Rascunho de Trabalho Geo

Description

Rascunho para o projeto academico de geografia, 93.
Tiago Staico Tavares
Flashcards by Tiago Staico Tavares, updated more than 1 year ago
Tiago Staico Tavares
Created by Tiago Staico Tavares over 5 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Hidrocarbonetos na Russia A Rússia possuí uma quantidade considerável de reservas de hidrocarbonetos, principalmente concentrados na Planície Siberiana Ocidental. Essas reservas abundantes e sua proximidade com a Europa permite a Russia a dominar o mercado petroleiro europeu.
Reservas de Gás Natural na Rússia Assim como os hidrocarbonetos, as reservas de gás natural são relativamente abundantes na Rússia. Elas estão muito concertadas no centro e noroeste do país. Muitos conflitos internos já foram causados devido à economia de Gás Natural russa, como por exemplo o conflito da Chechenia, no qual a Russia reprimiu violentamente a tentativa de independência dos chechenos devido à presença de gasodutos no território reivindicado.
Influências Russas sob a UE Como resultado dessa grande abundância de Gás Natural e Petróleo, a Rússia é uma das grandes exportadoras desses produtos aos países da UE. Isso resulta em uma certa dependência econômica entre os dois, fazendo com que a Russia tenha uma certa vantagem diplomática com relação a outros países que fazem transgressões similares a ela.
Resultados dessa Influência Como é de se esperar, muitos países europeus não gostam do fato de um de seus recursos mais utilizados ser tão dependente com um só país. Isso é demonstrado com um recente aumento de investimentos europeus no desenvolvimento de energias renováveis. Isso pode ser visto no mapa anterior, com os países do Norte sendo os líderes nesse departamento, com mais de 30% de suas fontes energéticas sendo renováveis.
Conclusão Concluímos então, que a influência econômica e política que a Federação Russa mantém sob os países europeus influenciam muito as relações entre os mesmos, fazendo com que a Russia tenha uma gigante vantagem diplomática com esses países quando comparado a outros Estados
Show full summary Hide full summary

Similar

TRABALHO GEOGRAFIA P.A 222
Guilherme Paolucci
Rússia e a organização econômica do espaço
projeto geografia
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Primeira Guerra Mundial.
Yasmin Padovan
Mapa Mental - Fungos
Leonardo Bermudes
Vanguardas Europeias
Fernanda Assato
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA:
Laura Truccolo
Causas da Revolução Françesa
brunoliborio1
Revoluções Industriais
Bruna Sapienza
Fontes de energia
Teresa Silva Telles