Conceito de contabilidade

Description

material do grancursos/ algumas partes do estratégia.
Junio Albuquerque
Flashcards by Junio Albuquerque, updated more than 1 year ago
Junio Albuquerque
Created by Junio Albuquerque almost 6 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
CONCEITO DE CONTABILIDADE • É UMA CIÊNCIA SOCIAL •O foco da contabilidade é administração econômica de atos e fatos; 3) São escriturados somente os fatos; 4) O profissional responsável deve ser um contabilista; 5) Contabilizar é respeitar um sistema de informações contábeis; 6) A digrafia contábil é aplicação do mecanismo de partidas dobradas
Contabilidade é uma ciência social que estuda, controla, administra e acompanha a evolução do patrimônio de qualquer pessoa. Contabilidade é uma ciência porque, no sentido positivista de ciência, possui objeto de estudo; tem um método próprio de análise, que é o das partidas dobradas e um axioma derivado do próprio método que diz: “todo débito possui um crédito correspondente”.
Objeto – Patrimônio Objetivo – Fornecer informações Finalidade – Controlar o patrimônio Campo de aplicação – Qualquer pessoa Princípio básico – Partidas dobradas Técnicas – escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações Patrimônio - Conjunto de Bens, direitos e obrigações. Bens e direitos - Ativo. Obrigações - Passivo.
PATRIMONIO Patrimônio é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades e suas obrigações.
ATIVO NATUREZA DEVEDORA LEI 6.404 ART 178 • ATIVO CIRCULANTE • ATIVO NÃO CIRCULANTE ( ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO, INVESTIMENTOS, IMOBILIZADO E INTANGÍVEL)
PASSIVO NATUREZA CREDORA LEI 6.404 ART 178 • PASSIVO CIRCULANTE • PASSIVO NÃO CIRCULANTE • PATRIMÔNIO LÍQUIDO
MAIS CONCEITOS
EQUAÇÃO PATRIMONIAL PL= BENS + DIREITOS (ATIVO) - OBRIGAÇÕES (PASSIVO)
OBJETIVO DA CONTABILIDADE “Fornecer informação de natureza econômica, financeira, operacional e social, que seja útil aos usuários internos e externos”.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Contabilidade Introdutória
Michel Nodari
Conceitos de Contabilidade
wastanford
Contabilidade
Elisângela Maquiaveli
Conceitos de Contabilidade
Isaque Souza
Conceitos de Contabilidade
LUIZ CHAIA
Conceitos de Contabilidade
Samuel Costa
Conceitos de Contabilidade
Jizabely Atanasio