Introdução ao Estudo da Lógica

Description

Trata-se de um estudo introdutório, não necessariamente voltado para provas e concursos, a respeito de conceitos fundamentais de Lógica.
Raphael Vaz Monteiro
Flashcards by Raphael Vaz Monteiro, updated more than 1 year ago
Raphael Vaz Monteiro
Created by Raphael Vaz Monteiro about 6 years ago
36
0

Resource summary

Question Answer
O que é Lógica, conforme o Prof. Ricardo P. Tassinari, do Departamento de Filosofia da UNESP/Marília? "A palavra “Lógica”, segundo sua etimologia, é o estudo do λóγος (Lógos), termo grego cujas algumas acepções (que nos interessa aqui) são: (1) Palavra, (2) Discurso, (3) Razão, (4) Proporção. Assim, em um sentido muito amplo, a Lógica pode ser entendida como o Estudo do Pensar ou do Raciocinar. Neste caso, λóγος é tomada na acepção de Razão (cf, por exemplo, Hegel, Enciclopédia das Ciências Filosóficas, 1830, §18-19). Esse sentido é, porém, mais amplo do que o adotado usualmente nos manuais de Lógica, nos quais, temos que: Pensar se expressa por > Argumentos ( são esses que serão estudados na Lógica). (Notemos, nesse caso, λóγος com a acepção de Razão, Discuso e Palavra.) Podemos, então, dar a seguinte delimitação INICIAL. LÓGICA: ESTUDO DA FORMA DO PENSAR EXPRESSO POR ARGUMENTOS" (Fonte: apostila "Introdução à Lógica Contemporânea"; disciplina: Lógica I e II - Prof. Ricardo P. Tassinari - Departamento de Filosofia - UNESP/Marília – 2013; [https://drive.google.com/open?id=0B26g0KTX-8I5b0hUS0tyMjhHU00])
O que é Lógica, segundo o Professor Fábio Ulhoa Coelho? "A lógica é uma maneira específica de pensar; melhor dizendo: de organizar o pensamento. Não é a única, nem é a mais apropriada para muitas das situações em que nos encontramos, mas tem a sua importância, principalmente no campo do direito." (Fonte: página 4 do livro "Roteiro de Lógica Jurídica", do Prof. Fábio Ulhoa Coelho; ano de publicação: 2004; [http://files.diario-do-estudante.webnode.com/200000027-2da9f2ea3b/Fabio%20Ulhoa%20Coelho%20-%20Roteiro%20de%20logica%20juridica,%202004.pdf])
O que é Lógica, segundo o Professor H. J. Gensler? "A Lógica trata de raciocínios – sobre como, a partir de certos dados (premissas) chegar a uma conclusão. A lógica pode ser definida como a análise crítica de argumentos. Com a lógica tentamos clarificar os raciocínios, separando os bons raciocínios dos maus. (Fonte: apostila "Tradução Livre Resumida da 1ª Parte do Livro Introduction to Logic de H. J. Gensler" - UFRN - Natal) [https://danieldurante.weebly.com/uploads/2/2/9/3/22938190/apostila_logica_gensler.pdf]"
Segundo os Professores Cassiano Terra Rodrigues e Edelcio Gonçalves de Souza, a Lógica parece se interessar pelo quê? Ou seja: a Lógica cuida do que exatamente? (Fonte: apostila: "Lógica II / Guia de Estudos / Professores Cassiano Terra Rodrigues e Edelcio Gonçalves de Souza / Universidade Federal de Lavras - UFLA / Centro de Educação a Distância - CEAD / Departamento de Ciências Humanas"; [http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/10180522042015Logica_II_Aula_1.pdf]"
Segundo o Professor Fábio Ulhoa Coelho, para que serve a Lógica? "Todo mamífero é vertebrado. Todo homem é mamífero. -------------------------------------------- Logo, todo homem é vertebrado. Finalmente, um silogismo com premissas verdadeiras, raciocínio válido e conclusão verdadeira. Aqui reside a única garantia que a lógica é capaz de dar: se as premissas forem verdadeiras e o raciocínio válido, então a conclusão será verdadeira. (Fonte: página de nº 33 do livro "Roteiro de Lógica Jurídica", do Prof. Fábio Ulhoa Coelho; ano de publicação: 2004; [http://files.diario-do-estudante.webnode.com/200000027-2da9f2ea3b/Fabio%20Ulhoa%20Coelho%20-%20Roteiro%20de%20logica%20juridica,%202004.pdf])
Segundo o Professor Fábio Ulhoa Coelho, para que serve a Lógica? (continuação nº 1) "É impossível construir um silogismo válido com premissas verdadeiras e conclusão falsa. Essa hipótese está, com efeito, afastada. A lógica, aliás, estaria irremediavelmente inutilizada caso alguém conseguisse elaborar um exemplo de silogismo categórico com enunciados verdadeiros nas premissas e um falso na conclusão e que observasse as três regras de validade (distribuição do termo médio, não-distribuição do termo extremo na conclusão se não estiver distribuído na premissa e igual número de premissa negativa e conclusão negativa). (Fonte: página 33 do livro "Roteiro de Lógica Jurídica", do Prof. Fábio Ulhoa Coelho; ano de publicação: 2004; [http://files.diario-do-estudante.webnode.com/200000027-2da9f2ea3b/Fabio%20Ulhoa%20Coelho%20-%20Roteiro%20de%20logica%20juridica,%202004.pdf])
Segundo o Professor Fábio Ulhoa Coelho, para que serve a Lógica? (continuação nº 2) "Em resumo, a única certeza emanada da lógica é a de que, sendo verdadeiro o antecedente (premissas) e válida a inferência (raciocínio), será verdadeiro o conseqüente (conclusão). Nada mais. A utilização dos recursos lógicos, por conseguinte, deve ser feita com permanente atenção a este seu limite." (Fonte: página de nº 33 do livro "Roteiro de Lógica Jurídica", do Prof. Fábio Ulhoa Coelho; ano de publicação: 2004; [http://files.diario-do-estudante.webnode.com/200000027-2da9f2ea3b/Fabio%20Ulhoa%20Coelho%20-%20Roteiro%20de%20logica%20juridica,%202004.pdf])
Show full summary Hide full summary

Similar

RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Filosofia
Kamila Vieira
Temas mais cobrados em Matemática
Marina Faria
Figuras de linguagem e terminologia
marlonmilitani
Raciocínio Lógico Matemático - Banca Objetiva
mayaramires
Raciocínio Lógico Argumentativo - Part.01; Proposições Lógicas
ae.antunes
Introdução à Lógica de Computação
Joselaine Frantz
Lógica Aplicada
Samuel Franco