Sistemas de Informação

Description

Flashcards para estudo de sistemas de informação no contexto do mercado financeiro
Marcio Silveira
Flashcards by Marcio Silveira , updated more than 1 year ago
Marcio Silveira
Created by Marcio Silveira over 9 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
CDB Certificado de depósito bancário
CDI Certificado de depósito interbancário
SELIC Sistema Especial de Liquidação e Custódia
Opções de Renda Fixa Poupança - CDB - Tesouro Direto
Aplicações de renda fixa isentas de IR Poupança, LCI, LCA
Descrição de CDB-pré O prazo e a rentabilidade são definidos no momento da aplicação. Nessa modalidade de investimento é possível saber antecipadamente a rentabilidade bruta e líquida na data de seu vencimento.
CDB-Pós Rentabilidade atrelada a uma taxa de juros pós-fixada. O tipo de remuneração pode ser atrelado ao: CDI, SELIC, IPCA, IGPM, INPC
Quais são os tipos de títulos do tesouro direto? LTN, LFT, NTN-B, NTN-F e NTN-B Principal,
Informações adicionais do CDB IR é retido na fonte Indexado à taxa DI
O que é a taxa SELIC? Taxa de juros fixada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil que remunera os investidores no negócio de compra e venda de títulos públicos.
Como a taxa SELIC é obtida? Mediante cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.
Dê alguns exemplos de tipos de sistemas SAE (Sistema de Apoio Executivo) SAG (Sistema de apoio Gerencial) SAO (Sistema de Apoio Operacional) SE (Sistemas Especializados)
O que são organizações? Sistemas abertos que interagem em um meio ambiente complexo, via consumo, transformação e oferta de produtos e serviços. São administradas por uma estrutura, onde existe hierarquia, representado por um organograma.
Tipos de organizações Organizações privadas ONGs Governo Organizações Militares Organizações Civis Altarquia (USP, UNICAMP, UNESP, Centro Paula Souza)
Aplicações de Renda variável Ações - ETFs - Indices - Mercado de opções - Mercado Fracionário - Commodities
Tipos de ações Ordinárias (ON): Código 3 Preferenciais (PN) : Código 4
Qual a diferença entre ações Ordinárias e Preferenciais? Ordinarias concedem o direito de voto nas assembléias da empresa. Preferenciais oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem
Dividendos Dividendos correspondem à parcela de lucro distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim de cada exercício social. O estatuto social de uma companhia pode estabelecer o dividendo mínimo a ser distribuído, desde que não seja inferior a 25% de seu lucro líquido ajustado. Caso não haja previsão no estatuto social, o dividendo obrigatório deve corresponder, no mínimo, à metade do lucro líquido ajustado.
IPOs IPO é a sigla para a expressão em inglês Initial Public Offering, que significa a abertura do capital de uma empresa no mercado acionário. É quando a empresa avalia quanto ela vale, divide esse valor em ações e coloca para serem negociadas na bolsa de valores.
Governança corporativa pode ser definida como o esforço contínuo em alinhar os objetivos da administração das empresas aos interesses dos acionistas. Isso envolve as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, o Conselho de Administração, a Diretoria, uma Auditoria Independente e até mesmo um Conselho Fiscal. A boa governança corporativa permite uma administração ainda melhor e a monitoração da direção executiva da empresa. A empresa que opta pelas boas práticas de governança corporativa adota como linhas mestras transparência, prestação de contas e equidade.
Renda variável É toda a aplicação que não se pode estabelecer um percentual fixo de ganhos. Como o mercado de ações é dinâmico, milhares de compras e vendas, o mercado é muito volátil, se alternando segundo a segundo.
Sistemas Conjuntos de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos.
ETFs O ETF (Exchange Traded Funds ou Fundo de Índice) é um fundo de investimento que pode ser comprado ou vendido como uma ação no pregão. O ETF oferece a você a oportunidade de diversificação de recursos dos fundos e facilidade na negociação de ações.
Commodities São consideradas commodities produtos de uso comum mundial como lotes de camisetas brancas básicas ou lotes de calças jeans. São produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidade, como suco de laranja congelado, soja, trigo, bauxita, prata ou ouro.
Show full summary Hide full summary

Similar

COMO CHEGAR NA FACULDADE
Nathalia - GoConqr
Metodologia Científica
Maicon
Componentes Computacionais
Andre Chagas
Finalidade da Filosofia do Direito
Israyane Lima
Engenharia de Software
Marcio Silveira
Aminoácidos, peptídeos e proteínas
amanda de oliveira
Vagas de Emprego
Alessandra S.
Como Escolher uma Instituição de Ensino
Marina Faria
02. Informação e Organizações
cesarfabr
gastronomia
Kezia França