Estruturas demográficas

Description

Estruturas demográficas
Laura Esther
Flashcards by Laura Esther , updated more than 1 year ago
Laura Esther
Created by Laura Esther over 9 years ago
502
4

Resource summary

Question Answer
o que é população ABSOLUTA ? total de população contabilizada em um país (habitantes) (populoso)
o que é população RELATIVA ou DENSIDADE DEMOGRÁFICA ? total de população contabilizada em um país, dividida pelo tamanho.(hab/km²) (povoado)
o que a taxa de fecundidade mede ? É a taxa que mede número médio de filhos por mulher.
Quais são os fatores para a taxa de fecundidade está diminuindo? Programas de prevenção,o conhecimento de métodos contraceptivos, planejamento familiar e a inserção da mulher no mercado de trabalho.
Quais são os perfis encaixados no PEA(população economicamente ativa)? Pessoas entre 15 e 60 anos,integradas no mercado de trabalho.
Quais são os perfis encaixados no PEI(pessoas economicamente inativas)? Pessoas que não inseridas no mercado de trabalho, como crianças com menos de dez anos de idade,estudantes, aposentados e donas de casa.
Diferencie os setor primário do secundário. O setor primário é composto por agricultura,pecuária,caça e o setor secundário por indústrias de transformação, construção civil, mineração.
De quê é composto o setor terciário? prestação de serviços,comércio,transporte,comunicação,funcionalismo público,educação
Como era a PRIMEIRA fase do crescimento demográfico? crescimento muito lento da população , altas taxas de natalidade e mortalidade.
Como era a SEGUNDA fase do crescimento demográfico? Crescimento rápido,elevadas taxas de natalidade e baixas taxa de mortalidade.
Como era a TERCEIRA fase do crescimento demográfico? baixíssimo crescimento ou estagnação, baixas taxas de natalidade e mortalidade.
O que dizia a teoria MALTHUSIANA ? Que a população estava crescendo rápido de mais e que não haveria alimento para todos no futuro.Por isso é contestada, nos dias de hoje com a tecnologia os alimentos podem suprir a população que não cresceu o esperado por MALTHUS.;
A teoria NEOMALTHUSIANA foi criada após a 2 guerra mundial,quando os países pobres tiveram um grande aumento demográfico, devido a queda da mortalidade.O que ela propunha? Os Neomalthusianos acreditavam que os pobres eram os culpados pelas mazelas sociais(violência,drogas..) porque não controlam o crescimento.Recomendavam o uso de anticonceptivos e controle da natalidade.
Explique a teoria Marxista ou reformista ? Para ele s a pobreza que causa crescimento elevado, para isso prega programas sociais(educação,emprego,renda)
Sobre o que é a Teoria ecomalthusiana ? sustentabilidade e natureza.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teorias Demográficas
Malu Miralha
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo