RACIOCÍNIO E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Description

10º Ano e 11º Ano Biologia e Geologia Flashcards on RACIOCÍNIO E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS, created by João Ramalho on 07/10/2014.
João Ramalho
Flashcards by João Ramalho, updated more than 1 year ago
João Ramalho
Created by João Ramalho over 9 years ago
115
5

Resource summary

Question Answer
RACIOCÍNIO E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS Afirmação + Evidências + Raciocínio = Explicação
Afirmação Uma frase ou conclusão que responde à questão original
Evidências Dados científicos que suportam a afirmação. Os dados precisam de ser precisos e apropriados para suportar a afirmação.
Raciocínio Uma justificação que relacione os factos com a afirmação. Mostra que os dados contam como evidências , usando princípios científicos apropriados e suficientes.
Explique a formação das grutas na serra de Naica, tendo em conta a natureza das rochas encaixantes e o contexto tectónico de há 1 a 2 M.a. Afirmação: A formação das grutas na serra de Naica resultou da natureza das rochas encaixantes e do contexto tectónico existente há 1 a 2 M.a.
Um esquema pode ajudar:
Image: 1 (image/png)
Exemplo 1: Explique, com base nos dados, qual das duas hipóteses, hipótese 1 ou hipótese 2, é apoiada pelos resultados obtidos na experiência relativos a V. elodeae. Afirmação: Os resultados da experiência apoiam a hipótese 2, porque…
Afirmação? Explicitar as condições a criar na fase 1 e na fase 2. ...(depois dizer “o porquê”) A afirmação requer uma reformulação de linguagem e/ou uma concretização
Exemplo de afirmação que requer uma simples reformulação de linguagem: Em determinados locais nos arredores de Lisboa, é possível observar sequências de rochas magmáticas com alternância de escoadas basálticas e de leitos de piroclastos. Relacione a referida alternância com o tipo de atividade vulcânica do Cretácico superior. Afirmação? A ocorrência de sequências de rochas magmáticas com alternância de escoadas basálticas e de leitos de piroclastos deve-se ao tipo de atividade vulcânica do Cretácico superior.
O que são, afinal, as evidências científicas? As evidências científicas são dados/factos que provam ou justificam uma afirmação. (Nem todos os dados são evidências).
Muitas vezes esses dados são fornecidos no enunciado (em texto, quadros, gráficos). Contudo, por vezes, esses dados ou factos científicos (evidências) não são fornecidos no enunciado. Pressupõe-se que são “um adquirido” pelo aluno: conhecimento factual. Na prática, e para simplificar: É fornecido no enunciado: é evidência. Não é fornecido: é conhecimento.
TIPOS DE EXPLICAÇÕES 1. Quando não requer a mobilização de conceitos: Justificação de uma afirmação com base em evidências experimentais (interpretadas à luz de princípios teóricos).
2. Quando não requer a mobilização de evidências fornecidas no enunciado (as evidências são conhecimento factual): Justificação de uma situação concreta ou fenómeno natural através da (mobilização de evidências fornecidas e) aplicação de princípios teóricos. 3. Quando envolvem apenas conceitos teóricos: Explicar/clarificar uma teoria ou conceito ou relações entre conceitos.
GUIÃO DA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA Explicar é dizer o porquê ou como ocorre um fenómeno ou acontecimento. É diferente de descrever (apresentar características) ou clarificar conceitos. 1.Enuncia a afirmação que se pretende justificar. 2. Faz um esquema dessa afirmação (usando setas e palavras que descrevam o significado dessas setas). 3. (Qual é a causa e qual é o efeito? Que tipo de relação tens que estabelecer? Causal simples? Sequência de causas e efeitos (processo)? Várias causas para um efeito?)
4.O texto fornece dados importantes que provem a afirmação (evidências)? * Se sim, quais? Sublinha-os no texto ou assinala-os no suporte fornecido (mapa, gráfico, tabela…). * Se não, que conhecimentos precisas mobilizar? 5. A justificação requer conhecimentos prévios ou apenas evidências fornecidas? Se requer conhecimentos, quais são pertinentes? 6. Elabora, agora, a tua resposta restringindo-te apenas à informação pertinente para justificar (dizer o porquê ou o como) a afirmação apresentada em 1 e 2.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biosfera
joana_pinto_202
INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
As moléculas orgânicas e inorgânicas
Heres Oliveira
Evolução biológica
joana_pinto_202
Geologia 10ºANO
catarinacusca
G11-As Rochas
Carolina Silva
Fotossíntese
joana_pinto_202
Mitose e Meiose
joana_pinto_202
Síntese de proteínas
joana_pinto_202
Transporte nos animais
joana_pinto_202