Processo do Trabalho - Ação Rescisória

Description

Flashcards on Processo do Trabalho - Ação Rescisória, created by mateus abreu on 23/06/2018.
mateus abreu
Flashcards by mateus abreu, updated more than 1 year ago
mateus abreu
Created by mateus abreu almost 6 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
A ação rescisória trabalhista admite o jus postulandi do empregado e do patrão? Não! Conforme a Súmula nº 425 do TST, a ação rescisória não admite o jus postulandi dos sujeitos da relação trabalhista. Desse modo, para seu ajuizamento é necessária a atuação de advogado.
Para ajuizar ação rescisória é preciso fazer algum depósito prévio (além das custas padrões)? Se sim, qual o valor desse depósito? Há exceção? Sim, é preciso fazer depósito prévio, que é somado ao valor das custas da ação rescisória. Corresponde a 20% do valor da causa (no CPC é 5% somente). O autor pode ficar isento desse depósito se demonstrar miserabilidade jurídica (BJG).
A ação rescisória é suficiente para rescindir termo de acordo firmado em audiência trabalhista ou o ideal seria uma ação anulatória, como prevê o CPC/15? No processo do trabalho, segundo a Súmula nº 259 do TST, a ação rescisória é o único instrumento adequado para rescindir termo de acordo trabalhista.
Cabe ação rescisória trabalhista com fundamento em violação literal de lei se a decisão rescindenda estiver assentada em divergência jurisprudencial? Não! Conforme a Súmula nº 83 do TST, não cabe ação rescisória com esse fundamento nessa situação. Logo, extrai-se que só seria cabível em razão de violação de norma sem qualquer divergência interpretativa.
Caso se alegue que a jurisprudência fora pacificada antes da sentença rescindenda, a partir de que marco temporal será considerado o fim da divergência e início da uniformidade? Conforme a Súmula nº 83 do TST, será a partir do momento em que o assunto for convertido em, pelo menos, OJ do TST.
Para fins de definir a competência da ação rescisória e o seu prazo decadencial, conta-se a partir de que momento? Para fins de definição de competência, analisa-se o trânsito em julgado da última decisão de mérito (Súmula nº 192 do TST). Por outro lado, para fins de início da contagem do prazo decadencial analisa-se o trânsito em julgado da última decisão, independentemente seja de mérito ou não (Súmula nº 100 do TST)
Em caso de recurso parcial do mérito, o trânsito em julgado do outro capítulo da decisão será suscetível de ação rescisória? Será cabível ação rescisória desse capítulo mesmo que o recurso parcial seja capaz de anular completamente a decisão? Sim, cabe ação rescisória do capítulo parcial que não foi recorrido e transitou em julgado. Não, caso o recurso parcial seja capaz de anular completamente a decisão, não caberá ação rescisória sobre o capítulo não recorrido, devendo então se esperar a decisão final para só então eventualmente ajuizar AR. (Súmula nº 100 do TST)
Continuar os flashcards de ação rescisória...
Show full summary Hide full summary

Similar

Artigo de Opinião
Gustavo Mariano
PROCESSO DO TRABALHO
Juliana Melo
Recursos Trabalhistas
gabriel Souza
AUDIÊNCIA UNA
FERNANDA CALIXTO
Programa de Direito Processual Civil
Carolina Paniz
Direito processual do trabalho 004
Fabio Lima
Princípios Constitucionais do Processo
Anna Carolina de Pina Jaime Naves
Direito processual do trabalho 002
Fabio Lima
Processo do Trabalho - Competência Territorial
mateus abreu
Proc. Trabalho - 01 - Competências da Just. Trabalho
Jeferson Almeida da Silva
Proc. Trabalho - 00 - Princípios
Jeferson Almeida da Silva