Arquivo - Conceitos Fundamentais - Documentos, Suporte e Informação, acervo, Arquivo

Description

Arquivo - Conceitos Fundamentais - Documentos, Suporte e Informação, acervo, Arquivo
Mariana Pereira
Flashcards by Mariana Pereira, updated more than 1 year ago
Mariana Pereira
Created by Mariana Pereira over 6 years ago
38
0

Resource summary

Question Answer
Documento Registro de uma informação independentemente da natureza do do material no qual são registradas as informações (suporte).
Documento (Lei 8.159/91) Documento = Suporte de Informação + Dados e Informação.
Suporte É o material no qual são registradas as informações.
Informação Elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contidos em um documento.
Acervo São os documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
entidade produtora É a entidade que produz os documentos
entidade custodiadora É a entidade responsável pela custódia e acesso a um acervo
custódia guardar, proteger
origem do nome Arquivo pode ser grega ou latina
Arquivo - Origem Grega Arché --> Archeion --> Arquivo (Palácio dos magistrados, depósitos do Antigo Regime)
Arquivo - Origem Latina Archivum --> Arquivo (Lugar da guarda de documentos de títulos de nobreza.
Definição de Arquivo 1 Arquivo é a designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação.
Definição de Arquivo 2 Arquivo é toda coleção de documentos conservados, visando a utilidade que poderão oferecer futuramente.
Definição de Arquivo 3 - O conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.; - Móvel para guarda de documentos; - Local onde o acervo documental será guardado ou instalações onde funcionam os arquivos; - Órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de guardar e conservar a documentação;
Definição de Arquivo 4 É a designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou seus sucessores para fins de prova ou informação.
Arquivo - Definição Lei 8.159/91 Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Arquivos Públicos - Lei 8.159/91 Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. § 1º - São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades. § 2º - A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.
Arquivos Públicos - Decreto 4.073 de 2002 que regulamenta a Lei 8.159/91 Art. 15. São arquivos públicos os conjuntos de documentos: I - produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias; II - produzidos e recebidos por agentes do Poder Público, no exercício de seu cargo ou função ou deles decorrente; III - produzidos e recebidos pelas empresas públicas e pelas sociedades de economia mista;
Show full summary Hide full summary

Similar

Arquivo Pessoal Família Rodrigues Veloso
Fernanda Sampaio
Esclerose Múltipla - QUIZ
Raquel Costa
Exercícios de fixação – Informática Básica
Renato Costa
AULA 1 - INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Educação
Bárbara Bezerra
Quiz sobre Dados, informação e conhecimento
prof.nelma.adm
Questões - Princípios da Arquivologia
Mariana Pereira
Defeitos e Soluções
Educx Fortaleza
Segurança da Informação
Emídio Riscado
Ecologia
Érica Carvalho
1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Matheus Molina