Formando Leitores Críticos "Estratégias de leitura"

Description

desenhos sobre leitura
HELENA SANTOS
Flashcards by HELENA SANTOS, updated more than 1 year ago
HELENA SANTOS
Created by HELENA SANTOS over 6 years ago
26
2

Resource summary

Question Answer
FORMANDO LEITORES CRÍTICOS "ESTRATÉGIAS DE LEITURA"
Leitura é um processo cognitivo, histórico, cultura e social de produção de sentido.
O leitor: um sujeito que atua socialmente, construindo experiências e história. Compreende o que está escrito a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos de mundo.
É preciso contribuir para que os alunos criem boas estratégias para estabelecer relações necessárias a compreensão.
É importante que, nas aulas de leitura, o aluno faça perguntas, levante hipóteses, confronte interpretações, conte sobre o que leu.
Aula de leitura, começa com o acionamento ou mobilização de conhecimentos anteriores do leitor.
Outros conhecimentos que são importantes (Quem fala para quem em que contexto?), do gênero (carta, artigo, crônica, notícia, romance e etc) do funcionamento dos recursos da língua (da morfossintaxe)
Ao planejar uma aula de leitura, é importante se questionar: O que o aluno já sabe sobre o texto a ser lido? Como posso contribuir para que ele mobilize os conhecimentos que já tem? Como contribuir para que construa um conjunto de conhecimentos?
Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou, e ter essas essas informações no momento da leitura contribui para a compreensão
Então, nas aulas de leitura: - devem ocupar a maior parte de nossa carga horária, começar pelos textos com estrutura sintática mais simples, com palavras conhecidas, com temas próximos do universo do aluno
Possibilitar ao aluno a aprendizagem da leitura dos diferentes textos que circulam socialmente. Ampliar esses limites pode contribuir para que a capacidade da escrita também se desenvolva na forma (ortografia, morfologia e sintaxe) e no conteúdo (ideias e argumentação).
Em aula de leitura, não pode ter improviso. O professor, ao entrar na sala de aula, precisa saber que tipo de dificuldades os textos podem impor a seu aluno.
Estratégias são ferramentas cognitivas, mas que podem ser desenvolvidas por meio de atividades sistemáticas e bem planejadas. Bons leitores utilizam estratégias que lhes permitem ler tirando o máximo de proveito e economizando recursos cognitivos.Mostre o título da obra completa, fale de quem escreveu o texto, de quando o escreveu.
Para que eles se tornem críticos, devem perceber diferenças entre o que é fato e o que é opinião; perceber que sobre um mesmo fato pode haver opiniões semelhantes e também opiniões contraditórias.
Show full summary Hide full summary

Similar

Elementos da Comunicação e Funções da linguagem
Pedro Milanez
Vogais - Flashcard
melprandato
Morfologia
Isabella de Andrade
Fonemas
lipeln
Aprendizagem continuada ao longo da vida
Paula Batista
Análise do Discurso e Mídia - GREGOLIN, M.R, 2007
Mariane Pires Maciel e Sousa
Margarida Petter: Linguagem, Língua, Linguística
Elesandro T.
Faculdades
Ariel Rodante
Compostos Neoclássicos: Estrutura e Formação
Geovani Pires
Alfabeto
juliana9431