ciências 4te

Description

Flashcards on ciências 4te, created by joao melo on 07/04/2018.
joao melo
Flashcards by joao melo, updated more than 1 year ago
joao melo
Created by joao melo about 6 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
em 1809 ,Jean-Baptiste de Lamarck sugeriu que a explicação para as evidências presentes nos fósseis seria que fato? seria o fato de os seres evoluírem ao longo das gerações...
Lamarck propôs oq???????? que, quando um organismo usa algumas de suas partes ,elas se desenvolvem mais do que aquelas que são menos usadas e que essas características adquiridas passariam para os descendentes.
a explicação lamarckista é aceita atualmente pelos cientistas? Pq? NÃO,pq ñ há evidências de que novas características adquiridas em vida por um organismo passem para os descendentes.
no ano em que Lamarck publicou suas ideias , quem estava nascendo? Charles Darwin.
em 1831, com 22 anos ,ele se juntou aq??? à tripulação Beagle, cuja missão era mapear o litoral da América do Sul ,pouco conhecido naquela época.
em 5 anos de viagem, Darwin ocupou se com oq? coletando amostras de fósseis ,observando espécies animais e plantas, seu comportamento e suas adaptações.
terminada a jornada ,ele pôde elaborar oq? sua proposta de explicação para a evolução dos seres vivos , que publicou em 1859 no livro intitulado A ORIGEM DAS ESPÉCIES POR MEIO DA SELEÇÃO NATURAL.
oq Darwin percebeu??? que os seres vivos em gral têm grande facilidade para gerar descendentes,mas,entre esses, nem todos conseguem sobreviver até que possam produzir seus próprios descendentes.
oq ele notou???? que os descendentes de um ser vivo não são todos exatamente iguais-ao contrário, sempre apresentam pequenas diferenças individuais.E concluiu que algumas dessas diferenças são hereditárias( herdadas dos ancestrais) e podem, em princípio, ser transmitidas aos descendentes
os indivíduos mais aptos têm oq? maiores chances de chegar à vida adulta e, consequentemente ,de transmitir essas características aos seus descendentes.
a evolução ocorre com um só indivíduo? não, mas sim nas populações e ao longo das gerações
ao longo do tempo , a frequência de indivíduos que apresentam as características favoráveis tende a aumentar ou diminuir na população??? a aumentar....
a história da Terra tem sido gradualmente desvendada pelos cientistas ,sobretudo por meio dq? do estudo dos fósseis
alguns dos acontecimentos marcantes dessa história já são conhecidos e permitem oq??? montar esquemas
durante a evolução oq aconteceu? novas espécies surgem a partir de espécies ancestrais e isso pode ser representado por meio das árvores filogenéticas.
os cientistas utilizam muitas evidências para montar as árvores filogenéticas .Entre elas ,uma das mais úteis é qual??? é a análise e comparação da composição do material genético das espécies .As espécies mais próximas evolutivamente têm maior semelhança de material genético doq as mais distantes
os fósseis são frequentemente achados onde????? nas rochas sedimentares com estruturas em camadas
como se formou esse tipo de rocha????? pelo acúmulo ao longo de milhares de anos ,em vales e outra depressões ,de sedimentos como pó de rocha ,levados pelo vento e pelos rios.Tais sedimentos se uniram uns aos outros sob a ação do peso das camadas superior.
vasculhando as grandes formações sedimentares, os paleontólogos encontram oq???? registros de tempos remotos ,organizados de acordo coma data de sua formação. Quanto mais próximo da superfície ele for encontrado ,mais novo o fóssil será.
no BRASIL e em outras partes da América do Sul já foram encontrados muitos fósseis .Com base neles, os cientistas deduziram algumas das características dos seres que viveram nesse território ,entre os quais estão quais? gliptodonte, macrauquênia, megatério, tilacosmilo.
oq era o gliptodonte? era um gigantesco animal parecido com os tatus
macruquênia parecia com a lhama, animal que atualmente habita regiões da Bolívia e do Chile
megatério era semelhante a uma preguiça, mas com 6 m de altura
tilacosmilo foi um tipo de tigre.
Show full summary Hide full summary

Similar

OTHELLO THEMES
zoe98xoxo
Physics equations
helensellers75
GCSE Statistics
Felix Ulrich-Oltean
IB SL Biology: Cell Division
mcgowan-w-10
GCSE REVISION TIMETABLE
TheJileyProducti
Historia matematyki II
Tomasz Kacperek
Financial Statements
Sharon Yates
The Circulatory System
Johnny Hammer
The Skeleton and Muscles
james liew
Celiac Disease
wedad attar
International Collaboration for Public Health
Minnie Hui