Mercado Financeiro

Description

Flashcards on Mercado Financeiro , created by Samuel de Paula Oliveira on 03/02/2018.
Samuel  de Paula Oliveira
Flashcards by Samuel de Paula Oliveira, updated more than 1 year ago
Samuel  de Paula Oliveira
Created by Samuel de Paula Oliveira about 6 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Instituições que garantem a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e tomadores.
SUBSISTEMA NORMATIVO Função de regulamentar e fiscalizar o mercado financeiro: CMN, BC, CVM e as ESPECIAIS (BB, BNDS, CEF).
AGENTES ESPECIAIS DO SUBSISTEMA NORMATIVO executam atribuições de interesse do Governo Federal: BB, CEF E BNDS.
CMN (Conselho Monetário Nacional) Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública. Conselho: M. da Fazenda, M. do planejamento e o P. do Bacen.
CMN ATRIBUIÇÕES Zelar pela liquidez e solvência das IF’s, Preservar valor interno e externo da moeda, controlar o volume dos meios de pagamento.
BACEN (Banco Central) Principal poder executivo das políticas traçadas pelo CMN. É fiscalizador e disciplinador.
ATRIBUIÇÕES DO BACEN Executar política monetária: emissão de moedas e títulos, redesconto e empréstimos a IF's, depósito compulsório e voluntário. Controlar capitais extrangeiros. Normatizar, autorizar e fiscalizar as IF's.
CVM (Comissão de Valores Mobiliários) autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. fiscaliza e promove a expansão, o desenvolvimento e o funcionamento mercado de valores mobiliários, sob a orientação do CMN
CVM ATRIBUIÇÕES Regulamentar, registrar companhias e emissões E fiscalizar os participantes e as atividades do mercado de valores. Vínculo com o M. da Fazenda. preocupa-se em exigir fluxo de informações fidedignas que permitam ao investidor tomar decisões.
SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) É o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização do mercado de seguros, previdência aberta e capitalização. Vinculada ao M. da Fazenda. Regula, fiscaliza e incentiva.
PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) Fiscalização e supervisão dos fundos de pensão (previdência fechada). Vinculada ao m. da previdência social. Tem autonomia orçamentária (TAFIC: taxa paga pelo os fundos de pensão), administrativa e financeira.
BB Agente financeiro do Governo Federal. Recebe os tributos e as rendas federais, depósitos compulsórios e voluntários das instituições financeiras; realiza os pagamentos necessários e constantes do Orçamento da União; efetua redesconto bancário. É banco comercial e de desenvolvimento e investimento.
CEF Responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal para habitação popular e saneamento básico. Atua, também, como banco comercial e sociedade de crédito imobiliário. Loteria, monopólio do penhor, FGTS.
BNDES Responsável pela política de investimento de longo prazo do Governo Federal: Impulsionar o desenvolvimento econômico, Fortalecer o setor empresarial nacional, Atenuar os desequilíbrios regionais. Vinculo com o m. do desenvolvimento.
STN (Secretaria do Tesouro Nacional) Aprimorar as finanças do brasil. Controla a operação das receitas e despesas e a gestão da dívida pública interna e externa.
CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) é responsável pelo registro, pela custódia e pela liquidação de operações em renda fixa privada e títulos públicos estaduais e municipais: CDB, debentures, TED, DOC...
SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) Depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil (como o Tesouro Direto). Responde pelo registro, custódia e liquidação desses títulos
Show full summary Hide full summary

Similar

Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca
AFO - Administração Financeira Orçamentária
fe.r.m
Mestrado / Consultoria em Finanças e Contabilidade
Jean Gois
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Tipos: Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
SISTEMAS OPERACIONAIS
Hugo Deiró
Transformações Químicas e Físicas
Karina Heluy
SISTEMAS OPERACIONAIS
lorranz sousa
Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
Patrik Brill
Finanças.1
Euler RA