitas, ressalvada por autorização.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário do Orçamento Bruto? Todas as Receitas e Despesas constarão da lei orçamentária pelos seus TOTAIS, vedadas quaisquer deduções. Ou seja, deve ser pelo valor Bruto, integral.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Publicidade? Publicidades dos atos públicos na condução da coisa pública. É um princípio GERAL da Administração Pública.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Não-Afetação da Receita? Significa que o legislador não poderá vincular receitas públicas e determinadas despesas, orgãos ou fundos. No Brasil, aplica-se apenas às receitas de impostos. Todos os recursos em caixa único do Tesouro, sem discriminar.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Especificidade? Conhecido, também, como especificação, especialização ou discriminação. As contas não consignarão por dotações globais, mas, sim, por elementos ou desdobramentos.
No Princípio da Especificidade (especificação, especialização ou discriminação) qual é a exceção para dotação global? Reserva de Contingência, para atender passivos contingentes e outras despesas imprevistas.
Qual o conceito do Princípio Orçamentário da Unidade? Todas as Reeitas/Despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária e os orçamentos num só ato político do Poder Legislativo, para satisfazer as necessidades coletivas.
Qual o conceito da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias? Compreende metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a LOA, disporá sobre as alterações da legislação tributária e política de aplicação das Ag. de Fomento.
No projeto da LDO, qual é o prazo de envio para a União? 8,5 meses antes do encerramento do exercício financeiro. Na prática, deve ser encaminhado até 15/04.
No projeto da LDO, qual é o prazo de Devolução da União? Encerramento do primeiro período da sessão legislativa. Na prática, deve ser devolvido até 30/06.
Como ocorre o Processo Orçamentário (Ciclo Orçamentário)? 1 - Elaboração do Projeto, 2 - Apreciação, Aprovação, Sanção e Publicação, 3 - Execução, 4 - Acompanhamento e Avaliação.
Não se deve confundir Ciclo Orçamentário com Exercício Financeiro. Por quê? Porque o Ciclo Orçamentário acaba sendo superior a 1 ano, desde a elaboração do projeto até a finalização. Enquanto que o Exercício Financeiro está dentro do Ciclo Orçamentário, coincidindo com o ano civil (01/01 à 31/12).
Qual o conceito de Receitas Públicas? É o ingresso, embolso, entrada ou recolhimento de bens aos cofres públicos, classificando-se quanto à natureza, ao poder de tributar, coercitividade ou origem, categorias econômicas e afetação patrimonial.
Qual a Natureza das Receitas Públicas? Orçamentária: arrecadação de recursos financeiros autorizados por lei orçamentária e aplicados na realização de gastos públicos. Extra-Orçamentária: dinheiro temporário, de terceiros, onde o Estado é apenas um depositário.
Qual é o poder de Tributar das Receitas Públicas? Federal (União), Estadual e Municipal.
Qual é a coercitividade ou origem das Receitas Públicas? Derivada (receita proveniente do poder do Império do Estado) Originária (proveniente de bens pertencentes ao patrimônio do Estado)
Quais são as categorias econômicas das Receitas Públicas? Receitas Correntes e Receitas de Capital.
Cite exemplos de Receitas Correntes. Tributárias, contribuições, patrimoniais, agropecuárias, indústrias, serviços, transferências correntes e outras receitas correntes.
Cite exemplos de Receitas de Capital. Alienações de bens, Operações de Crédito, Amortização de Empréstimos Concedidos, Transferência de Capital e Outras Receitas de Capital.
Como ocorre a afetação patrimonial das Receitas Públicas? Em Receitas Efetivas (Receitas Correntes) e Receitas por Mutação Patrimonial (Receitas de Capital)
Quais são as exceções de Afetação Patrimonial das Receitas Públicas? Cobrança (recebimento) de Dívida Ativa e Transferência de Capital.
