Geologia 10 ano

Description

Flashcards on Geologia 10 ano, created by Joana Costa on 14/07/2014.
Joana Costa
Flashcards by Joana Costa, updated more than 1 year ago
Joana Costa
Created by Joana Costa almost 10 years ago
94
3

Resource summary

Question Answer
Rochas sedimentares Formam-se à superfície da Terra a partir de rochas preexistentes. Os materiais resultantes da erosão, sofrem transporte, deposição e diagénese.
Rochas Magmáticas ou ígneas Resultam da solidificação ou cristalização de material rochoso em fusão ou magma. Podem ser intrusivas (ou plutónicas) se a solidificação ocorrer no interior da crusta, e extrusivas (ou vulcânicas) se a solidificação ocorrer no exterior da crusta.
Rochas metamórficas Quando submetidas a altas temperaturas e pressões sofrem alterações, mas nunca fundem.
Idade relativa Esta forma de datação não permite afirmar a idade das estruturas geológicas, mas situar as ocorrências antes ou depois umas das outras. Ex.: Princípio da sobreposição dos estratos.
idade radiométrica Baseia-se na tendência que certos átomos de determinados elementos químicos evidenciam para emitir partículas e radiação a partir dos seus núcleos instáveis. Conhecendo o tempo necessário para que um elemento instável decaia para um mais estável e avaliando a presença relativa dos dois nas rochas, é possível determinar a sua idade.
Catastrofismo Defende que muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são o resultado de cataclismos ou catástrofes ocorridos no passado.
Uniformitarismo Defende que as características da Terra resultaram de processos ancestrais semelhantes aos que se verificam actualmente.
Actualismo Geológico "O presente é a chave para o passado"- James Hutton (1785)
Gradualismo uniformitarista Os acontecimentos geológicos são o resultado de processos lentos e graduais.-Charles Lyell (1830)
Teoria da Tectónica de Placas A camada exterior sólida da Terra está fragmentada em várias placas litosféricas que se encontram em constante movimento entre si. Este movimento é alimentado pelas correntes de convecção resultantes de uma desigual distribuição do calor interno da Terra.
Limites Divergentes Zonas a partir das quais as placas se afastam, com formação de novo material rochoso.
Limites Convergentes Zonas onde as placas se aproximam umas das outras, ocorrendo o afundamento de uma delas e a sua destruição.
Limites Conservativos Zonas onde as placas deslizam umas relativamente às outras, sem formação ou destruição de material rochoso.
Hipótese nebular O sistema solar teria sido originada há cerca de 4600 M.a., a partir de uma vasta nuvem de gás e poeiras- a nébula solar- num processo evolutivo a que se associa a seguinte sequência e acontecimentos.
Asteróides Os asteróides são corpos rochosos que se movimentam principalmente entre as órbitas de Marte e Júpiter, formando um anel denominado de Cintura de Asteróides.
Meteoritos Fragmentos de dimensão muito variável, sem trajectória definida, podem ter origem em asteróides, com frequência, ou na desintegração de cometas.
Mares lunares Superfícies planas e baixas constituídas por rochas escuras de natureza vulcânica (basaltos), razão pela qual reflectem menos luz solar incidente.
Continentes lunares Zonas altas e acidentadas, formadas por rochas claras que predominam na face oculta.
Talude ou Vertente continental Limite entre os continentes e os fundos abissais, que desce abruptamente desde a plataforma até aos fundos oceânicos, situados entre 3 km e 5 km abaixo do nível do mar.
Fossas oceânicas situam-se na zona de convergência de uma placa oceânica com uma outra placa, continental ou oceânica.
Gravimetria Os estudos gravimétricos baseiam-se na medição, tanto a nível local como global, da força gravítica terrestre. Essa força varia positivamente (aumenta) em zonas de maior densidade, correspondentes a zonas de maior concentração de massa, e negativamente (diminui) em zonas menos densas.
Gradiente Geobárico As variações de densidade estarão associadas à variação dos valores de pressão no interior da Terra, que aumentam da superfície até ao centro.
Geometria Refere-se à energia calorífica do interior da Terra.
Fluxo Térmico Fluxo de calor do interior para a superfície do planeta.
Gradiente Geotérmico Variação da temperatura com a profundidade de cerca de 25ºC por quilómetro.
Grau geotérmico Intervalo de profundidade associada à variação de temperatura de 1ºC.
Geomagnetismo Atendendo a que os campos magnéticos pressupõem a existência de cargas eléctricas em movimento, é possível admitir um movimento de fluídos metálicos no interior da Terra como causa do magnetismo terrestre.
Lavas encordoadas ou pahoehoe Apresentam o aspecto de cordas sobrepostas. Quando as lavas são fluídas, a sua consolidação ocorre rapidamente à superfície, quando a velocidade de fluxo diminui. Forma-se, assim, uma fina camada superficial, debaixo da qual a lava continua a fluir, provocando o enrugamento da superfície.
