3-1.Das Pessoas Naturais

Description

03-Direito Civil (03-Das Pessoas Naturais) Flashcards on 3-1.Das Pessoas Naturais, created by Marcos Bernardo on 11/01/2018.
Marcos Bernardo
Flashcards by Marcos Bernardo, updated more than 1 year ago
Marcos Bernardo
Created by Marcos Bernardo over 6 years ago
3
1

Resource summary

Question Answer
Quem detém Capacidade de Direito na ordem civil? QUALQUER PESSOA
Capacidade de Direito x Capacidade de Fato Capac.Direito: QQ PESSOA (Art. 1º) Capac. Fato (ou exercício): Nem todos têm
A personalidade civil da pessoa começa do _____ ; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. nascimento com vida
São ABSOLUTAMENTE incapazes: MENORES de 16 anos
São RELATIVAMENTE incapazes: I - Os + 16 e - 18; II - Ébrios habituais e viciados em tóxico; III - Por causa transitória ou perman., não puderem exprimir sua vontade; IV - os pródigos."
Quais as 5 hipóteses de cessação da incapacidade para os menores: I - Emancipação; II - Casamento; III - Exercício de emprego público efetivo; IV - Colação de grau em curso superior; V - Estabelecimento civil ou comercial, ou relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.
A morte é Presumida, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a _____ . abertura de sucessão definitiva.
Quais as duas hipóteses em que pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência? "I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra."
Far-se-á AVERBAÇÃO em registro público: "I - das sentenças de nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal; II - dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;"
Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são ____ e ____ , não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. INTRANSMISSÍVEIS E IRRENUNCIÁVEIS (Obs.En 4–I Jorn.D.Civil: "O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral."
Terão legitimação para resguardar os direitos de personalidade do morto o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o ____ grau. quarto grau.
O pseudônimo adotado para atividades lícitas (GOZA / NÃO GOZA) da proteção que se dá ao nome. Goza
Show full summary Hide full summary

Similar

OCR Chemistry - Atoms, Bonds and Groups (Definitions)
GwynsM
Blood brothers-Context
umber_k
AQA Sociology AS level
rhian-hay
Magnetism
joan.march
Sociology: Crime and Deviance Flash cards
Beth Morley
GCSE REVISION TIMETABLE
Sophie Thuita
Acids, Bases and Salts
asramanathan
1PR101 2.test - Část 4.
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 10.
Nikola Truong
SFDC App Builder 1 (26-50)
Connie Woolard
English Language Techniques 2
Adam Arrell