Eletroterapia - Unidades I-II-III

Description

Flashcards on Eletroterapia - Unidades I-II-III, created by Eduardo Stapait on 02/04/2018.
Eduardo Stapait
Flashcards by Eduardo Stapait, updated more than 1 year ago
Eduardo Stapait
Created by Eduardo Stapait about 6 years ago
41
1

Resource summary

Question Answer
Quais os principais sinais da inflamação? Calor, rubor, edema (tumefação), dor e perda da função.
Qual o objetivo da fase inflamatória no reparo tecidual? A proposta primária da fase inflamatória é liberar a área de fragmentos de tecido lesionado e células mortas e destruir qualquer infecção antes do reparo. LIMPAR A REGIÃO
Qual da definição de tônus? É a tensão subjacente no músculo que serve como base para a contração muscular. "Preparação ou ajuste do músculo" "Tensão muscular ou rigidez em repouso"
Qual o recurso devemos utilizar na fase inflamatório? E qual a resposta fisiológica esperada? A diminuição da temperatura do tecido diminui a velocidade das reações químicas ocorridas durante a resposta inflamatória. Vasoconstrição --> redução do fluxo sanguíneo --> redução/controle do processo inflamatório.
Qual o tempo necessário para o gelo reduzir a espasticidade? 5 minutos - efeitos imediatos; 30 minutos - efeitos mantidos por até uma hora.
Como o calor é gerado no ultrassom terapêutico? O calor é gerado pela absorção das ondas nos tecidos.
A crioterapia pode ser utilizada como recurso terapêutico em pacientes com crioglobulinemia? Justifique sua resposta. Não. Indivíduos com crioglobulinemia, quando submetidos a crioterapia, reúnem proteínas do plasma sanguíneo na circulação distal e estas podem precipitar e obstruir o vaso, causando isquemia local e gangrena. Outras contraindicações: Fenômeno de Raynaud; Intolerância ao frio; Hipersensibilidade ao frio; Doença vascular periférica
Qual a principal diferença entre aplicação de bolsa com gelo e compressas frias (gel)? A velocidade de transferência de calor. Por isto, deve optar por maior tempo na utilização de compressas frias. 20 x 25 min
Qual a sequência típica de sensações em resposta a crioterapia? 1 - Frio intenso; 2 - Queimação; 3 - Dor; 4 - Analgesia; 5 - Dormência.
Como podemos favorecer a redução dos sinais inflamatórios, principalmente o edema, ao utilizarmos o gelo? Associarmos a compressão, elevação à aplicação. Proteção REPOUSO; Ice (gelo); Compressão; Elevaçaõ
Quais são os tipos de transferência de calor que podem ser utilizados como forma terapêutica? Indique um recurso terapêutico para cada tipo de transferência. Condução - compressa quente; Convecção - turbilhão; Conversão - ultrassom; Radiação - IV; Evaporação - Spray de gelo.
O calor pode controlar a dor em pacientes. Explique qual o mecanismo envolvido neste controle? Diminuição do espasmos muscular e/ou redução da isquemia. A elevação da temperatura no músculo resulta em uma velocidade de disparo mais baixa dos fusos musculares (eferente do tipo II e gamas) e aumento na velocidade de disparos das fibras tipo Ib dos OTGs.
O que siginifica BNR? Qual o valor adequado para utilização do ultrassom terapêutico? Coeficiente de não uniformidade do feixe, ou seja, relação entre o pico de intensidade espacial e a média de intensidade espacial. 6:1
O que é profundidade de meio valor? É a distância pela qual metade da intensidade inicial foi absorvida.
Quais os efeitos não-térmicos do ultrassom? Cavitação; Corrente acústicas; Ondas estacionárias; Micromassagem
Qual a importância de escolher o adequado agente acoplador para o uso do ultrassom? Para promover um bom acoplamento entre o cabeçote e o tecido e, desta forma, eliminar qualquer ar nas interfaces. Gel, água, bolsa/gel.
Como calculamos o tempo de aplicação do ultrassom? Área a ser tratada/ERA Dica clínica: 5 - 10 minutos para 2x ERA. Tempo máximo 15 -20 minutos.
Qual a diferença entre o ultrassom pulsado e contínuo? E qual a indicação de uso deles? A diferença está no ciclo de pulso, ou seja, no tempo que é emitido a onda. Para o ultrassom pulsado, há uma variação no tempo ligado (on) e tempo desligado (off). Para o ciclo contínuo o ultrassom ficará ligado 100% do tempo. O ciclo contínuo é utilizado para obter os efeitos térmicos e o pulsado para os efeitos não-térmicos (microtérmicos).
Como podemos ter certeza que o ultrassom está emitindo a onda sonora? Realizando manutenção preventiva periódica (calibração). No dia-a-dia podemos verificar pelo teste de cavitação (névoa).
Como categorizamos a dor de acordo com sua duração? Dor fásica - reflexo. Dor aguda - lesão. Dor crônica - sem lesão persistente.
Qual a intensidade necessária (no tecido alvo) para promover os efeitos terapêuticos com o uso do ultrassom SATP/SATA - 0,5 W/cm²
Show full summary Hide full summary

Similar

Volcanoes
1jdjdjd1
Food Technology - Functions of ingredients
evie.daines
History - Medicine through Time
Alice Love
Of Mice and Men - Themes
Hafsa A
F211- Module 1 Cells, exchange and transport
eilish.waite
The Rise of the Nazis
shann.w
Plant and animal cells
Tyra Peters
“In gaining knowledge, each area of knowledge uses a network of ways of knowing.” Discuss this statement with reference to two areas of knowledge
Julianapabab
Art styles
Sarah Egan
SFDC App Builder (76-100)
Connie Woolard
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco