prova de geografia - quarto bimestre

Description

conceitos para decorar para a prova de geografia do quarto bimestre
beatriz .
Flashcards by beatriz ., updated more than 1 year ago
beatriz .
Created by beatriz . over 5 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
como a atividade industrial desenvolvida na inglaterra determinou um uso cada vez mais intenso de matérias-primas e de energia a partir da segunda metade do séc XVIII, espalhou-se para outras áreas da europa, como frança, holanda e prússia, e alterou a escala da produção existente no artesanato, determinando tal aumento no uso de matérias-primas e de energia
características fundamentais da atividade industrial aumento significativo da escala de produção e a divisão das atividades entre os trabalhadores.
por que essas características justificam uma tendência de concentração da atividade industrial devido à necessidade de grande quantidade de matérias primas, de fontes de energia (inicialmente o carvão e depois o petróleo), de mão de obra e de consumidores
quem foi responsável pelo surgimento dos primeiros núcleos urbanos a revolução agrícola, ocorrida há cerca de dez mil anos.
nomes de algumas das primeiras cidades e características ur e babilônia, surgiram na mesopotâmia, nos vales dos rios tigres e eufrates, no atual iraque. acredita-se que, por volta de 2500 a.c., ur chegou a ter 50 mil habitantes e a babilônia, 80 mil. a atividade comercial determinou o crescimento de grandes cidades em vários lugares do mundo, inclusive na américa pré-colombiana.
por que a maioria da população transferiu-se do meio rural para o meio urbano o processo industrial também é responsável por um impressionante aumento do número de cidades e pelo grande crescimento de algumas delas. a industrialização foi determinante para o processo de urbanização em diversos países do mundo. a atividade econômica mais importante passou a se localizar na área urbana, causando esse transferimento da população.
como foi gerado o processo de metropolização a localização industrial motivou o enorme crescimento econômico e populacional de certas cidades, gerando a metropolização, ou seja, em diversos países, a população passou a morar em áreas urbanas, especialmente as grandes áreas.
até a primeira metade do séc XX, esse processo ficou concentrado em países europeus, nos eua e no japão. como ele passou a ocorrer nas outras partes do mundo? por causa dos avanços tecnológicos e a mudança do modelo de produção industrial também foi responsável por esse acontecimento.
como foi a metropolização dos países em desenvolvimento no caso dos países em desenvolvimento, a metropolização ocorreu principalmente após a segunda guerra mundial. a chamada industrialização tardia foi uma marca desses países. houve um acelerado e desordenado processo de urbanização, gerando graves problemas urbanos associados ao enorme contingente populacional que se dirigiu para essas cidades.
a atividade industrial foi decisiva para o aumento do número e do tamanho das cidades nos últimos séculos. nas últimas décadas, porém, esse processo sofreu uma importante modificação: depois da segunda guerra mundial, e principalmente a partir da década de 70, com a revolução técnico-científico-informacional, a atividade industrial, até então muito concentrada em alguns países e cidades, descentralizou-se. a reorganização geográfica industrial no mundo se liga diretamente aos avanços tecnológicos. há a desindustrialização de algumas das antigas áreas, e o crescimento de outras. a urbanização se espalha, e os antigos centros industriais têm de modificar suas estruturas econômicas, sob o risco de virarem áreas decadentes. a instalação de plantas industriais em novos lugares gera crescimento, mas cria problemas urbanos associados a essa expansão, como excessiva valorização do espaço, favelização, violência e dificuldades no setor de transportes.
como surgiu a industria moderna com a revolução industrial (segunda metade do séc XVIII - séc XIX), caracterizando-se por uma grande divisão do trabalho- e consequente especialização do trabalhador - e pela utilização de máquinas
qual foi a fonte de energia da primeira revolução industrial, a importância dela o carvão mineral, fundamental para o desenvolvimento de máquinas a vapor, utilizadas principalmente pelo setor têxtil. a inglaterra foi o país dominante
o que impulsionou a indústria do tecido a invenção do ter mecânico
pelo que passou, primeiramente, os fatores que levaram ao pioneirismo inglês durante o processo de implementação de sua revolução industrial pela existência de um estado já consolidado, aliado ao sucesso no processo de expansão marítima.
esse sucesso no processo de expansão marítima levou a: a uma acumulação prévia de capital no território, viabilizando os investimentos necessários para o desenvolvimento da indústria.
como várias cidades inglesas, como manchester, liverpool e yorkshire tornaram-se grandes centros industriais e urbanos associado ao sucesso já citado, apresentaram enormes reservas de carvão mineral
o que era o processo de cercamento de campos e o que ele garantiu lei que privatizava o uso das terras rurais, e consequentemente forçou um enorme processo de êxodo rural. garantiu um grande contingente populacional que serviu de mão de obra e mercado consumidor para as fábricas, além de manter um fornecimento de matéria-prima (lã) para a indústria.
