C - 02

Description

C - 02
Victor Aguiar
Flashcards by Victor Aguiar, updated more than 1 year ago
Victor Aguiar
Created by Victor Aguiar over 5 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
1. O que é Patrimônio? O patrimônio — objeto da contabilidade — é um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa.
2 . O que são Bens? Bens são as coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Podem ser materiais ou imateriais.
3. O que são Bens Materiais, Corpóreos ou tangíveis? Bens materiais, corpóreos ou tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso (armários, prateleiras, computadores, máquinas, automóveis, vitrinas etc.), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (materiais de limpeza, de expediente e de embalagem).
4. O que são Bens imateriais, incorpóreos ou intangíveis? Bens imateriais, incorpóreos ou intangíveis correspondem a determinados gastos efetuados pela empresa que, por sua natureza, devem fazer parte do patrimônio. Exemplos: fundo de comércio (valor que se paga a maior [além dos valores dos ativos e passivos] por ocasião da compra do total ou parte de uma empresa); marcas, patentes de invenção etc.
5. O que são Direitos? Direitos são todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como: Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber, Aluguéis a Receber etc.
6.O que são Obrigações? Obrigações são todos os valores que a empresa tem para pagar a terceiros, como: Duplicatas a Pagar, Salários a Pagar, Impostos a Pagar etc.
7. No gráfico T o lado esquerdo é denominado lado do Ativo, quais elementos estão relacionados nesse lado? Os elementos positivos (Bens e Direitos)
8. Pode-se dizer que o gráfico em T, quando utilizado para representar a situação patrimonial de uma empresa, denomina-se Balanço Patrimonial? Sim.
9. O que é Situação Líquida ou Patrimônio Líquido? Situação Líquida é a diferença entre o Ativo e o Passivo. SL = A – P
10. Quais são as Situações Líquidas Patrimoniais possíveis? Ativo maior que Passivo (PL = positivo ) Ativo menor que Passivo (PL = negativo) Ativo igual ao Passivo (PL = nulo)
11. Ativo maior que Passivo - Quais são as maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida? Situação Líquida Positiva. Situação Líquida Ativa. Situação Líquida Superavitária.
12. Ativo menor que Passivo - Quais são as maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida? Situação Líquida Negativa. Situação Líquida Passiva. Situação Líquida Deficitária. Passivo a descoberto.
13. Ativo igual ao Passivo - Quais são as maneiras ou formas de se referir a esta Situação Líquida? Situação Líquida Nula. Situação Líquida Inexistente.
14 . O que é Patrimônio Líquido? Patrimônio Líquido é o mesmo que Situação Líquida. Embora sejam duas expressões utilizadas como sinônimas, nos meios contábeis há momento em que o uso de uma é mais adequado que o da outra.
15. Quando elaboramos um Balanço Patrimonial, podemos denominar “Situação Líquida” o grupo de contas que representa o capital próprio da empresa? Não, pois, segundo a Lei nº 6.404/76, deve receber a denominação de Patrimônio Líquido.
16. Podemos dizer que ao se referir ao Estado Patrimonial de uma empresa, é mais adequado dizer que a empresa se encontra em Situação Líquida Positiva, Negativa ou Nula? Sim.
17. No Ativo, as contas serão classificadas de que maneira? Nos seguintes grupos: - Ativo Circulante; e - Ativo Não Circulante, composto por Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
18 . Como é composto o Ativo Não Circulante? - Ativo Realizável a Longo Prazo, - Investimentos, - Imobilizado e Intangível.
19. No Passivo, as contas serão classificadas em quais grupos? - Passivo Circulante; - Passivo Não Circulante; e - Patrimônio Líquido, dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
20. Como é dividido o Patrimônio Líquido? - Capital Social, - Reservas de Capital, - Reservas de Lucros, - Ajustes de Avaliação Patrimonial, - Ações em Tesouraria e - Prejuízos Acumulados.
21. Entidades constituídas sob qualquer forma jurídica, inclusive sociedade por ações, poderão manter ainda no Patrimônio Líquido, a conta Lucros Acumulados? Não. É importante salientar que as entidades constituídas sob qualquer forma jurídica, desde que não seja a de sociedade por ações, poderão manter ainda no Patrimônio Líquido, a conta Lucros Acumulados.
22. Qual é a Equação Fundamental do Patrimônio? A = P + SL A Equação Fundamental do Patrimônio, também conhecida por Equação Básica do Patrimônio, é a que evidencia o patrimônio em situação normal, ou seja, em Situação Líquida Positiva.
23. O que é Situação Estática do Patrimônio? A situação estática (em repouso) do patrimônio é representada por meio do Balanço Patrimonial, que evidencia os totais dos bens, dos direitos e das obrigações, além do patrimônio Líquido, existentes em um determinado momento.
24. O que é Situação Dinâmica do Patrimônio? A situação dinâmica do patrimônio é representada pela demonstração do resultado do exercício, que evidencia as variações patrimoniais ocorridas em um determinado período, as quais interferem na Situação Líquida do Patrimônio. No Capítulo 13, você estudará essas demonstrações contábeis com detalhes.
25. Seria correto dizer que, no gráfico T, o lado do Ativo mostra onde a empresa conseguiu os recursos? Não. É o lado do Passivo que mostra onde a empresa conseguiu os recursos.
26. Seria correto dizer que, no gráfico T, o lado do Passivo é onde a empresa aplicou os referidos recursos? Não. É o lado do Ativo que mostra onde a empresa aplicou os referidos recursos.
27. Os recursos totais que estão à disposição da empresa podem originar-se de duas fontes. Quais são elas? a) Recursos de terceiros b) Recursos próprios
28. O lado do ativo mostra onde a empresa aplicou os recursos que tem à sua disposição, cujas origens estão evidenciadas no lado do Passivo. Em que a empresa aplica seus recursos? A empresa aplica seus recursos em Bens (de uso, de troca ou de consumo) e em direitos (Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber etc.).
Show full summary Hide full summary

Similar

C2 - Formulae to learn
Tech Wilkinson
OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
Dariush Zarrabi
AS Psychology Unit 1 & 2 (Edexcel)
AnthonyElikwu
Plant and animal cells
charlotteireland
Musical Symbols
kcollins3
THE PRESENT CONTINUOUS
neworld2030
Weimar & Nazi Germany?
Maddy Balkham
The Digestive system
Elena Cade
GCSE Geography - Causes of Climate Change
Beth Coiley
Compensation and Benefits PHR Study Guide
Cari Hawthorne
Arrested by Police - 1976 Bail Act (Section 3 & 4)
Mark Hughes