Quais são os estágios da Receita Pública? -Previsão (o que se pretende arrecadar) -Lançamento (verifica procedência de crédito fiscal,quanto terá de cobrar de Terceiros) -Arrecadação (recebimentos dos tributos/multas/créditos) -Recolhimento (entrega do numerário ao Banco Oficial, repartições)
Qual o conceito de Despesa Pública? Desembolso, Dispêndio ou Pagamento efetuado a qualquer título pelos agentes pagadores.
Como se classifica a Despesa Pública? Em categoria econômica, enfoque econômico, afetação patrimonial, aspecto administrativo legal, funcional-programática e fonte de recursos.
Como é classificada a Categoria Econômica das Despesas Públicas? Despesas Correntes (despesas de custeio e transferências correntes) Despesas de Capital (Investimentos, Inversões Financeiras e Transferências de Capital).
Como se classifica o enfoque econômico nas Despesas Públicas? CGMED C (Categoria Econômica), G (Grupo de Natureza da Despesa), M (Modalidade de Aplicação), E (Elemento de Despesa), D (Desdobramento, facultativo, do Elemento de Despesa)
Como ocorre a Afetação Patrimonial das Despesas Públicas? Despesas Correntes (Despesas Efetivas) Despesas de Capital (Despesas por Mutação Patrimonial)
Quais são as exceções da Afetação Patrimonial das Despesas Públicas? Aquisição de Material de Consumo para Estoque e Transferência de Capital.
Qual é o aspecto Administrativo Legal das Despesas Públicas? Corresponde aos orgãos e unidades orçamentárias que receberão dotação do orçamento público.
O que vem a ser a Funcional-Programática das Despesas Públicas? Tabela constituída de funções/subfunções da despesa pública.
Quais são os Estágios da Despesa Pública? Fixação (estimativa do Poder Público do quanto será alocado), Empenho (cria ao estado a obrigação de Pagar), Liquidação (verificação de direito creditório, por documentos e títulos), Pagamento (efetuado por tesouraria/pagadoria, estabelecimentos bancários credenciados, suprimentos de fundos...)
O que vem a ser o Suprimento de Fundos? Regime de Adiantamento aplicado em casos de despesas, em que se entrega numerário ao servidor, precedida de empenho na dotação própria, a critério do ordenador e sua inteira responsabilidade, fora do processo normal de aplicação.
Para quem está proibido conceder Suprimento de Fundos (regime de adiantamento)? A servidor em alcance e nem a responsável por dois adiantamentos.
O que são Restos a Pagar? São Despesas Empenhadas, mas não pagas até 31/12, distinguindo-se dos processados/não processados.
O que são Restos a Pagar Processados? São as despesas, legalmente empenhadas, cujo objeto do empenho já foi recebido, ou seja, já ocorreu o estágio da liquidação, mas não houve o pagamento. O pagamento será feito no ano seguinte.
O que são Restos a Pagar Não Processados? São as Despesas, legalmente empenhadas, que não foram liquidadas e nem pagas até 31/12 do mesmo exercício. No ano seguinte se fará a liquidação da despesa e depois o pagamento.
O que são Despesas de Exercícios Anteriores? São compromissos gerados de exercícios anteriores, sendo pagas à conta do próprio orçamento vigente.
Quais são as despesas reconhecidas como Despesas de Exercícios Anteriores? Despesas de Exercícios Encerrados, Restos a Pagar com Prescrição Interrompida e Compromissos decorrentes de obrigação de pagamento em virtude de lei reconhecidos após o encerramento do exercício.
A Despesa de Exercício Anterior pode ser considerada como Imprevista? Sim, pois se estamos em x2, não contávamos com a despesa de x1.
Show full summary Hide full summary

Similar

Contabilidade - Operações com Mercadorias
Natanael Lima
Princípios de Contabilidade
Gustavo Guedes
CONTABILIDADE BÁSICA - PATRIMÔNIO
helison oliveira
CONTABILIDADE BÁSICA - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
helison oliveira
Balanço Patrimonial
Anna Dhara Andrade
Sem título
Alex Lira
Sem título
Alex Lira
French : l'automne
Anne Claude
Market & Technology Dynamics
Tris Stindt
CONCEPTUAL MAP
Andres Sanchez
5 Big Ideas
cassie_dodd