Os filósofos da Natureza

Description

Os primeiros Filósofos e os elementos que acreditavam ser a origem de tudo.
 Gloria Gomes
Flashcards by Gloria Gomes, updated more than 1 year ago
 Gloria Gomes
Created by Gloria Gomes almost 6 years ago
1696
2

Resource summary

Question Answer
Os filósofos da natureza Os Pré-Socráticos Os primeiros filósofos viveram na Grécia entre 624 a.C. e 370 a.C., antes de Sócrates, por isso, são conhecidos como pré-socráticos e existiram muitos deles.
E a primeira resposta veio de Mileto, onde Tales observou que os alimentos são úmidos e os corpos ressecam ao morrer. Aí estava! O mundo só podia ser feito de água, em diferentes estados e concentrações!
Era inegável, mas não para Anaximandro, que pensava numa substância leve, invisível, ilimitada, infinita e capaz de assumir todas as formas e texturas imagináveis: o ápeiron.
Genial, mas, para Anaxímenes, era desnecessário ir tão longe. Essas eram propriedades do ar, elemento ilimitado, capaz de manter a vida por meio da respiração. Sem dúvida, o mundo era feito de ar!
Enquanto isso, Pitágoras e seus seguidores viam números por toda parte. Juravam habitar um mundo repleto de proporções, medidas, quantidades e relações numéricas, feito de dobros, triplos, metades, somatórios, em combinações infinitas e harmoniosas.
Perto dali, Heráclito de Éfeso afirmava que mundo tinha dois princípios: o fogo, isto é, o calor que os corpos perdem quando morrem, e o movimento. Para ele, havia movimento mesmo onde parecia haver repouso, por isso, não acreditava que o mesmo homem pudesse banhar-se no mesmo rio duas vezes.
Faltava ainda incluir a terra e os sentimentos, velhos conhecidos da humanidade. Empédocles fez isso, dizendo que o mundo é feito de água, terra, fogo e ar, unidos pelo amor e separados pelo ódio.
Sentimentos contrários, forças contrárias... Tudo isso inspirou Anaxágoras, que viu o mundo como efeito da existência de contrários como quente / frio, muito / pouco, sempre / nunca, vivo / morto...
Demócrito encontrou as condições necessárias para uma nova teoria: um mundo feito de átomos, ou seja, minúsculas partículas materiais, sólidas, invisíveis e indivisíveis. Dançando eternamente no vazio, juntando-se e separando-se umas das outras, criando e desfazendo inúmeras formas.
Desde o nascimento da filosofia, há mais de 2 500 anos, muitas perguntas interessantes sobre o mundo, o homem e o conhecimento foram feitas pêlos filósofos.
Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da vida, descartando as explicações que nos foram impostas como verdadeiras e estabelecendo novas regras ao jogo. Passamos a ver o mundo de maneira diferente, com um olhar mais atento e certeiro Responda: * O que é Arché? * O que é Ápeiron? * E Mileto ?
Show full summary Hide full summary

Similar

'The Merchant of Venice' - William Shakespeare
cian.buckley
Forces and Acceleration
Adam Collinge
Biology AQA 3.1.3 Cells
evie.daines
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
IB Chem Flashcards
j. stu
Physics
Holly Bamford
BIOLOGY HL DEFINITIONS IB
Luisa Mandacaru
New English Literature GCSE
Sarah Egan
Prueba de Integrales
José William Montes Ocampo