Lavas escoriáceas ou aa Apresentam um aspecto irregular, áspero e poroso resultante da consolidação de lavas menos fluídas.
Lavas em almofada ou pillow Formam-se em ambiente aquático, devido à escorrência de lavas para o oceano ou como resultado de erupções submarinas. O arrefecimento da superfície da lava em contacto com a água é muito rápido, formando-se nessas massas uma carapaça sólida que é quebrada em vagas sucessivas pela lava liquefeita que assim escapa para o exterior.
Erupções explusivas Estão associadas a lavas muito viscosas, com origem em magmas ácidos (ricos em sílica e em gases). Dada a sua viscosidade, estas lavas não formam escoadas e solidificam na cratera, formando as agulhas e os domos. As erupções são muito violentas, devido à acumulação de gases, com a emissão de piroclastos e formação de nuvens ardentes.
Erupção efusiva Associada a lavas muito fluídas com origem em magmas básicos (pobres em sílica e com poucos gases). Dada a sua fluidez, a emissão destas lavas é rápida, formando-se grandes escoadas que podem percorrer grandes distâncias com uma velocidade variável.
Erupção mista Ocorrem períodos efusivos e explosivos.
Manifestações secundárias de vulcanismo ou Vulcanismo resídual Após uma erupção, um vulcão pode manifestar-se durante muito tempo por meio de emanações gasosas ou líquidas.
Fontes termais Emanações de água, vapor de água e dióxido de carbono a elevadas temperaturas.
Géiseres Jactos intermitentes e periódicos de água e vapor de água, a elevadas temperaturas, típicos de algumas regiões vulcânicas.
Fumarolas Emanações gasosas libertadas pelas fissuras das rochas, situadas próximo de vulcões activos.
Zonas de vulcanismo de subducção Estas zonas coincidem com regiões de convergência de placas tectónicas, onde se verifica o mergulho ou subducção de uma placa sob outra. Sob condições de pressão e temperatura ocorre a fusão dos materiais rochosos e o aparecimentos de câmaras magmáticas relativamente pouco profundas.
Zonas de vulcanismo de vale de rifte É geralmente do tipo efusivo e fissural. Está relacionado com a produção de enormes quantidades de magma basáltico que acaba por formar os fundos oceânicos.
Zonas de vulcanismo intraplacas Os vulcões situados no interior das placas litosféricas, são provavelmente resultado da ascensão de colunas de material lávico de regiões do manto que provocam o aquecimento de zonas localizadas por baixo da litosfera (hot spots) sobre as quais as placas se deslocam.
Foco ou hipocentro Vibração das partículas dos materiais do globo terrestre originada pela libertação brusca de energia acumulada no foco, origina o sismo.
Modelo do ressalto elástico A libertação de energia no foco, ocorre quando é ultrapassado o limite de elasticidade das rochas sujeitas a deformação, ocorrendo fracturas no interior da massa rochosa.
Ondas P (primárias ou longitudinais) -São as mais rápidas -São ondas longitudinas, porque produzem um movimento vibratório dos materiais terrestres com a mesma direcção que a do raio sísmico. -Ao serem atingidas por este tipo de ondas as rochas sofrem uma diminuição de volume. -Propagam-se em todos os meios, sendo mais rápidas nos sólidos que nos líquidos.
Ondas S (secundárias ou transversais) -São transversais, uma vez que as vibrações dos materiais terrestres ocorrem numa direcção perpendicular ao raio sísmico. -Provocam deformações nas rochas, sem lhes alterar o volume. -Propagam-se apenas em meios sólidos.
Escala de Mercalli É uma escala de natureza qualitativa, constando de doze graus que traduzem efeitos e graus de destruição crescentes.
Carta de isossistas Isossista é uma linha fechada que une os pontos atingidos por igual intensidade sísmica. Uma vez que a intensidade diminui com o aumento da distância ao epicentro, a zona delimitada pela linha de maior intensidade contém o epicentro.
Descontinuidade de Mohorovicic ou Moho Este limite representa uma mudança brusca na composição dos materiais da crosta e do manto.
Descontinuidade de Gutenberg Esta descontinuidade estabelece a separação entre o manto e o núcleo, a cerca de 2900km de profundidade.
Descontinuidade de Lehmann Fronteira entre o núcleo externo (líquido) e o núcleo interno (sólido).
Show full summary Hide full summary

Similar

Principios do Raciocinio Geológico
Joana Monteiro
Fósseis
Joana Monteiro
Mobilismo Geologico
Joana Monteiro
GCSE PE - 1
lydia_ward
Prueba de Aptitud Académica - Lenguaje
Teresa Nadal
Jung Quiz
katprindy
Physics: Energy resources and energy transfer
katgads
Mind Maps with GoConqr
Manikandan Achan
Poetry revision quiz
Sarah Holmes
New GCSE history content
Sarah Egan
3.1 Keywords - Marketing
Mr_Lambert_Hungerhil