Folclore

Description

Folclore
jaquegod
Flashcards by jaquegod, updated more than 1 year ago
jaquegod
Created by jaquegod over 9 years ago
114
2

Resource summary

Question Answer
Folclore Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. O folclore é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração
As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases.
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
Show full summary Hide full summary

Similar

FOLCLOREANDO
Margot Marie
FOLCLORE É ARTE
ISADORA LIMA
Atividade I - FlashCard - História do Folclore
Camila Gomes
PLANO DE AULA - Livro "Quem lê com pressa tropeça", de Elias José
Rosangela Maria de Almeida Netzel
Quiz 1 conhecimentos gerais
Núcleo de Tecnologia Educacional de Coxim
Quiz 2 - Conhecimentos Gerais
Núcleo de Tecnologia Educacional de Coxim
O quanto sabemos sobre os contos
Paula Quirino dos Santos
FOLCLOREANDO
Marisa Freitas
FOLCLOREANDO
Cleciane Calegari
Folclore
Fernanda Kelly
Marketing and Distributing
Shannon Clarke