Pid

Description

Controle automático da variavel de um processo com o objetivo de mantê- la estavel.
Marilia Madeira
Flashcards by Marilia Madeira, updated more than 1 year ago
Marilia Madeira
Created by Marilia Madeira about 6 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
o que é controle d e pid? controle automático de um processo com o objetivo de mantê-lo estável.
função dos sensores de proximidade? acionar seu contato quando detectar a presença de um objeto
quais tipos de contatos existem para sensores? contatos : seco, transistor pnp, transistor npn, corrente alternada e sensor namur
o que é o sensor namur? sensor que trabalha com uma tensão e corrente muito baixos. feitos para trabalhar em ambientes a prova de explosão. sao intrinsecamente seguros Ex-i
sensores transistor pnp? / sensores transistor npn? o contato comum é negativo/ contato comum é positivo
sensores fim de curso? são interruptores de posição, acionados externamente. seu acionamento é de forma física.
sensores indutivos? São sensores que acionam na presença de objetos metálicos. não tem contato fisico com o objeto.
o que são sensores capacitivos? acionam na presenca de objetos metálicos ou não e liquidos tbem. não precisa de contato físico.
sensores magnéticos? acionam na presença de um campo magnético externo, proveniente de um imã permanente. pode ser atraido por ambos os polos ou apenas um polo.
sensor de pick up magnético? São sensores utilizados para monitoração de velocidade de rodas dentadas ( engrenagens). gera pulsos de tensão com frequência proporcional a rotação.
sensores ópticos? São sensores que detectam a presença de luz infravermelha.
sensor optico por barreira? sensor composto por uma parte emissora que envia o sinal infravermelho para a parte receptora, e quando um objeto atraavessa essa duas partes e interrompe esse feixe de luz é acionado o contato do sensor.
sensores ópticos por reflexão? tem a parte emissora e receptora juntas, sendo que o sinal é refletido do em. para o rec. por um espelho prismático. aciona quando o feixe de luz é interrompido por algum objeto.
sensor optico por difusao? tem o emissor e o receptor juntos. o sinal é refletido pelo objeto.
sensor óptico por difração? o emissor e o receptos são juntos. o sinal infravermelho é refletido por um prisma. quando esse sensor é imerso no líquido esse sinal dispersa, comutando o sinal.
sonda condutiva? usada para controle de nivel de reservatórios com líquido condutivo.
termoelementos? utilizados para monitoração de temperatura. temos os termopares e as termorresistencias (PT-100)
termopares? termopares são dois metais condutores diferentes unidos paralelamente e ao terem uma de suas pontas aquecidas gera uma ddp que faz circular uma corrente entre eles que é proporcional ao aquecimentos sofrido. existem varios tipos de termopares são empregados de acordo com a faix de temperatura que precisa ser lida.
para os metais a resistência elétrica é dada por? R=ro*l/A
métodos para medição de resistencias? a 2, a 3 e a 4 fios
transmissores de temperatura? forma mais confiável de transmitir o sinal dos termoelementos sem ruídos em longas distâncias convertido em um sinal conhecido 4-20mA.
transmissor de temperatura inteligente? além da função padrão de um transmissor de transmitir o sinal de um termoelemento em um sinal comum, faz o controle do PID, indica localmente a variave do processo, tem ajuste de temperatura, ajuste de falhas.
sistema de controle malha fechada? um conjunto de elementos (atuador, controlador, medidor) com o objetivo de controlar a variável de um processo (pressão, temperatura, vazão).
sinal pneumático? é utilizado um gas em forma de ar comprimido que tem a pressão controlada de acordo com o valor q se deseja representar.
sinal hidráulico? utiliza-se da variação De pressão de óleos hidráulicos para a variação de sinal.
sinais digitais? modbus Rtu, devicenet, AS-i, ethernet, profibus DP, profibus PA, fieldbus fundation
modbus ? mais usado por ser o mais simples de ser implementado. meios fisicos como rs232, rs485, ethernet TCP/IP (modbus TCP).
RS-232? para distancia até 30 metros, ponto a ponto (apenas 1 mestre e um escravo), velocidade de comunicação 115kbps
RS-485? mais usado. rede de até 1200 metros de distancia. velocidade de 12Mbps e atė 50Mbps, quanto maior a distância menor a velocidade. até 32 dispositivos no barramento.
ethenet TCP/IP (modbus tcp)? pode atingir distâncias de 100 a 200 metros. velocidade de 100Mbps ou até 100 Gbps. é possível utilizar a rede em FO ou wireless.
modos de transmissão? no caso dos protocolos de comunicação, pode ser ASCII ou RTU. modo como será enviado os bytes na msg. alguns equipamentos é possivel selecionar esse modo, outros vem um padrão.
endereços protocolo modbus? tem 256 endereços disponíveis. sendo o 0 endereço de broadcast, quando ele envia uma mensagens todos os escravos respondem. endereço 1 ao 247 disponível para os escravos, endereço 248 a 255 são reservados. o mestre não possui endereço somente os escravos.
código da função modbus? é onde o mestre especifica o tipo de função que quer que os escravos executem possui 43 códigos.
protocolo profibus DP? alta velocidade de comunicação até 12Mb/s, com resposta de 1 a 5 milisegundos. Temos o mestre DP classe 1 (clp), mestre DP classe 2 (supervisorio) e o escravo DP (coleta informações de entrada ou atua sobre o processo). permite até 246 bytes de informações de entrada e 246 bytes de saída. suporta até 126 dispositivos mestres ou escravos. meio físico RS-485 e também fibra óptica. suporta até 32 ou 64 dispositivos na rede, dependendo da unidade de carga. deve ter um terminador no inicio e no fim do barramento (R=120R). até 1200 metros não precisa de repetidor na rede. repetidor tem endereço próprio na rede.