a introdução da máquina no processo produtivo: aumentou bastante a capacidade de produzir mercadorias
o que deu origem a uma sociedade marcada pela submissão do trabalhador direto ao capitalista a separação radical entre os detentores do meio de produção e os trabalhadores
para o que a atividade industrial se tornou dominante obtenção do lucro
no que consiste a indústria em uma atividade produtiva que se caracteriza por transformar matérias-primas - de modo manual ou com auxílio de máquinas e ferramentas - em produtos elaborados e/ou semielaborados.
quais são os principais tipos de indústria são as pesadas e/ou de base (bens de capital e intermediários) e as leves e/ou de bens de consumo (duráveis e não duráveis)
bens de produção são produtos que, praticamente, ainda não passaram por nenhum processo de beneficiamento. estão associados às indústrias de base. ex: matéria-prima e energia
bens de capital (intermediários): são aqueles produtos destinados às fábricas de indústrias, ou seja, que ainda serão utilizados no processo produtivo e não chegaram até o mercado consumidor. ex: máquinas e equipamentos
bens de consumo são todos os produtos já acabados, destinados ao mercado consumidor. eles são divididos em duráveis e não duráveis. essa distinção segue como princípio o esgotamento imediato com o uso ou não. portanto, bens de consumo não duráveis são aqueles que se esgotam imediatamente com seu uso, como remédios, alimentos e roupas. os bens de consumo duráveis são aqueles que não se esgotam imediatamente conforme uso, como automóveis, eletrônicos e imóveis.
na segunda metade do séc XIX, iniciou-se a chamada segunda revolução industrial, um conjunto de modificações no modelo de produção industrial, com destaque para: a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo; a invenção do motor a explosão e da locomotiva a vapor; o desenvolvimento de produtos químicos; a expansão da siderurgia, ou seja, da utilização do minério de ferro para a produção do aço, criando uma série de possibilidades de uso dessa nova matéria-prima.
as grandes mudanças tecnológicas que caracterizaram o período da segunda revolução industrial acompanharam uma expansão dessa atividade para outros países da europa, como frança, alemanha, holanda e bélgica, abalando a até então inquestionável supremacia inglesa. o motivo foi? as novas tecnologias proporcionaram oportunidades econômicas, e quem dominava o modelo anterior (inglaterra) não necessariamente teria a vanguarda nas novidades.
um dos avanços da segunda revolução industrial foi a mudança na matriz energética do carvão mineral para o petróleo. o novo combustível, além de ser mais facilmente transportado por ser líquido, é matéria-prima para diversos outros setores da indústria, e não apenas para o de energia.
outro aspecto importante na segunda revolução industrial foi o aumento da necessidade de matéria-prima associada ao sistema fordista, representada pela intensificação na exploração das colônias no modelo imperialista, fortemente representado pela partilha da áfrica na conferência de berlim.
diversos são os fatores que influenciam a localização de uma indústria: matéria-prima fontes de energia mão de obra abundante mercado consumidor boa rede de transporte boa rede de telecomunicações disponibilidade de água incentivos fiscais
durante a revolução industrial na inglaterra, ficou clara a relação dessa localização com a proximidade das minas de carvão e portos. o grande crescimento de cidades como manchester, liverpool e londres ocorreu a partir da localização das indústrias. como os diferentes fatores locacionais afetam de forma distinta os diversos tipos de indústria uma indústria que utilize maior quantidade de energia e matéria-prima mais volumosa e com maior dificuldade de transporte terá sua localização determinada pela disponibilidade desses fatores.
atualmente, porém, as empresas dependem cada vez menos dos fatores tradicionais de localização espacial (matéria-prima, energia, mercado consumidor), pois os produtos atuais são menores, mais leves e utilizam pouca quantidade de energia e matéria prima. o que passa a ser o fundamental? o know-how. essas empresas necessitam fixar-se em regiões com presença maciça de universidades e centros de pesquisa científica e tecnológica, que fornecem tecnologia e mão de obra qualificada.
devido à expansão do sistema capitalista e ao consequente aumento da concorrência internacional, as grandes empresas começaram a buscar meios de superar umas as outras nessa disputa por mercados consumidores. dentro do contexto, surgiram as práticas anticompetitivas e uma delas foi a formação dos cartéis - no que eles consistem? na combinação de preços entre empresários do mesmo setor, visando a acabar com a disputa de preços como forma de atrair os consumidores (essa prática é facilmente identificada em postos de combustíveis).
outras formas de vencer a concorrência internacional as organizações empresariais. as práticas mais conhecidas são a busca pela formação de monopólios ou oligopólios. o primeiro consiste no domínio de uma única empresa sobre o fornecimento de um determinado produto ou serviço, o que inviabiliza os benefícios da livre concorrência. já o oligopólio é estabelecido quando um número reduzido de empresas controla o fornecimento de determinado produto ou serviço. todas essas práticas objetivam a eliminação da concorrência, que levaria imediatamente a um imensurável aumento nos lucros, porém à custa do mercado consumidor, que seria explorado sem alternativas para recorrer.
o que eram as áreas chamadas de regiões negras o êxodo rural e o crescimento das cidades vieram como consequências da industrialização
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano