Flashcards - Principais inovações do NCPC

Description

Flashcards on Flashcards - Principais inovações do NCPC, created by João Paulo Lordelo on 30/10/2017.
João Paulo Lordelo
Flashcards by João Paulo Lordelo, updated more than 1 year ago
João Paulo Lordelo
Created by João Paulo Lordelo over 6 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
Princípio da boa-fé processual Art. 5º Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.
Princípio da cooperação Art. 6º Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.
Princípio da primazia da decisão de mérito Art. 4º As partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa.
Aplicação das normas do NCPC em outras searas Art. 15. Na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente.
Deveres dos tribunais quanto aos precedentes Art. 926. Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente.
Precedentes judiciais obrigatórios Art. 927. Os juízes e os tribunais observarão: I - as decisões do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade; II - os enunciados de súmula vinculante; III - os acórdãos em incidente de assunção de competência ou de resolução de demandas repetitivas e em julgamento de recursos extraordinário e especial repetitivos; IV - os enunciados das súmulas do Supremo Tribunal Federal em matéria constitucional e do Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional; V - a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados.
Cláusula geral de negociação processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.
Controle judicial dos negócios processuais Art. 190. Parágrafo único. De ofício ou a requerimento, o juiz controlará a validade das convenções previstas neste artigo, recusando-lhes aplicação somente nos casos de nulidade ou de inserção abusiva em contrato de adesão ou em que alguma parte se encontre em manifesta situação de vulnerabilidade.
Calendário processual Art. 191. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. § 1º O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados. § 2º Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tectonic Hazards flashcards
katiehumphrey
A-Level History: Nazi Germany
cian.buckley+1
Chemistry Module C1: Air Quality
James McConnell
HISTOGRAMS
Elliot O'Leary
A Christmas Carol Quotes
0serenityrose0
GCSE Statistics
Andrea Leyden
Realidad De Nuestra Identidad Cultural
53831
GCSE French - The Environment
Abby B
HEMORRAGIAS - OBST PATOLOGICA
María José Alvarez Gazzano
Study tips/hacks
Sarah Biswas
The Children Act 2004
Carina Storm