protocolo profibus PA? dispensa o uso do CLP, pois o controle do processo pode ser feito pelos próprios instrumentos dessa rede. velocidade de 31,25 Kbps. pode ter até 32 instrumentos nessa rede que pode atingir até 1900 metros sem repetidor, com repetidor pode atingir até 9,5km, sendo que podem sem colocados até 4 repetidores.
protocolo profinet? padrão aberto baseado no ethernet industrial TCP/IP. tem varias ramificações profinet safe, profinet CBA.
protocolo devicenet? alimentação e sinal no mesmo cabo, atinge até 500Kbps, utiliza tecnologia CAN para transporte de dados.
protocolo As-i? Actuador Sensor Interface. Interface simples para sensores e atuadores de campo, apenas 1 cabo, não precisa de terminadores, até 64 equipamentos no barramento.
fluxograma de processo? todos os equipamentos que compõem o processo são mostrados nesse desenho, esteiras, tubulação, tanques, misruradores, etc.
diagrama de processo e instrumentação PI &D? process and instrument drawing. contém equipamentos e instrumentos. tem o simplificado apenas com as letras iniciais das funções básicas dos principais instrumentos. tem o detalhado. tem o conceitual com uma identificação abreviada da função dos instrumentos. e tem o detalhado com todos os instrumentos malhas e funções ja definidos.
diagrama isometrico? diagrama de processo prinipalmente tubulações. deve indicar diâmetro de tubulações, derivações e reduções. deve estar em uma vista de 45°.
pressão? P=F/A pressão = força/área
pressão absoluta? pressão medida com relação ao vácuo. importante informar isso após o valor e a unidade.
pressão manometrica? a pressão medida com relação a pressão atmosférica.
pressão absoluta? pressão absoluta= pressão manometrica+pressão atmosferica
pressão diferencial? pressão medida entre dois pontos
pressão estática? pressão medida de um liquido em repouso (tanques) ou que esteja fluindo perpendicularmente ( tomada de impulso). pe= peso do fluido* altura da coluna manometrica.
manometros? são indicadores locais de pressão. geralmente medem pressão manometrica. tem de 2 tipos: de líquido e de elástico.
manometros liquidos? tubo reto, tubo inclinado e tubo em U
manometros elástico? tubo de bourdon, fole, diafragma e capsula
pressostatos? detectam uma variação de pressão. possuem uma entrada de tomada de pressão e uma saida tipo contato seco. mede pressao diferencial, manometrica e absoluta.
transmissor de pressão pneumático? converte o sinal de pressão detectado em sinal pneumático.
fita extensometrica (strain gage)? mede a deformação elástica sofrida pelo sólido quando submetido a um esforço de tração ou compressão.
transmissor de pressão com celula capacitiva? transmissor que funciona com um capacitor interno. as placas do capacitor se afastam ou se aproximam dependendo da pressão gerando a modulação para uma válvula.
sensor de piezo resistivo? este sensor é composto de um diafragma q esta em contato direto com o fluído, a medida que existe a variação do fluido ele pressiona mais ou menos o diafragma que responde proporcionalmente a essa pressão gerando uma resistencia. a partir dai um circuito eletronico converte essa resistencia em um sinal conhecido 4-20mA.
transmissor de silicio ressonante? formado por 2 ressonadores com um campo magnetico permanente q oscilam na presença de corrente. sao os melhores no quesito precisão
medição de nível? conteúdo de um reservatório pode ser sólido ou liquido.
exatidão? grau de conformidade com a medição e o valor tido como correto pelo instrumento padrão.
precisão? grau de concordancia entre varias leituras individuais. esta ligada a repetibilidade.
reprodutibilidade? repete as mesmas medições de valores mesmo que as condições sejam diferentes. esta ligada a repetibilidade durante um longo periodo de tempo.
repetibilidde? reproduz os mesmos resultados varias vezes desde que as condições de medição sejam as mesmas.
tolerância? máximo valor permissivel diferente do nominal do instrumento.
zona morta? máxima variação que um instrumento possa ter sem que provoque variação na indicação.
válvulas? destinadas a regular a vazão de um fluido. é o elemento final de um controle.
valvulas de bloqueio? destinadas a estabelecer ou impedir a passagem do fluído.
válvula de controle? destinada a estabelecer ou interromper o fluxo de modo gradual de acordo com a necessidade.
range do instrumento? limite superior ou inferior da capacidade medida ou transmitida do instrumento
span? diferença entre valor máximo e valor minimo lido pelo instrumento. ex: 4-20mA span 12mA
fundo de escala? máximo valor que o instrumento pode medir ou indicar. Ex: 4-20mA - FE: 20 mA
rangeabilidade? razão entre o valor minimo e máximo do instrumento.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Elements of Drama
amz.krust
Chemistry General Quiz
lauren_johncock
Finance
pamelamossman
Gothic vocabulary
lizzie.lambrou
AQA Sociology AS level
rhian-hay
Basic Insurance Concepts & Principles - exampdfs 01
shuiziliu
A2 Ethics - Virtue Ethics
Heloise Tudor
Religious Studies- Marriage and the family
Emma Samieh-Tucker
Physics 1
Peter Hoskins
Test your Knowledge with Quizzes
daniel.praecox
1PR101 2.test - Část 1.
Nikola Truong