Previdência Social

Description

Trabalho de geografia - Previdência social no Brasil
Lucas Lima
Flashcards by Lucas Lima, updated more than 1 year ago
Lucas Lima
Created by Lucas Lima over 5 years ago
54
0

Resource summary

Question Answer
O QUE É A PREVIDÊNCIA? * É um seguro social que assegura a subsistência do trabalhador participante, desde que o mesmo realize contribuições mensais. * O benefício dessa contribuição é garantir ao trabalhador segurado uma renda na hora em que ele não puder mais trabalhar em caso de incapacidade ou aposentadoria.
O QUE É A PREVIDÊNCIA? Pt. 2 * A previdência social é também o órgão do governo que administra a concessão dos benefícios garantidos por esse direito social. Tem como missão proteger os trabalhadores contra outros chamados riscos econômicos. * A Previdência, assim, não oferece apenas aposentadorias, mas também benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.
Como a previdência funciona? 1 - REGIME GERAL * O regime geral faz a concessão dos benefícios da Previdência. * Funciona pela contribuição mensal de empregados, empregadores, trabalhadores autônomos e rurais e contribuintes individuais.
Como a previdência funciona? 2 - REGIME PRÓPRIO * O regime próprio é destinado aos servidores públicos. * É obrigatório para os servidores ligados órgãos de entes da federação que o tenham definido como regime de previdência.
Como a previdência funciona? 3 - REGIME COMPLEMENTAR * O regime complementar é uma espécie de previdência complementar. * Não é obrigatório e não é vinculado ao regime geral. Pode ser utilizado individualmente ou por entidades de previdência complementar.
O que é a contribuição? * Contribuição -> parcela do salário do trabalhador que é descontada automaticamente pela previdência social todos os meses. O tamanho dessa parcela depende de seu salário de contribuição, que é basicamente a remuneração de cada contribuinte. 
Regras para aposentadoria * Tempo de contribuição: mínimo de 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens); * Idade: mínimo de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, com pelo menos 15 anos de contribuição para ambos.
Previdência privada (Previdência complementar) * Não está ligada ao sistema do INSS * Forma de seguro contratado para garantir uma renda futura ao beneficiário, geralmente voltada ao período após a aposentadoria. * Plano dividido em duas etapas: 1) Acumulação 2) Resgate (integral ou na forma de renda complementar)
Previdência privada (ou complementar) no Brasil * A instabilidade da previdência social levou brasileiros a procurar, nas previdências privadas, uma maior segurança para o futuro. * Tipos: a) Aberta (p/ qualquer pessoa física ou jurídica) b) Fechada (p/ grupos, como funcionários de uma empresa)
Aposentadoria por invalidez * Benefício previdenciário concedido ao segurado que, em razão de alguma incapacidade, não pode mais exercer atividades laborativas. * Só é concedida caso o segurado já tenha começado a contribuir para a previdência. * Fim -> Caso recupere a capacidade de trabalhar ou por óbito.
Benefício de Prestação Continuada (BPC) * É a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de longo prazo. * P/ ter direito, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser menor que 1/4 do salário-mínimo vigente * Benefício assistencial -> não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele.
OS PROBLEMAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL * Principal problema: o envelhecimento progressivo da população tem levado a um maior número de pessoas usufruindo da previdência do que contribuindo. Isso gerou um déficit nas contas públicas de difícil recuperação.
" Brasil e Alemanha gastam quase 11% do PIB com Previdência, segundado dados de 2010".
OS PROBLEMAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL Pt. 2 * Outros problemas: Pensões de óbito, por exemplo, são responsáveis por agravarem os problemas do "rombo" na previdência, que se tornam cada vez mais irreversíveis.
Discussões atuais sobre previdência * Há mais de 20 anos a câmara e o senado discutem sobre a reforma da previdência. * Não há muito sendo discutido ultimamente, * Falta transparência na discussão sobre a reforma; * Muito pouco é exposto para a sociedade.
Projeções futuras * Michel Temer -> pretende votar a Reforma da Previdência ainda em 2018, após as eleições. * Bolsonaro -> afirma que fará uma reforma gradual, sem exageros. * Haddad -> afirma que manterá o sistema previdenciário atual.
Pessoas que querem a mudança * Michel Temer e a Comissão da câmara; * A população, majoritariamente falando, veta essa ideia de modificar o sistema previdenciário.
É POSSÍVEL VIVER UNICAMENTE COM A PREVIDÊNCIA? * Primeiramente, deve-se ter em vista que isso depende de diversas variáveis, como: quantia investida; tempo de investimento com a previdência; o modo como o dinheiro recebido é gerenciado (aplicado, utilizado em poupança, gastos familiares), entre outros.
É POSSÍVEL VIVER UNICAMENTE COM A PREVIDÊNCIA? (Pt. 2) * Tendo em vista, as diversas variáveis, conclui-se que, em uma média, é possível viver apenas com a previdência. Porém, é provável que seja uma vida simples e regrada.
Grupo * Camila Tito * Irene de Paula * Júlia Moraes * Lucas Lima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS *https://pt.wikipedia.org/wiki/Previd%C3%AAncia_privada *https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/guias-financeiros/guia-entenda-o-que-e-a-previdencia-privada.htm *https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-invalidez/ *http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/beneficios-assistenciais/bpc
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Direito Previdenciário
Taty Tesch
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo